O Jornal Clarim Natal através de entrevistas com presidentes de Conselhos Comunitários e líderes comunitários retrata a situação de diversas comunidades sobre os transportes públicos.
Alterações como, linhas com percurso encurtado; e linhas alteradas foram
feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), visando diminuir
o tempo de espera pelo transporte, no entanto, essa medida não solucionou o
problema de demora. Tudo isso sem que a população fosse ouvida.
A licitação do transporte público de Natal vem sendo um dos principais
desafios na capital potiguar. O processo vem se arrastando desde 2013 e
enquanto isso o serviço é ofertado de forma deficiente.
A seguir presidentes de Conselhos Comunitários e lideranças comunitárias
falam sobre a situação do transporte público em suas comunidades.
Entrevista
com o Presidente do Conselho Comunitário do Bairro Nordeste Manoel
JORNAL CLARIM NATAL - A mobilidade urbana vem se tornando um dos
principais desafios de Natal, onde a cada dia um problema. Quais problemas os
moradores do Bairro Nordeste vêm enfrentando com relação aos ônibus?
MANOEL - Realmente há muitos anos a mobilidade é um dos
principais problemas da nossa cidade e na nossa comunidade não é diferente com
linhas de ônibus deficitárias e viagens insuficientes para as necessidades da
população, sendo uma das três principais reclamações da nossa gente no que se
refere ao serviço público, junto com a segurança e a saúde básica.
JCN – Quais linhas que atendem ao Bairro Nordeste foram afetadas?
MANOEL – A Linha 18 que foi desativada, porém era
responsável por levar nossos moradores ao principal Shopping da cidade, assim
como a Universidade Federal e a linha 25 que antes da pandemia era só nossa,
mesmo deficitária, mas ia até Petrópolis e agora pra piorar o muito ruim é
dividida com o Bairro da Redinha e só vai até a Ribeira, gerando uma
insatisfação tremenda no nosso povo.
JCN – O que os usuários de transporte público do Bairro Nordeste precisam para
solucionar o problema?
MANOEL – A volta da linha 18, mesmo num itinerário que
abarque outras comunidades, mas que dê a opção do morador chegar a UFRN sem
precisar fazer transferência, além da ampliação da frota do 25 voltando a ser
exclusivamente do Bairro Nordeste passando por Petrópolis.
JCN – O transporte público é um direito social previsto no art. 6º da
Constituição Federal, porém a população recebe o sistema público de transporte
defasado, com passagem alta, entre diversos outros problemas. Qual sua opinião
sobre o assunto?
MANOEL – É preciso que o Prefeito torne esse direito
constitucional, uma realidade na cidade de Natal realizando a licitação dos
transportes públicos que é uma prerrogativa dele fazendo com que seja possível
uma fiscalização efetiva do que ficar regido em contrato melhorando assim a
vida do usuário.
JCN – Licitação do transporte público de Natal - O processo vem se arrastando
desde 2013 e enquanto isso o serviço vem sendo ofertado de forma deficiente.
Quando se fala em licitação do transporte público o que tem a dizer?
MANOEL – Passa todo um filme na mente do cidadão que depende
do transporte público, onde era comum ouvirmos que quem manda são os
empresários, etc. Mas, o Prefeito da cidade precisa enfrentar esse desafio e
colocar como prioridade essa pauta nesse segundo semestre juntamente com o Plano
Diretor da cidade, pois são temas que não dá mais pra esperar.
JCN – Alterações foram feitas pela STTU, visando diminuir o tempo de espera
pelo transporte. Essa medida solucionou o problema de demora?
MANOEL – De forma alguma, as reclamações continuam
constantes.
JCN – Em favor dos moradores do Bairro Nordeste e usuários dos transportes coletivos
o que você fala?
MANOEL– Que volte com urgência a linha 18, assim como o 25, 100% nosso indo até
Petrópolis com mais viagens para diminuir o tempo de espera do morador que já
paga uma passagem cara, sem conforto nenhum.
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