domingo, 20 de setembro de 2020

“Precisamos resgatar nossas crianças, para que não se tornem os criminosos de amanhã”, destacou a pré-candidata Delegada Sheila Freitas


 “Precisamos das crianças nas escolas, de preferência em horário integral, ou com atividades no outro turno, para não servirem de alvo fácil dos traficantes”, palavras da pré-candidata do PSD


A 38ª (trigésima oitava) entrevistada da nossa série é a ex-Secretária de Segurança Pública do Município de Natal e Delegada Sheila Freitas, pré-candidata a vereadora da capital potiguar, que entre inúmeros assuntos falou sobre seu propósito de ocupar uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal de Natal e também a respeito da sua bandeira de destaque que será espelho do seu mandato, caso seja eleita.

Em conversa ela comentou sobre seu projeto voltado para a redução da criminalidade e muitos outros temas.

 

Confira a entrevista completa!

Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo, 55 anos, casada, três filhos e duas enteadas. Natural de Natal, é Bacharel em Direito pela UFRN.

Delegada de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, aposentada desde 2018, Sheila Freitas exerceu o cargo de Secretaria de Segurança Pública do Município de Natal, até 03/04/2020.

 

JORNAL CLARIM NATAL - Por que você deixaria uma carreira brilhante como Delegada da Polícia Civil, Secretária estadual de Segurança para entrar na política e concorrer a uma vaga no legislativo de Natal?

SHEILA FREITAS - A opção por concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Natal se deu quando me encontrava na Secretaria de Segurança de Natal e percebi que com minha experiência, poderia contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade e contribuir com o projeto de uma Natal mais segura.

 

JCN - Filiada a qual partido? Por quê?

SHEILA FREITAS - Filiada ao PSD, por acreditar nas propostas do partido e em sua representatividade a nível nacional.

 

JCN - Qual é a sua visão de política?

SHEILA FREITAS - Na acepção da palavra, política é a arte de governar. O homem é um ser político, e não pode viver à margem da política. É governar visando o bem comum.

 

JCN - Política é profissão?

SHEILA FREITAS - Política não é profissão, é sacerdócio.

Política não é profissão, é sacerdócio

 JCN - Qual é o papel do vereador?

SHEILA FREITAS - O papel do Vereador é muito importante, visto que ele é o responsável pela elaboração de leis e pela fiscalização dos atos do Prefeito. Cabe ao Vereador escutar os anseios da população, e através de leis, tornar melhor a vida de seus munícipes.

 

JCN - Quais projetos fazem parte de sua pré-candidatura? Cite os principais.

SHEILA FREITAS - Como pré-candidata, terei como meta a realização de projetos que versam sobre a segurança pública, tornando Natal uma cidade mais segura e monitorada por câmeras; aumento do efetivo da Guarda Municipal; implantação de programas sociais voltados para mulheres, crianças e idosos, vítimas de violência, dentre outros.

 

JCN - A área da defesa dos direitos humanos e combate a violência, enquanto estava a frente da SEMDES cresceu bastante com a criação da Patrulha Maria da Penha, projetos de segurança preventiva operados pela Guarda Municipal de Natal, Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental de Natal. Se for eleita como pretende prosseguir com todo este trabalho?

SHEILA FREITAS - Os projetos e programas já desenvolvidos pela SEMDES teve meu apoio irrestrito, por entender que eram importantes para a sociedade, pois é preciso ir além do policiamento propriamente dito. As questões da violência estão interligadas com anos e anos de abandono social. Precisamos resgatar nossas crianças, para que não se tornem os criminosos de amanhã. Precisamos das crianças nas escolas, de preferência em horário integral, ou com atividades no outro turno, para não servirem de alvo fácil dos traficantes.

A Patrulha Maria da Penha veio para suprir uma lacuna existente, pois a mulher vítima de violência recebia uma medida protetiva do juiz e não havia uma fiscalização desse cumprimento. Ela se sentia desamparada, apenas com um “papel nas mãos“, e muitas vezes, morria. Agora, a Patrulha Maria da Penha tem o papel de proteger essa mulher, com visitas, tanto a ela, quanto ao agressor, impedindo que o mesmo volte a agredir, ou até mesmo, tirar sua vida.

Na Câmara teremos condições de melhor aparelhar esses programas e projetos, através de dotação de emendas, além de fomentar a qualificação dos profissionais e fazer a divulgação dos serviços.

 

Como pré-candidata, terei como meta a realização de projetos que versam sobre a segurança pública, tornando Natal uma cidade mais segura e monitorada por câmeras”

 

JCN - É geral a afirmação de que apenas o policiamento ostensivo não soluciona os problemas de violência, que por sua vez é fruto da desigualdade social. Você possui algum projeto voltado para a redução da criminalidade?

SHEILA FREITAS A redução da criminalidade é um desafio dos governos do mundo inteiro. Para tanto, se faz necessária a integração das forças de segurança no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Mas só isso não basta. Precisamos tirar nossas crianças das ruas. Precisamos de implementação nas escolas de programas de combate às drogas, como é o caso do Proerd, da PM/RN, já que o tráfico de drogas é hoje a mola propulsora da criminalidade. Precisamos urgentemente, proteger nossas crianças e jovens das drogas, unindo a educação com a Segurança Pública.

 

JCN - Qual sua bandeira de destaque que vai ser espelho do seu mandato, caso seja eleita?

SHEILA FREITASMinha bandeira será a Segurança Pública, a quem dediquei toda a minha vida.

“A redução da criminalidade é um desafio dos governos do mundo inteiro. Para tanto, se faz necessária a integração das forças de segurança no âmbito Municipal, Estadual e Federal

JCN - Você é uma autoridade policial, que entende de Segurança Pública. Mas a Segurança Pública é dever do estado e não do município. Portanto, em que sua experiência policial poderá contribuir em seu possível mandato?

SHEILA FREITASQuando o constituinte de 1988 disse que Segurança Pública é direito de todos e dever do Estado, esse ESTADO deve ser entendido como ENTE FEDERATIVO: União, Estados e Municípios. E isso se mostra claro na Lei 13.022/2014, denominada de Estatuto da Guarda Municipal, que em seu art. 3º tem como princípios básicos: “Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

I - Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; II - Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; III - patrulhamento preventivo; IV - Compromisso com a evolução social da comunidade; e V - Uso progressivo da força. Portanto, hoje a Guarda Municipal é uma força de segurança, com competências disciplinada em lei para atuar no município. Em nosso município, a Guarda Municipal é integrante do CIOSP- Centro Integrado de Operações Policiais, gerenciado pela Secretaria de Segurança do Estado, e como as demais forças, atende às demandas decorrentes das ligações para o 190, efetua prisões, faz apreensões, patrulhamento, etc. Estatuto da Guarda Municipal.

 

JCN - Como não ficar refém dos partidos?

SHEILA FREITAS Fazendo um trabalho em favor da sociedade.

 

JCN - Você se inspira em alguém na política? SHEILA FREITAS Minha inspiração vem das mulheres potiguares, protagonistas, como por exemplo: Nísia Floresta, Alzira Soriano, Auta de Souza, Celina Guimarães, Dona Militana, Wilma de Faria; mulheres que sempre estiveram à frente de seu tempo.

 

JCN – A pré-candidata é conhecedora dos problemas que afetam a cidade? Em sua opinião quais precisam ser tratados com prioridade?

SHEILA FREITAS Sim, precisamos dar prioridade à saúde, pois a pandemia atual expôs os gargalos existentes no sistema de saúde; o descarte adequado de nosso lixo; a segurança pública e a mudança urgente de nosso plano diretor, como forma de desenvolver nossa cidade, que está bem atrasada, se comparadas às demais capitais do Nordeste, de nosso porte.


JCN - Você é a favor ou contra a candidatura avulsa? Por quê?

SHEILA FREITAS Sou favorável a candidatura avulsa, pois é uma tendência que certamente será realidade em nosso País, porém, é necessário que se tenha muita cautela com sua criação e regras, para não haver intercorrências com aquelas oriundas dos partidos políticos, afinal, vivemos num estado democrático de direito.

 

JCN - Quem você apoia para prefeito de Natal? Por que?

SHEILA FREITAS Apoio para Prefeito Álvaro Dias, por entender que seu trabalho deve ter continuidade, já que é um gestor comprometido com o progresso, é o bem-estar dos natalenses.

 

JCN - Como você pretende atuar se eleita for?

SHEILA FREITAS Nossa atuação na Câmara Municipal será sobretudo, na busca de meios que garantam uma melhor segurança pública dos natalenses.

 

 

JCN - Qual mensagem gostaria de deixar?

SHEILA FREITAS Precisamos no legislativo municipal de pessoas com novos ideais e capacitadas. Precisamos de maior representatividade feminina, já que somos maioria da população. Vamos apostar na mudança e renovação de nosso legislativo. Por mais mulheres na política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário