quinta-feira, 16 de abril de 2020

“A política local até agora tem sido dos mesmos grupos e com as mesmas práticas e interesses” – Palavras da pré-candidata a prefeita de Natal pastora Jaidy Oliver


A 12ª (décima segunda) entrevistada da nossa série é a pastora Jaidy Oliver, pré-candidata a Prefeita de Natal, que entre vários assuntos falou sobre seu propósito de representar Natal na Prefeitura e sua aceitação ao seu nome nas ruas da capital potiguar.
Confira a entrevista completa!

Jaidy Oliveira de Sousa, mais conhecida como Jaidy Oliver, 64 anos, viúva, tem três filhos, que afirmou: “São meus tesouros”.

Nasceu em Mossoró, ainda criança foi morar Macaíba e a seguir em Natal. “Considero Natal minha cidade, com muitas viagens para missão do Reino de Deus, porém sempre retornando a terrinha”, acrescentou.

Sua escolaridade é Superior com Especializações; Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública; Bacharel em Teologia; Especialista em Psicologia Clínica; cursos técnicos e cursos livres na área de Gestão Pública e Gestão de Pessoas.

É Secretária Executiva, e trabalha no Governo do Estado (Sesap) como  Assistente Técnico em Saúde, apesar de exercer outras funções, “galgando outros cargos por competência, habilidade e atitude junto a necessidade setorial, nunca dos “quem indique”, ressaltou Jaidy.

Coordenou algumas vezes o Recursos Humanos, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, onde ainda é apoiadora/facilitadora e auxilio a coordenação geral do RH no Hospital João Machado. Também atua como Secretária Geral da COREME (Comissão de Residência Médica) e da própria Residência Médica em Psiquiatria. Membro ativo da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho. Foi secretária  da Comissão da Unidade de Controle Interno, faz parte do Comitê Gestor Estadual que estuda, analise e monta uma nova Política Pública de Estado para o Programa de QVT, no momento em pausa devido a atual conjuntura, devido o COVID-19. É Validadora da Avaliação de Desempenho desde 2009.

JORNAL CLARIM NATAL - Como está hoje a aceitação ao seu nome nas ruas de Natal?  
PASTORA JAIDY OLIVER - Favorável. O meu nome tem tido aceitação dos servidores públicos, categoria a qual faço parte há quase 30 anos. Sirvo meu Estado, uma vida de trabalho para o povo na expressão literal da palavra: SERVINDO! Com atuação comunitária como já frisei, tem também penetrado nas comunidades; Muito conhecida por vida pública limpa, simples, transparente de serventia ao povo e não por ser POP STAR. Como também sou aceita em outros segmentos, eclética, bem relacionada, mente aberta a todos os segmentos vendo-os como cidadãos que o são.

JCN - Quais razões levaram a senhora colocar seu nome à disposição para possível disputa a Prefeitura de Natal?
PASTORA JAIDY OLIVER - A priori o sofrimento das comunidades desassistidas, a vontade de fazer de Natal uma grande cidade abençoada por Deus, onde quem mora se sinta cuidado e o visitante volte. Porque a cidade precisa ser cuidada, é como uma mãe que  dedica a sua vida em cuidar dos filhos e sua família. Quero me dedicar a servir a minha cidade.

JCN - A senhora se considera preparada para assumir uma pré-candidatura a prefeita? Por que?
PASTORA JAIDY OLIVER - Sim. Completamente. Para isto, procurei reconhecer a importância da academia do conhecimento e através de vários cursos e atualmente ainda continuo estudando para estar à altura que esta cidade exige de seus governantes. Empatia, gestão de redes, responsabilidade e vamos à luta, ainda mais depois de todo cenário que se desenha hoje.

JCN - Filiada a qual partido?
PASTORA JAIDY OLIVER - Estou filiada ao  Partido Democracia Cristã, de direita conservadora. Fui muito bem acolhida pelo Presidente Estadual  Karlo Rodrigo Lúcio Vieira, o qual vem incentivando a minha candidatura.

JCN - Quando iniciou na política?
PASTORA JAIDY OLIVER - Ao votar pela primeira vez, senti-me participante desta, mas, no meio do povo, forjada na luta de querer vê as comunidades com saneamento básico, moradia digna e um atendimento de saúde que contemple comunidades como, por exemplo, Lenigrado, que vivem sem este tipo de assistência, foi onde iniciei a longos anos de degrau em degrau. Fazer política é diferente da politicagem! Moradora da Zona Norte, há 40 anos, com trabalhos comunitários e sociais, na maioria voltados para vulnerabilidade social. Presidente do Instituto Metanóia Mundi (Sócio-Cultutal). Cuidando, isso é fazer política!

JCN - Em sua opinião, quais os atributos que uma boa prefeita deve ter?
PASTORA JAIDY OLIVER - É saber ouvir e trabalhar em parcerias, em redes, respeitar o contraditório, pois se extrai de todos o que se tem de melhor. Sinceridade, conhecimento de Gestão Pública, responsabilidade, humildade, ser conciliadora, uma líder situacional.

JCN - Qual é a sua visão de política?
PASTORA JAIDY OLIVER - A minha visão política é baseado nos princípios cristãos, por isto a escolha do partido. 

JCN - Qual análise você faz da política local?
PASTORA JAIDY OLIVER – A política local até agora tem sido a política dos mesmos grupos e com as mesmas práticas e interesses. Temos que inverter a lógica de servir e não ser servido como ensinou o Mestre. E, alguns carreiristas para nossa tristeza.

JCN - A participação de mulheres na política ainda é pequena. A que a senhora atribui essa cota pequena?
PASTORA JAIDY OLIVER - Porque é um País de cultura predominantemente machista com fortes raízes patriarcais. A sociedade foi construída sob a égide do machismo, e esse se deu pela mudança na Constituição de 88, onde tira a participação direta da mulher na política e a joga no espaço privado, assessorando os políticos (maridos, filhos, amigos) ...e tem um dito que por trás de um grande homem (político) ,vem uma grande mulher (co-ajuvante). Estamos aos poucos saindo desde quadro. E isso deixa visível o caminho das mulheres em passos muito curtos no universo da política. Os partidos políticos têm aberto espaços para as mulheres e várias delas tem sido um modelo como Wilma de Faria, que deixou o seu legado na nossa cidade. Porém, uns tem usado de má fé, e feito mulheres de caráter em “laranjas”, isto feriu e decepcionou muitas mulheres fortes. Hoje, a falta de confiança impera. A representatividade tende a aumentar.

JCN -  Quais áreas da Administração a senhora vê como prioridade numa gestão pública?
PASTORA JAIDY OLIVER - Implantar uma metodologia educacional de alto nível, principalmente da primeira infância. E fazer jus o que reza a Constituição Federal no Arg. 6º.

JCN - Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2020?
PASTORA JAIDY OLIVER - Que possamos vencer este Corona Vírus e que aja a retomada da economia sem um caos, para um período de transparência, onde a nova política possa prevalecer em face à velha política, cada um entenda o valor do seu voto, assim podendo cobrar depois dos seus governantes. 

JCN - Qual a sua história de vida, no que se refere á sua atuação de interesse público?
PASTORA JAIDY OLIVER - Um trabalho anônimo e forte, onde ninguém quer ir e o poder público não alcança.

JCN – Quais projetos farão parte de sua futura pré-candidatura? Cite os principais.
PASTORA JAIDY OLIVER - Mobilidade pública, concluir o saneamento básico, turismo e afins para restaurar nossa economia e empregabilidade. Já que Educação, Saúde e Segurança são prioridades e serviços essenciais buscar parcerias públicas e privadas, convênios adequados, redes. Ninguém trabalha sozinho num mundo globalizado.

JCN - Qual bandeira que defenderá?
PASTORA JAIDY OLIVER - A minha bandeira é a minha cidade. Com moralidade e patriotismo no Serviço Público.

JCN - A pré-candidata é conhecedora dos problemas que afetam a cidade? Quais devem ser as ações prioritárias para enfrentar os problemas vividos pelos natalenses? 

PASTORA JAIDY OLIVER - Antes de mais nada se fazer um diagnóstico da problemática atual junto a excelente equipe técnica que somará conosco para ciência real de como está a Prefeitura e cidade do Natal, para então se tomar as medidas cabíveis, pois projetos de gabinetes todos temos, precisamos de ações executáveis e práticas. Depois, pelo cenário de hoje, então, concluir obras inacabadas, pois nossa mobilidade urbana é precária, organizar a segurança através da Guarda Municipal dentro da responsabilidade do município, ajudando o governo quanto à segurança e priorizando nosso cidadão; criar subprefeituras para dividir as responsabilidades de administrar Natal. Todos sabem que Educação, Saúde e Segurança são dever do Estado e está na Constituição Federal. Pretendemos fazer com que se cumpra.


JCN - Em relação às composições políticas, a senhora é uma pré-candidata ao cargo de prefeita e nesse sentido, terá que ter um pré-candidato a vice. Como que está esta possível articulação?

PASTORA JAIDY OLIVER - Em estudo e conversações. Estamos abertos para as alianças, até porque ninguém governa uma cidade como Natal sozinha.

JCN - Como governar sem ficar refém dos partidos?
PASTORA JAIDY OLIVER - Mobilizando a sociedade civil através das subprefeituras que foi uma iniciativa exitosa da ex-prefeita Wilma de Faria, e o que é bom se copia, isto deu a ela a independência de não ser refém da Câmara Municipal de Natal, como não desejo sê-lo e sim parceira.

JCN - Como está o apoio do segmento evangélico à sua candidatura?
PASTORA JAIDY OLIVER - Normal. E, mesmo entendendo que uma candidatura não deve voltar-se para um segmento, o meu nome tem ventilado no meio evangélico, devido o histórico de compromisso neste meio porque sirvo a Cristo e aos meus irmãos; 30 anos de trabalho e com prêmios de reconhecimento e medalhas ao mérito por estar a frente de trabalhos sociais, ofertados pelos da comunidade, é onde está toda honra e garra para prosseguir.

JCN - Como a senhora pretende atuar se eleita for?
PASTORA JAIDY OLIVER - Com honestidade, trabalho e as bênçãos de Deus.

JCN - Qual a mensagem gostaria de deixar.

PASTORA JAIDY OLIVER - Que o eleitor seja consciente na hora da escolha do voto, sabendo da importância para o desenvolvimento da cidade em todas as àreas. Analise cada proposta com sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário