sábado, 30 de janeiro de 2016

Cursos para acompanhantes de parto têm apoio da SEMUL



Capacitação é realizada no Hospital da Mulher Dr. Leide Morais e tem como objetivo a humanização do parto e o bem-estar da mulher

Com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), a Associação Potiguar de Doulas realiza um curso nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, para a capacitação de acompanhantes de parto no Hospital da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais, na Zona Norte da cidade. As doulas são responsáveis pelo conforto físico e emocional da mãe durante o pré-parto, nascimento e pós-parto.

Oferecer apoio afetivo e emocional para que a mulher se sinta segura e tranquila para o nascimento do seu filho é a missão principal de uma doula. Segundo Clarissa de Leon, presidente da Associação, a prática do serviço é uma bandeira levantada pelo Movimento de Humanização do Parto e Nascimento, que busca reduzir o número de cesárias desnecessárias nos hospitais brasileiros. Mais da metade dos bebês brasileiros nascem desta forma - um índice que chega a 84,6% na rede particular -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão recomenda que a taxa fique entre 10% e 15% dos partos.


A Secretaria Municipal de Saúde – SMS e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – SEMUL são parceiras e apoiadoras do Movimento Doulas. A secretária da SEMUL, Aparecida França, compareceu à abertura do curso e destacou a importância desta função para a saúde corporal e mental da mulher. Segundo Aparecida, “a Secretaria da Mulher está de portas abertas e pronta para apoiar as novas turmas de formação de doulas, garantindo os direitos de saúde e bem-estar que toda mulher precisa”.

Com a sua primeira turma fechada em 30 participantes, o curso de capacitação já tem uma segunda turma confirmada para começar em abril, com 31 participantes. A ideia, segundo Clarissa, é que uma nova turma seja formada a cada dois meses, sendo acolhidas pela equipe de servidores e pelo corpo médico do Leide Morais. O hospital conta com 32 leitos, alguns deles destinados ao parto natural, com suítes individualizadas para as pacientes ficarem do pré-parto à fase posterior ao nascimento do bebê (puerpério), com direito a acompanhante em tempo integral e assistência dos profissionais médicos.

Ana Tereza Constantino, integrante da Associação, ressalta a importância da luta pela vida e do acompanhamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que proporciona grandes experiências para a mulher e seu filho. Segundo estudo publicado em 1993, “Mothering the mother“, alguns resultados apontam que a presença da doulas no trabalho do parto diminui em 50% as taxas de cesárea, em 25% a duração do trabalho de parto, em 30% o uso de analgesia peridural e 60% os pedidos de anestesia.

Inscrições para as próximas turmas ou mais informações sobre o Movimento Doulas podem ser atendidas através da fanpage da Associação Potiguar de Doulas e pelo telefone: 988902061.


Nenhum comentário:

Postar um comentário