Foto: Arquivo SMS
O bairro de Mãe Luiza recebe nesta sexta-feira (5), o Dia “D” de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, com uma mobilização social pelas ruas do bairro. A ação contará com a presença de lideranças comunitárias, profissionais da saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e acontecerá em duas frentes de atuação: uma ação fixa que será realizada na Casa do Bem, e a outra será uma caminhada, seguida de visitação casa a casa para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.
Na Casa do Bem, que fica localizada na Travessa João XXIII, terá ações de promoção à saúde, como a realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial. No local, a comunidade será informada sobre os cinco pontos para instalação de coletores de lixo, além de oficinas temáticas sobre dengue, zika e chikungunya, esclarecendo a população sobre as três doenças. No local também será feita a pactuação com o Idema para a limpeza de áreas fronteiriças com o Parque das Dunas e o anúncio de instalação da unidade sentinela da Vigilância Ambiental e o planejamento da visita à imóveis fechados.
Já os trabalhos de mobilização na rua contarão com ações de panfletagem educativa e orientações para a população mostrando a importância no trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, coleta de lixo espalhado pelas ruas, limpeza de terrenos baldios, além de distribuição de material sobre saúde do trabalhador com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Natal).
As atividades serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, do Distrito Sanitário Leste, além da parceria do Conselho Comunitário, Casa do Bem, IDEMA, Espaço Solidário, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Perestrello, Escola Futuro do Saber, Clínica Santana, CEREST-Natal, Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), entre outras secretarias municipais.
A Prefeitura de Natal já realizou ações da força-tarefa nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Igapó e Potengi. O bairro de Mãe Luiza foi escolhido por começar a apresentar áreas de riscos e o aumento no número de casos humanos da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário