sexta-feira, 1 de maio de 2020

“Tenho pedido a Deus sabedoria para que possa ser bom conselheiro do nosso pré-candidato a prefeito” - Pr Douglas, postulante a vice-prefeito de Extremoz


Nosso 14º (décimo quarto) entrevistado da série é o pré-candidato a vice-prefeito de Extremoz, pastor Douglas Urbano que falou sobre atributos que um bom vice-prefeito deve ter e suas expectativas para o período eleitoral deste ano. Em entrevista mencionou as razões que o levaram a colocar seu nome à disposição para uma possível disputa.

Confira a entrevista completa!


Douglas Urbano Vale de Souza, 51 anos, casado com uma missionária há 26 anos, tem um casal de filhos e nasceu em Natal/RN. Tem o curso superior incompleto.
Ex-Fuzileiro Naval, ele é teólogo, exerce o ministério pastoral e vive do comércio informal.
O pastor Douglas é presidente da igreja Batista da Fé no RN, atual presidente do Partido Social Cristão (PSC) de Extremoz e pré-candidato a vice-prefeito.

JORNAL CLARIM NATAL – Quais razões levaram o senhor a colocar seu nome à disposição para uma possível disputa a vice-prefeito de Extremoz?
Pr. DOUGLAS URBANO FRUSTRAÇÃO com letras garrafais. Como todo cidadão fiquei frustrado com aqueles que foram eleitos com os votos dos que de boa fé acreditaram nas promessas e fomos decepcionados com a atuação destes. É muito frustrante ver pessoas que poderiam fazer, pois sei que são capazes, mas preferiram se dobrar a "Baal". Então, decidi ir ao combate.

JCN - Como está hoje a aceitação ao seu nome como pré-candidato a vice-prefeito de Extremoz?
Pr. DOUGLAS URBANO Sou pré-candidato a vice-prefeito de Extremoz tendo o Major Alberto como pré-candidato a prefeito. O nome "Pastor Douglas" está sendo uma surpresa para muita gente, inclusive para mim, pois por onde ando tenho recebido palavras de apoio. Já ouvi até pessoas dizendo: "estamos cansados dos políticos que aqui estão, pois são "figurinhas" conhecidas da antiga política. Também alguns que se dizem pré-candidatos e trazem a bandeira da mudança, não o são. Mas, vocês são realmente o novo". Então estas são palavras de aceitação que tenho ouvido nas ruas de Extremoz.

JCN - O senhor se considera preparado para assumir uma pré-candidatura a vice-prefeito? Por que?
Pr. DOUGLAS URBANO - Há alguns dias atrás quando estava sendo entrevistado por um radialista, ele me perguntou se eu tinha alguma experiência para o cargo, ao qual respondi sem pestanejar: "Se for para ter essa tal experiência que alguns políticos têm, prefiro não tê-la, basta ver o atraso”. Mas me sinto preparado para se necessário for, travar as batalhas em favor do bem comum da nossa cidade.

JCN – Considerando que o vice-prefeito é o braço direito do prefeito e que seu papel é somar esforços, o que o credencia a ocupar esse cargo?
Pr. DOUGLAS URBANO Ao lado do pré-candidato a prefeito Major Alberto, quero desempenhar essa função com fidelidade à ética. Sendo um realizador atuante no executivo, seguindo as propostas de uma administração dinâmica, transparente, equilibrada e investidora. Ajudando-o a trazer recursos do Governo Federal para a nossa cidade.

JCN - Filiado a qual partido?
Pr. DOUGLAS URBANO - Sou filiado ao PSC (Partido Social Cristão), pois a ideologia do partido se encaixa perfeitamente com o que creio e prego no púlpito da igreja: Deus e família.

JCN - Quando iniciou na política?
Pr. DOUGLAS URBANO - Poderia muito bem aqui fazer uso de uma infinidade de palavras para dar essa resposta, mas prefiro ser direto e verdadeiro que é a primeira vez que coloco meu nome à disposição.

JCN - Em sua opinião, quais os atributos que um bom vice-prefeito deve ter?
Pr. DOUGLAS URBANO - Na legislação em vigor um vice-prefeito é o segundo em exercício no cargo executivo do município, ou seja, o vice-prefeito é o substituto do prefeito em sua ausência. Diante do exposto, o principal atributo do vice-prefeito é ser parte integrante no processo administrativo junto ao prefeito, para caso se necessário for ele possa dar continuidade a administração sem causar danos ao município.

JCN - Política é profissão?
Pr. DOUGLAS URBANO - Política não é um fim em si mesmo. Trata-se de administrar as necessidades do povo. Sendo assim, não é uma profissão e sim uma MISSÃO.

 

JCN - Qual é a sua visão de politica? 

Pr. DOUGLAS URBANO - Para se governar é fundamental termos pessoas com capacidade de gerenciar de tal forma a encontrar saída que seja boa para todos. Por tal motivo é necessário termos um governo independente e com pessoas capacitadas para realizar políticas públicas que consequentemente reflitam em melhorias para o cidadão da nossa cidade.

 

JCN - Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade numa gestão pública? 

Pr. DOUGLAS URBANO - Há muitas áreas administrativas que são prioritárias, entretanto, vou falar aqui de duas. A primeira delas é a gestão da segurança pública e da educação. Deve-se criar projetos que incentivem os jovens a valorizar professores e escola, pois já foi constatado que lugares onde os jovens têm identificação com a escola o índice de criminalidade é baixo. Cooperar com a atuação da policia militar criando e formando uma guarda municipal com uma boa formação. Outra área da administração na gestão pública seria de âmbito tecnológico. O poder público deve rever os processos de gestão, pois muitas vezes são arcaicos, por isso devemos preparar os servidores para a utilização dos serviços tecnológicos para dar agilidade no atendimento ao cidadão. A tecnologia existe no mundo inteiro. O gestor público tem que ter a ousadia para testar as inovações e assim trazer mais rapidez aos que precisam.

 

JCN – Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2020? 
Pr. DOUGLAS URBANO - Quando alguém me faz essa pergunta procuro ser bem objetivo na resposta e digo que não vai ser nada fácil, pois a luta vai ser contra pessoas de um poder financeiro elevado e que já tem apoio das "raposas" da política. O nosso pré-candidato a prefeito, o Major Alberto diz algo bem interessante e ao mesmo tempo engraçado, mas verdadeiro: "Pastor, nós somos os lisos". Isto é verdade, pois ele é funcionário público e eu sou pastor de uma pequena igreja evangélica em Extremoz. Mas, isto é bom, pois ao expor as nossas dificuldades financeiras tenho certeza que lideranças que são interesseiras vão fugir da gente como o Diabo foge da cruz, pois só temos a oferecer trabalho digno. Ainda bem que há um crescimento considerável de pessoas mais esclarecidas e que não se deixarão ser levadas por interesses pessoais, mas sim pelo interesse coletivo.
         
JCN - Qual a sua história de vida, no que se refere à sua atuação de interesse público? 
Pr. DOUGLAS URBANO - Assim como a maioria das pessoas, sou de uma família muito simples, onde aprendi a sobreviver com pouco e mesmo assim dando Glória a Deus diante das diversas dificuldades. Aos 25 anos me converti a Cristo e desde então a minha vida é voltada para a igreja, onde pelas misericórdias de Deus fui chamado para o Ministério Pastoral. Nele, Deus me mostrou a importância da família como a parte mais importante da sociedade e desde então a minha batalha é proporcionar às famílias condições de vida digna em todos os aspectos, mas, principalmente na vida espiritual. Louvado seja Deus!

JCN - Quais projetos fazem parte de sua pré-candidatura? Cite os principais. 
Pr. DOUGLAS URBANO - Juntamente com o Major Alberto que é o nosso pré-candidato a prefeito temos vários projetos, dentre eles uma guarda municipal que passe por um período de preparação para posteriormente desempenhar um trabalho mais eficiente de segurança. Só para se ter uma ideia, hoje é um risco enorme sentar na calçada para bater um papo com os amigos, pois há grande probabilidade ser assaltado e até morto. Queremos que as pessoas voltem a ter sossego. Também temos projetos que visam incentivar a produção agrícola e a pesca local, levando a prefeitura a comprar parte da produção para suprir a alimentação dos alunos da rede pública. Temos outros vários projetos e queremos colocar em prática com o propósito maior sendo o beneficiamento de todas as famílias da nossa Extremoz.

JCN – Qual Bandeira que defenderá? 
Pr. DOUGLAS URBANO - A que venho defendendo há décadas: a família. Pois creio que a família foi projetada por Deus e diante da minha crença sou totalmente contra qualquer coisa ou ato que venha contradizer o modelo da família tradicional.

JCN - Como está o apoio do segmento evangélico à sua pré-candidatura?
Pr. DOUGLAS URBANO - Muitos cristãos da nossa cidade estão frustrados com a classe política pelas promessas que não foram cumpridas, e me veem como uma inovação, pois sabem que não sou "politico" e sim pastor. Sabem também que não sou neófito e que tenho uma história de vida de muitas lutas e lágrimas, e por isto tem a esperança que eu honre minha palavra, não com promessas, mas com trabalho e muita fé no Criador. Louvado seja Deus!

JCN - O pré-candidato é conhecedor dos problemas que afetam de Extremoz? Quais devem ser as ações prioritárias para enfrentar os problemas vividos pelos moradores do município?
Pr. DOUGLAS URBANO - Um dos maiores problemas de Extremoz são as dívidas que foram deixadas pelos gestores anteriores. O município tem muitas dívidas com a União e algumas delas até foram parceladas para a próxima gestão pagar. A nossa saúde pública é deficiente, pois é conduzida com um certo "amadorismo", sendo necessário colocar pessoas capacitadas para conduzir a saúde de forma tal que possamos atender de forma digna o cidadão da nossa cidade. No turismo, apesar de termos as mais belas praias do RN (Redinha Nova, Santa Rita, Genipabu, Graçandu e Pitangui), é necessário mais investimentos para nos destacarmos no cenário nacional, a fim dos que trabalham direta ou indiretamente com o turismo possam crescer. Na educação podemos avançar muito mais na capacitação de todos que trabalham na educação, como também na infraestrutura das escolas. A exemplo disso, tivemos bem recente um episódio desagradável, foi quando caiu literalmente uma escola em Murici, ainda bem que caiu no domingo. Você já imaginou se fosse na semana durante as aulas? Hoje teríamos muitas famílias de Extremoz chorando a morte dos seus filhos.

JCN - Como governar sem ficar refém dos partidos?
Pr. DOUGLAS URBANO - O sistema de governo no Brasil, seja ele municipal, estadual ou federal, deixa o chefe do executivo quase como um refém dos partidos políticos. É terrivelmente complicado, pois o sistema é bruto, mas existem algumas saídas estratégicas. Uma delas passa pelo diálogo com os vereadores, o qual de forma pública, onde a população saberia o interesse de cada vereador em prol da sociedade. Pode parecer utópico, mas é possível se ambas as partes (gestor e vereadores) forem conscientes da necessidade de governar para o bem de todos; agora, no havendo esse entendimento, a única maneira é governar com a população e o Ministério Público. Entretanto, iremos incentivar para que a população seja mais participativa para que não venhamos a ficar a mercê dos partidos políticos, pois é sabido de todos que alguns partidos fazem pressão por cargos e verbas, e nós não podemos entrar neste jogo. Por isto, contamos com pessoas que estejam nos apoiando nesta missão.

JCN - Como senhor pretende atuar se eleito for? 
Pr. DOUGLAS URBANO – Como já disse, não sou pré-candidato a prefeito e sim a vice-prefeito. Tenho pedido a Deus sabedoria para que eu possa ser um bom conselheiro do nosso pré-candidato a prefeito o Major Alberto, pois queremos ser bênção na vida de todas as famílias da nossa cidade.

JCN - Qual mensagem gostaria de deixar?
Pr. DOUGLAS URBANO - Gostaria de dizer que não estamos aqui para denegrir imagem de nenhum gestor que passou. Mas para dizer que se a população de Extremoz entender que é necessário uma verdadeira mudança, eu e o Major Alberto pretendemos fazer o que for preciso através do trabalho para dar uma vida mais digna a todos os moradores de Extremoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário