quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nordeste vive segundo apagão generalizado em menos de um ano

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

A falta de energia acometeu oito estados nordestinos e já foi confirmada pela assessoria de comunicação da Chesf e Celpe. Ainda não se sabe o motivo do apagão. O ONS informou que está investigando as causas. No Recife, o trânsito, hospitais e empresas foram prejudicados.

SDS mantém proibição de máscaras no protesto

Recife/PE
Horas depois de o governador ter dito que só o Superior Tribunal Federal (STF) decidirá se o uso de máscaras em protestos é inconstitucional, o secretário de Defesa Social do estado, Wilson Damázio, afirmou que mantém a determinação de proibir o anonimato por meio desse artefato. O secretário, entretanto, por uma questão estratégica, não quis adiantar detalhes sobre como será a ação policial no ato programado para a tarde de hoje (29) pelos integrantes do movimento a favor do passe livre e da CPI do transporte público.

O Diário Oficial do Estado também deve trazer hoje recomendações do MPPE ressaltando a legalidade da utilização de máscaras, além de recomendações sobre conduta policial adequada. Ontem, o Sindicato dos Jornalistas cobrou do secretário que garanta o pleno exercício da profissão na cobertura das manifestações, pois a entidade tem recebido denúncias de profissionais intimidados durante os protestos.

O baile acontece na frente da SDS e deve contar com pelo menos 200 pessoas, apesar de 800 confirmarem presença na página do evento no Facebook. Os organizadores afirmaram que não haverá passeata e os participantes vão se encontrar na frente da secretaria, onde farão um abraço simbólico ao prédio da SDS. 
Diário de Pernambuco

VEM AÍ A 2ª CAMINHADA VIDA SAUDÁVEL NA ZONA NORTE DE NATAL

A 2ª Caminhada  Vida Saudável, realizada pela Clínica Gina Estética, acontecerá no dia 12 de Outubro. 

O evento terá atividades que ajudam numa vida melhor e mais longa.

Além de promover a saúde e o bem estar, a I Caminhada Vida Saudável teve o objetivo de arrecadar alimentos para ajudar instituições de caridade. Desde artigos da cesta básica mais tradicional até leite em pó, os alimentos arrecadados foram doados a abrigos de Nova Natal, Macaíba, Santa Catarina e Karema. E este ano não será diferente.

Entre em contato pelo fone: 3214-7256

PARTICIPE!



Diagnóstico da crise na segurança pública do RN é entregue a Ministro da Justiça

Fotos: Assessoria de Comunicação deputada Márcia Maia


Um diagnóstico completo da crise da Segurança Pública do Rio Grande do Norte foi entregue ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na noite desta sexta-feira (23) na Escola de Governo, após o anúncio da implementação do Programa Brasil Mais Seguro no estado pelo representante do Governo Federal.


Com fotos, dados estatísticos num verdadeiro raio-x da situação de crise da segurança pública no estado, o relatório apresenta ainda uma série de sugestões de ações a serem implementadas no RN a fim de reduzir os altos índices de violência e criminalidade. Entre os diversos pontos destacados pelo relatório, estão o número insuficientes de delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, o déficit de 4 mil policiais militares para o trabalho ostensivo, a falta de equipamento e estrutura das políciais e os índices de casos solucionados que não passam de 5%.


O documento foi elaborado por uma comissão formada na Audiência Pública da última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do RN, proposta pela deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Márcia Maia. O diagnóstico traz assinaturas de representantes do Sinpol, ABM, Assesp, ACS/PM, Adepol, Fecnat, Aspra PM, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do RN, ASSPM/BM, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e OAB-RN.

“É um canal importante que se abre com o Governo Federal para tentar parar essa onda de violência em nosso estado, já que o número de mortes já ultrapassou em oito meses do ano o total de todo o ano de 2012, além dos assaltos e outros crimes cometidos”, afirma a deputada estadual Márcia Maia que participou da entrega do documento ao ministro da Justiça.

Para o ministro José Eduardo Cardozo, a possibilidade de ter acesso a um documento com este panorama geral da situação do Rio Grande do Norte é fundamental para que se possa buscar alternativas urgentes e eficazes para frear a crescente onda de violência no estado. “É muito importante essa iniciativa para que possamos dialogar com a governadora, bancada federal nessa tarefa que precisamos estar todos juntos. Vamos tomar pé da situação para que as medidas a serem colocadas em prática possam ser adequadas à realidade do estado e surtam o efeito que desejamos”, afirmou o Cardozo.


Participaram da entrega, Marcos Dionísio, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Renata Pimenta, vice-presidente do Sinpol; Ivênio Hermes, especialista em segurança pública e consultor da OAB-RN; João Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários; Fábio Montanha, delegado da Polícia; Fernando Mineiro, deputado estadual; Fátima Bezerra, deputada federal e Eliton Duarte, vice-presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Natal.

EMBARQUE NO MUNICÍPIO DO CONDE / PARAÍBA COM BIRA RODRIGUES - 3º BLOCO

EMBARQUE NA PARAÍBA COM BIRA RODRIGUES - 2º BLOCO

Programa Embarque chega à Paraiba


Neste episódio, você vai viajar para a Paraíba e se apaixonar pelo chame do litoral desse estado que respira cultura, natureza e inovação. Destinado para quem gosta de viajar, ou seja, todo mundo, o Embarque vai ao ar todo sábado, às 19h na Rede Brasil! Deixe-se levar!

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO RIO GRANDE DO NORTE / 3º Bloco

São Miguel do Gostoso RN - 2º Bloco

Confira o Programa Embarque em São Miguel do Gostoso / RN

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Maceió para se apaixonar: Gastronomia, praia e museu de Maceió são tema de reportagem da Rede Brasil


                                  Foto Ascom Semptur

A chuva neste último final de semana não atrapalhou a pauta de turismo do Programa Embarque da Rede Brasil sobre o destino Maceió. A reportagem será exibida no próximo dia 31 de agosto, às 19h , pelo canal aberto 59.


Em três dias de reportagem, a equipe comanda pelo jornalista Bira Rodrigues filmou a gastronomia, o museu Palácio Floriano Peixoto e as praias de Maceió. O jornalista veio à Maceió encantado pela nova campanha integrada de comunicação, recém-lançada, Maceió para se apaixonar.


Segundo apresentador, Bira Rodrigues, o programa Embarque é um projeto que apresenta os melhores pontos turísticos brasileiros, dando ênfase para história, cultura, gastronomia e as belezas naturais do país, em especial do Nordeste. As cidades de Marechal Deodoro e Paripueira também vão ganhar espaço do programa.


Ainda segundo Bira, a divulgação da rede é abrangente, uma vez que a transmissão da Rede Brasil é nacional, é a nona maior emissora do país e estar na base UHF, VHF, Parabólica e TV paga, 24 horas por dia.


“Maceió é para se apaixonar é uma campanha que trata a cidade como ela na realidade, linda, tem a orla urbana mais bonita do Nordeste, gastronomia diversificada e a hospitalidade do povo de alagoano impressiona”, disse Bira Rodrigues que nos três dias saboreou a gastronomia dos restaurantes Bodega do sertão, Anamá e Caruaru.


O jornalista também destacou a presença do turista na cidade, mesmo no período de baixa temporada . “No museu Palácio Floriano Peixoto conhecemos a história do escritor e poeta Lêdo Ivo e do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, e o mais importante foi ver os turistas nos museus. Maceió está de parabéns, além de belas praias, tem cultura, história e gastronomia”, disse.


A secretária da Semptur, Cláudia Pessôa, informou que a mídia espontânea é o melhor marketing para o destino Maceió. “A equipe do programa Embarque contou com o apoio da Semptur, da agência receptiva Transamérica Turismo, da ABIH e dos restaurantes. A parceria público privada é salutar para divulgação da cidade em programas especializados, a exemplo do Embarque”, disse Claudia Pessôa.

Nide Lins – Ascom Semptur


RN é o terceiro estado do país em maus-tratos contra criança

Um dado preocupante foi divulgado na manhã desta quarta-feira (07) com base nos números do Disque 100, serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), para proteção dos direitos da criança e adolescente. Os números apontam o Rio Grande do Norte como terceiro estado do país em maus-tratos.

Apenas nos primeiros meses deste ano, o Rio Grande do Norte gerou, em termos proporcionais, 206 denúncias a cada grupo de 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 213 e o Distrito Federal lidera o número de denúncias com 253 para cada 100 mil habitantes.

Neste ano de 2013, o Disque 100 contabilizou um aumento de 25% em número de denúncias de violência contra crianças e adolescente. Até o início deste mês de agosto, mais de 68 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes chegaram ao serviço. No primeiro semestre de 2012, o número de denúncias foi de 56 mil.

Em média, são 129 denúncias por dia de casos de violência psicológica, física e de negligencia. A cada hora, cinco casos de violência são registrados no país.  O tema, inclusive, foi destaque no programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo, no qual o RN foi mais uma vez destaque sob um viés negativo.

“Os números da violência são assustadores, até contra crianças entre 0 e 3 anos. Em 2001, eram 2,1 mil denúncias. No ano passado, em 2012, foram mais de 31 mil. Um aumento de 330%”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Estadual  na Assembleia Legislativa do RN e deputada estadual, Márcia Maia.
A parlamentar lamentou os números divulgados e o descaso com as políticas públicas no estado. Segundo ela, a falta de prioridade na proteção do ser humano, inevitavelmente, se reflete nas estatísticas.

“No Legislativo, tentamos dentro de nossas possibilidades, minimizar os efeitos dessa falta de prioridade. Encaminhamos, ano após ano, emendas ao orçamento para o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, pedimos mais delegacias especializadas e a reestruturação da única que existe, hoje, no RN. Criamos o projeto Copa Legal, iniciativa de estímulo à realização de campanhas e ações de proteção à criança e adolescente. Nosso mandato é um parceiro da rede de proteção”, destacou.

Disque 100
O Disque 100, é um serviço de proteção vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. O serviço tem o objetivo de receber/acolher denúncias de violência contra crianças e adolescentes, procurando interromper a situação de violação. O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são encaminhadas aos órgãos de proteção no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Programa da Rede Brasil destaca cultura e belezas da Paraíba





 Fotos: Kleide Teixeira


O ‘Destino Paraíba’ foi a atração principal do programa “Embarque”, no dia 17 de agosto, do canal Rede Brasil.A proposta do programa, apresentado pelo jornalista Bira Rodrigues, é de revelar aos telespectadores os melhores pontos turísticos brasileiros, dando ênfase para a história, cultura, gastronomia e as belezas naturais do nosso país. A equipe de reportagem visitou João Pessoa, Cabedelo, Conde e Areia, no início deste mês, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Abrasel-PB e as prefeituras do Conde e de Areia.


De acordo com o produtor do programa, Adonias Pimenta, o programa deste sábado, veiculado às 19h, mostrou imagens da praia e do farol do Cabo Branco, da Estação Cabo Branco, com destaque para a arquitetura de Oscar Niemeyer. Pimenta informa que a equipe do ‘Embarque’ também visitou o centro histórico de João Pessoa. “Uma das propostas do programa é destacar a história e cultura das cidades, além da gastronomia que é muito variada e diversificada na Paraíba”, afirmou.
Outra atração paraibana explorada pela equipe de reportagem é o ‘Bolero de Ravel’ executado pelo saxofonista Jurandy do Sax. “O local é de um visual fantástico. Sem falar do personagem Jurandy do sax”, afirmou Adonias Pimenta.


Praias paradisíacas – O roteiro do programa “Embarque” incluiu um passeio de buggy pelas praias do Litoral Sul, precisamente do Conde. Os jornalistas conheceram trilhas selvagens entre a Mata Atlântica e praias desertas. O destaque será Tambaba, a primeira praia naturista do Nordeste.


Além das praias, a reportagem visitou a cidade histórica de Areia, no Brejo paraibano. Com apoio de um guia local, a equipe visitou engenhos de produção de cachaça e de rapadura, casarões antigos e museus. No final da cobertura jornalística em Areia, a equipe do programa cobriu os eventos da programação do Circuito Caminhos do Frio.


O Canal – A Rede Brasil de Televisão é uma rede aberta de televisão brasileira. O canal vem ampliando a cobertura no país, com programação baseada em variedades, notícias e filmes. Para sintonizá-la, basta ter um antena parabólica em qualquer lugar do Brasil, por meio de repetidoras UHF em diversos estados e pelas operadoras de TV por assinatura ClaroTV (133), VivoTV (237), CTBC (714), OiTV (139) e GVT (248). 


EMBARQUE NO RIO GRANDE DO NORTE



                              Fotos: Divulgação
Quem visitar o Rio Grande do Norte e for até o extremo norte do estado vai se surpreender com a bucólica cidade de São Miguel do Gostoso, uma pacata vila de pescadores que preserva ares primitivos. Lá é onde o vento faz a curva, proporcionando um cenário ideal para a prática de esportes náuticos como o windsurf e kitesurf.

O Embarque vai ao ar às 19 horas na Rede Brasil de Televisão para todo o País.

Mineiro denuncia Governo Rosalba ao Ministério Público por não aplicação de recursos na educação

                                  Foto: Divulgação


O deputado Fernando Mineiro (PT) apresentou ontem, 05, denúncia ao Ministério Público do RN contra o governo Rosalba Ciarlini (DEM), devido ao não cumprimento dos dispositivos legais que determinam a aplicação de, no mínimo, 25% das receitas resultantes de impostos e transferências de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A representação foi entregue nas mãos do Procurador Geral de Justiça do Estado do RN, Rinaldo Reis Lima.
Conforme constatado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), na elaboração dos Relatórios Anuais das Contas do Governo, referentes aos anos de 2011 e 2012, o montante só foi alcançado pelo governo porque se incluiu no cálculo as despesas com Previdência Básica com inativos. Mas, de acordo com a legislação que define, não podem ser incluídas essas despesas nos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino.

O governo do DEM disse que aplicou, em 2012, R$ 1.812.153.738,32 (30,76%), quando na verdade esse valor foi de R$ 1.417.156.507,92 (24,06%) e deveria ter aplicado, no mínimo R$1.472.622.391,34 (25%). Em 2011 foi utilizada a mesma manobra, o governo disse que aplicou R$ 1.505.489.089,85 (28,8%), mas foram aplicados R$ 1.222.723.801,16 (22,97%), quando este montante deveria ter sido, no mínimo, R$ 1.330.672.416,85, equivalente aos 25% obrigatórios. Somados os valores não aplicados na educação nos dois anos, chega-se ao valor de R$ 165.415.499,11.

De acordo com o documento apresentado por Mineiro, “pelas análises preliminares dos dados, a lamentável realidade também já é constatada nos primeiros meses de 2013, repetindo-se a mesma fórmula usada nos anos anteriores”.

Com a denúncia, o parlamentar espera que seja reparado os prejuízos advindos à educação no RN, “inclusive com a reposição de todos os valores que deveriam ter sido aplicados na educação e foram desviados para o custeio de outras rubricas”. Requer também “que o Ministério Público faça uso dos mecanismos legais para cessar imediatamente a irregularidade denunciada e determinar a observância dos percentuais minimamente fixados pela Constituição Federal, a serem aplicados na educação”.

Deputada Márcia Maia cobra ações contra crise no Turismo do RN

Foto: Divulgação

A deputada Márcia Maia (PSB) destacou no plenário da Assembleia Legislativa, no último dia 20 o cenário de crise no turismo do Rio Grande do Norte e demonstrou preocupação sobre a perspectiva negativa quanto à recuperação do setor. Os problemas, segundo a parlamentar, são resultado da ausência de uma perspectiva promissora de políticas públicas do governo do Estado.

“Para se ter uma ideia do tamanho da crise em nosso Estado e das constantes perdas de verba para investimento em diversas áreas como Segurança e Saúde, também poderemos perder investimentos federais no turismo devido à crise gerencial que assola o Estado”, afirmou.

Márcia disse que há um projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur-RN, orçado em US$ 50 milhões para investimento na infraestrutura e comércio de produtos turísticos dos polos da Costa das Dunas, Costa Branca e Seridó. Devido à situação financeira do Estado, os recursos que viriam de empréstimo junto ao Prodetur Nacional ainda não tem prazo para serem concedidos.

“Será que veremos dia após dia, nosso Estado naufragar no mar da incompetência de um governo incapaz de gerir? se depender desta Casa e do nosso mandato posso garantir que não! Estamos atentos, vigilantes e prontos para lutar pelo Rio Grande do Norte superar essas dificuldades e voltar a crescer”, afirmou.

A parlamentar afirmou ainda que o Estado, com uma das maiores reservas em beleza naturais do País, deveria ser um dos grandes catalisadores da região Nordeste e do Brasil na atividade turística, como já foi um dia. “Infelizmente – continuou – o Rio Grande do Norte contraria as tendência nacional de crescimento e vive uma das piores crises dos últimos tempos no setor”.

Segundo a deputada o aeroporto internacional Augusto Severo teve o pior desempenho de todos os aeroportos das capitais do Nordeste com relação ao crescimento do número total de passageiros no primeiro semestre de 2013, comparado ao mesmo período de 2011, conforme dados da Infraero. O número de passageiros domésticos diminuiu 7,7% e de internacionais 10,5%. “Essa é uma clara tendência de queda e indicação cristalina de uma crise estrutural no turismo do Rio Grande do Norte”, concluiu.