domingo, 31 de janeiro de 2016

Ponte do Classic Hall desaba durante Baile Municipal e deixa feridos

Olinda/PE
Foto:  Sérgio Bernardo / JC Imagem
A ponte que dá acesso à casa de shows Classic Hall, localizado no Complexo de Salgadinho, na Avenida  Agamenon Magalhães, Salgadinho, Olinda - PE   caiu na noite desse sábado (30) durante a realização do Baile Municipal do Recife. 

Dezenas de pessoas estavam em cima na hora que a ponte desabou, pelo menos 16 foliões ficaram feridos no acidente. 


As informações passadas pela equipe do SAMU dão conta que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas

sábado, 30 de janeiro de 2016

Ator Rui Rezende fala sobre Nelson Rodrigues

O Programa Alto Astral com Bira Rodrigues na TV União de Natal e o Jornal Clarim Natal estiveram  presentes na coletiva de imprensa sobre o espetáculo A Paixão Segundo Nelson

Cursos para acompanhantes de parto têm apoio da SEMUL



Capacitação é realizada no Hospital da Mulher Dr. Leide Morais e tem como objetivo a humanização do parto e o bem-estar da mulher

Com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), a Associação Potiguar de Doulas realiza um curso nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, para a capacitação de acompanhantes de parto no Hospital da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais, na Zona Norte da cidade. As doulas são responsáveis pelo conforto físico e emocional da mãe durante o pré-parto, nascimento e pós-parto.

Oferecer apoio afetivo e emocional para que a mulher se sinta segura e tranquila para o nascimento do seu filho é a missão principal de uma doula. Segundo Clarissa de Leon, presidente da Associação, a prática do serviço é uma bandeira levantada pelo Movimento de Humanização do Parto e Nascimento, que busca reduzir o número de cesárias desnecessárias nos hospitais brasileiros. Mais da metade dos bebês brasileiros nascem desta forma - um índice que chega a 84,6% na rede particular -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão recomenda que a taxa fique entre 10% e 15% dos partos.


A Secretaria Municipal de Saúde – SMS e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – SEMUL são parceiras e apoiadoras do Movimento Doulas. A secretária da SEMUL, Aparecida França, compareceu à abertura do curso e destacou a importância desta função para a saúde corporal e mental da mulher. Segundo Aparecida, “a Secretaria da Mulher está de portas abertas e pronta para apoiar as novas turmas de formação de doulas, garantindo os direitos de saúde e bem-estar que toda mulher precisa”.

Com a sua primeira turma fechada em 30 participantes, o curso de capacitação já tem uma segunda turma confirmada para começar em abril, com 31 participantes. A ideia, segundo Clarissa, é que uma nova turma seja formada a cada dois meses, sendo acolhidas pela equipe de servidores e pelo corpo médico do Leide Morais. O hospital conta com 32 leitos, alguns deles destinados ao parto natural, com suítes individualizadas para as pacientes ficarem do pré-parto à fase posterior ao nascimento do bebê (puerpério), com direito a acompanhante em tempo integral e assistência dos profissionais médicos.

Ana Tereza Constantino, integrante da Associação, ressalta a importância da luta pela vida e do acompanhamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que proporciona grandes experiências para a mulher e seu filho. Segundo estudo publicado em 1993, “Mothering the mother“, alguns resultados apontam que a presença da doulas no trabalho do parto diminui em 50% as taxas de cesárea, em 25% a duração do trabalho de parto, em 30% o uso de analgesia peridural e 60% os pedidos de anestesia.

Inscrições para as próximas turmas ou mais informações sobre o Movimento Doulas podem ser atendidas através da fanpage da Associação Potiguar de Doulas e pelo telefone: 988902061.


Nutricionista fala sobre alimentação adequada para o Carnaval


Ilana Andrade, nutricionista do Hapvida Saúde
A maratona do carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é necessário cuidar da alimentação para garantir energia suficiente e aproveitar ao máximo a folia. Além da alimentação, a reposição de líquidos é essencial durante os dias de festa.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Ilana Andrade, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.

“O ideal é não ficar mais de três horas sem comer e evitar comidas pesadas e gordurosas, que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia” enfatizou.

A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que, entre três e quatro horas antes da maratona, o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco.

“Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, temos de ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado. Quem for ingerir bebida alcoólica é  sempre bom intercalar com água para que o organismo não se desidrate”, disse.

Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. E mais, cuidado com as misturas de energéticos com álcool, nada saudáveis ao organismo.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

HELENA RANALDI na Coletiva de Imprensa fala sobre o espetáculo A Paixão segundo Nelson




Atriz Helena Ranaldi fala sobre A Paixão segundo Nelson


ZECA BALEIRO FALA SOBRE A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA

Programa Alto Astral ao vivo na TV União com Bira Rodrigues participa de coletiva de imprensa do espetáculo A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA

Roberto Cordovani, ator, autor, produtor e diretor de teatro fala sobre o espetáculo A Paixão Segundo Nelson - uma farsa musical brasileira

O Programa Alto Astral ao vivo na TV União com Bira Rodrigues esteve presente na Coletiva de Imprensa  do espetáculo A Paixão Segundo Nelson - uma farsa musical brasileira

A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA

Apresentação do elenco
O Programa Alto Astral ao vivo na TV União com Bira Rodrigues esteve presente na coletiva de imprensa no Teatro Riachuelo para falar sobre o espetáculo A Paixão Segundo Nelson - uma farsa musical brasileira, que estreia  no Nordeste. Iniciando turnê por Natal (de 29 a 31 de janeiro, no Teatro Riachuelo), o musical seguirá para Recife (de 12 a 14 de fevereiro, no Teatro RioMar Recife) e Fortaleza (de 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza).

CARTA ABERTA AOS DIRIGENTES E MILITANTES DO PTC E À POPULAÇÃO DE NATAL




Amigos,

O educador Paulo Freire dizia que “se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha não apenas para falar de minha utopia, mas para participar de práticas com ela coerentes”.
Foi com esse espírito que aceitei o honroso convite que me foi feito pelo PTC para representá-lo na condição de Pré candidata a Prefeita de Natal,
A experiência administrativa nas nossas empresas, fizeram-me acreditar que seria possível contribuir com um modo novo de fazer política e de gestar o lugar em que vivemos.
Não tenho como seguir como pré candidata a Prefeita, mesmo declarando-me independente e sem qualquer compromisso com os políticos profissionais. 
Todo ser humano tem os seus limites e conhecê-los é o melhor caminho para uma vida sustentável. Eu conheço os meus. Meus princípios, valores, minha coerência e motivação na busca de um mundo justo, construída a partir de uma política baseada na humanidade e na amorosidade, são opostos à política praticada nos dias atuais. 
Prefiro não sair candidata a ultrapassar estes limites. Não será a primeira vez em que não consigo avançar por falta de força e reconhecimento. Uma pena, eu estava motivada com a pré candidatura, sei que poderia contribuir bastante para elevar a qualidade do debate político. Mas também sei que se eu ultrapassar meus limites éticos, estarei dando mais um sinal de que fazer política de um jeito novo não é possível.
Aos dirigentes partidários que, tem à frente Antônio Venâncio de Souza, que foi o responsável pelo convite;
Aos membros do Diretório Municipal que me aclamaram pré-candidata;
Aos pré-candidatos a vereador que, junto comigo, sonharam com a possibilidade de construirmos algo novo.
Aos amigos que, a meu convite, deram clara manifestação de apoio 
À minha família, aos meus amigos e a todos os que me incentivaram. 
Aos colunistas políticos que recepcionaram minha inserção na política com a ética e o respeito esperados.
Deixo o meu agradecimento, a minha profunda admiração e respeito.
Que vença o melhor para Natal.
Wilma Wanderley Fernandes.

Recife anuncia homenageados do Carnaval 2016


A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA



 Coletiva de imprensa


O espetáculo musical A Paixão Segundo Nelson - uma farsa musical brasileira, estreia no Nordeste. Iniciando turnê por Natal (de 29 a 31 de janeiro, no Teatro Riachuelo). Seguirá para Recife (de 12 a 14 de fevereiro, no Teatro RioMar Recife) e Fortaleza (de 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza).

A peça é uma colagem de textos de Nelson Rodrigues, mas o que torna a peça especial é o fato de não ser baseada em seus textos teatrais. Nas palavras do cantor e músico Zeca Baleiro, responsável pela colagem de diversos textos de Nelson Rodrigues como “A Vida Como Ela É”, “Myrna – Não Se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, “A Cabra Vadia”, e “À Sombra das Chuteiras Imortais”, “a proposta é fazer um espetáculo original, compilando várias facetas das obras de Nelson Rodrigues”.






O elenco é composto por nomes como Vanessa Gerbelli, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Rui Rezende, Roberto Cordovani, Marcos Lanza, Giselle Lima e Lula Lira. A direção fica a cargo de Debora Dubois.








A ação se passa nos anos 50, no ambiente de uma rádio fictícia, “A Voz do Rio”, onde os dramas suburbanos do famoso escritor, jornalista e dramaturgo, são vividos entre programas esportivos, de conselhos sentimentais, musicais e rádio novela. A trilha, composta originalmente para o espetáculo, traz músicas de cantores do rádio e jingles de produtos da época, todos fictícios.










Ficha Técnica:
Da Obra de: Nelson Rodrigues
Adaptação de Textos e Canções Originais: Zeca Baleiro
Direção e Concepção: Debora Dubois
Elenco (em ordem alfabética): Giselle Lima, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Lula Lira, Marcos Lanza, Roberto Cordovani, Rui Rezende, Vanessa Gerbelli
Músicos: Adriano Magoo e Billy Magno
Cenário: Duda Arruk
Figurinos e Visagismo: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Wagner Pinto
Fotografia: Gal Oppido
Direção de Produção: Deco Gedeon e Edinho Rodrigues
Realização: Brancalyone Produções e Fidellio Produções

Classificação: 12 anos 

A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA
De 29 a 31 de janeiro, no Teatro Riachuelo, em Natal (RN)
De 12 a 14 de fevereiro, no Teatro RioMar Recife (PE)
De 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza (CE)

NATAL (RN)
De 29 a 31 de janeiro

Sexta-feira, às 21h
Sábado, às 21h

Domingo, às 20h

Teatro Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)


INGRESSOS
Setor
Inteira
Meia-Entrada
Frisas
R$ 50,00
R$ 25,00
Balcão Nobre
R$ 60,00
R$ 30,00
Plateia B
R$ 80,00
R$ 40,00
Plateia A
R$ 100,00
R$ 50,00
Camarote
R$ 100,00
R$ 50,00










quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RN ganhará ensino em tempo integral em 17 escolas da rede pública estadual


Foto: Assessoria dep Márcia Maia

Dezessete escolas públicas da rede estadual serão beneficiadas com a instalação do horário integral para os estudantes de ensino fundamental no Rio Grande do Norte. A medida é resultado da emenda à Constituição Estadual proposta pela deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) e promulgada no ano passado pela Assembleia Legislativa do RN.


A notícia foi confirmada durante audiência solicitada pela parlamentar para cobrar da Secretaria de Educação, o início da implantação gradual da proposta feita no plenário do Legislativo. Márcia esteve no Centro Administrativo do Estado, oportunidade em que conversou com o titular da pasta, Francisco das Chagas Fernandes.


Após a mudança na Constituição Estadual, serão as primeiras 17 escolas que passarão a funcionar em regime de tempo integral - sendo duas em Natal e outras 15 pelo interior do estado – e com ampliação gradativa anual de escolas beneficiadas pela nova redação constitucional.

Segundo secretário, a meta brasileira é de ter 50% de escolas com no mínimo 25% dos alunos no ensino de tempo integral nos próximos 10 anos. “Aqui no RN, a meta é começar o ano com 17 escolas em tempo integral. Serão 7 escolas no primeiro semestre e as demais no segundo semestre”, afirmou.

Márcia Maia reforça a importância do investimento em Educação como base sólida para construção de uma sociedade com menos desigualdade social e, consequentemente, menos violenta.

"Combate a violência e desigualdade social passa pelo investimento real, permanente e sistemático em educação. Acreditamos que, com esse investimento, associado a outras políticas públicas em áreas distintas como cultura, esporte e, claro, na própria segurança pública, será possível promover uma transformação social e garantir mais qualidade de vida e perspectiva de futuro à toda sociedade", ponderou a deputada.


Emenda



A partir da promulgação da Emenda Constitucional 17/2015, o Estado vai ter que incluir, progressivamente, o horário integral para os alunos da rede do ensino fundamental, na rede estadual, em Natal e no interior.



A Emenda acrescenta ao artigo 138 da Constituição do Rio Grande do Norte o inciso VIII que regula a opção pela Escola de Tempo Integral, como forma de resgatar a qualificação do processo educacional. A PEC repete outros estados, entre eles o Rio Grande do Sul.



Projetos



Márcia Maia é autora, dentre outros projetos e leis, as iniciativas que colocaram o fim ao Voto Secreto na AL, que instituiu o Copa Legal e criou o Bolsa-Atleta Estadual, este último, ainda aguarda regulamentação.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Bloco da Bicharada: consciência na folia

Evento mostrará como cuidar dos bichos no Carnaval


Recife/PE
Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco
Bloco da Bicharada acontece na Avenida Beira Rio, próximo à ponte


O Bloco da Bicharada vai às ruas no próximo dia 30 para conscientizar a população sobre como cuidar dos animais no Carnaval. Com as multidões passando pela rua, eles ficam confusos, assustados. Alguns chegam a ser jogados nos rios. A instituição SOS Dentinho orienta as pessoas a retirar os animais das ruas, levar ao veterinário, castrar, procurar alguém que adote. "Não acreditamos em casas de abrigo. Por mais que as pessoas tenham boas intenções, a maioria não consegue arcar com os custos e os bichos ficam amontoados, sem alimentação e cuidados necessários”, relata a coordenadora Goretti Queiroz, que promove o bloco.

No evento, representantes das clínicas veterinárias Dr. Rogério de Holanda e Dog Mania estarão presentes para tirar as dúvidas e prestar serviço de vacinação e castração. A última funciona como uma vasectomia para os machos e retirada do útero e ovários nas fêmeas. “Há grupos que defendem a castração pediátrica feita aos três meses na fêmea e oito nos machos, quando os testículos já estão desenvolvidos. Tanto em cães quanto em gatos”, diz Goretti Queiroz.


Para o bloco, as camisas estão sendo vendidas nas clínicas veterinárias Dr. Rogério de Holanda, na Madalena, e a Dog Mania, em Boa Viagem. O Bloco da Bicharada acontece na Avenida Beira Rio, próximo à ponte, às 14h. O grupo também está pedindo doação de ração. Maus-tratos aos animais podem ser denunciados na Delegacia de Polícia do Meio-Ambiente ou pelos telefones 81- 3184 7119 e 81 - 3184 7123.

Folha de Pernambuco

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Fotos: Jornal Clarim Natal / Programa Alto Astral
 Diretor do Musical Billy Bond e o apresentador Bira Rodrigues


O Musical Alice no País das Maravilhas se apresenta no Teatro Riachuelo nos dias 23 e 24 de Janeiro sob a direção de Billy Bond.
A história de Alice que faz parte do imaginário de adulto e crianças, é apresentado no musical com muitas adaptações.




Alice no País das Maravilhas conta a história de uma menina muito curiosa, que ao ver um coelho branco passar correndo o seguiu e acabou caindo em um túnel. Então, Alice chega ao País das Maravilhas, um lugar mágico onde diminui e aumenta de tamanho várias vezes ao longo da trama. Alice ainda encontra o sorridente Gato de Cheshire, a Rainha de Copas, o Chapeleiro Maluco, a lebre do campo, a tartaruga e o grilo. Alice embarca em um mundo de muita fantasia e passa por várias aventuras até voltar para o mundo real.


O novo espetáculo conta com 180 figurinos e 5 cenários. Aposta na interatividade e efeitos especiais. A montagem tem ainda recursos de gelo seco, levitações, ilusionismo, recursos 4D, e telões de led (criando o efeito LED ILUSION) tudo para que a plateia tenha a sensação de fazer parte do espetáculo. 





Billy Bond também assina a direção de musicais como Rent, Os Miseráveis, Pinocchio, Peter Pan entre outros.

Coordenação de Produção: Opus Assessoria e Promoções Artísticas
Direção Billy Bond