sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tubarões e vampiros: ameaças históricas aos ciclos econômicos do RN

No RN há historicamente uma casta que vive do ciclo vicioso de complicar as coisas para depois facilitar o que não deveria ser difícil. Não é coisa de um governo ou de outro, ou de um grupo político ou de outro. Há nela participantes de todos os matizes políticos e de todas a especialidades disponíveis. Para este tipo de parasita, o lucro anunciado (ou mesmo apenas planejado) por empreendedores é como sangue no oceano para os tubarões. 
O empreendedor que anuncia que vai investir, no dia seguinte recebe um séquito de visitantes querendo assessorar, recomendar ou simplesmente sugar a título de oferecer "apoio", "proteção política" e "incentivos". Alguns sequer deixam que o empreendimento chegue ao estágio de lucrar: antes mesmo de se instalar, os investidores já são drenados por estes vampiros até a inanição, fuga ou morte precoce. E nem adianta ameaçá-los com a hipótese do o empreendimento não se viabilizar, pois eles não se importam com isso. Aliás, nem sabem o que é viabilidade econômica. Acham que dinheiro dá em árvore, ou em mala.
Claro que seria injusto generalizar, pois no RN também há líderes e afiliados políticos respeitosos e cooperativos para com a atividade empresarial e que, de fato, honram seus mandatos ou cargos - seja apoiando no que podem (com ações institucionais e conquistas efetivamente estruturantes), seja simplesmente cuidando de outros segmentos afeitos à atividade governamental (sociais, por exemplo) e não atrapalhando a atividade econômica por simples exercício de autoridade ou ganância.  Deixo ao critério de cada leitor, lembrar-se dos nomes que julguem encaixar-se nestas categorias.
Em geral, o fato é que passa da hora de começarmos a lutar para acabar com esta infeliz concepção de que ser bem sucedido empresarialmente no RN significa imediatamente virar alvo preferencial da parasitagem política e dos achaques diretos e indiretos, travestidos de apoios e incentivos artificiais.
É claro que não se trata de uma característica ou comportamento exclusivamente norte-riograndense. Há isso em todo lugar do país. A diferença é que no RN isso não evolui, não se ameniza, não se dirime; em suma, não muda. Só se consolida e se agrava. Parece que cada vez mais pessoas vêem mais futuro em juntar-se a grupos políticos na esperança de um cargo ou vantagem oficial do que para participar do aprimoramento estrutural ou político do lugar em que vivem. E os pseudo-líderes em que se inspiram e a quem querem dever obediência sabem disso; por isso, até cultivam e alimentam esta cadeia de expectativas.
No dia em que até essa escumalha de chefes e chefiados políticos descobrir que ganhará mais deixando os empreendedores prosperarem, o Rio Grande do Norte caminhará. Assim foi no Ceará, em Pernambuco e na Bahia. Lá também há famílias dominantes (para o bem e para o mal), também há grupos de barnabés-satélites, de sanguessugas dos empreendimentos alheios, de dificultadores artificiais e seus correspondentes salvadores-da-pátria remunerados. Mas é tudo bem menos traumático e mais cooperativo. Ao menos se permite que um ciclo econômico se consolide, prospere. Ganha-se junto, fornecendo, prestando serviços, assessorando - mas, num mesmo sentido, todos construindo. Aqui não: os ciclos econômicos mal duram o tempo de um mandato repassado ao sucessor. Investir no RN fica parecendo um jogo de gato e rato, uma armadilha com lindo cenário que logo se torna um penoso calvário. Assim foi com o algodão, a barrilha, a mineração, os campos de golf e resorts, o biodiesel, o camarão, o petróleo, o gás e talvez agora com a energia eólica.
Seguirá sendo assim enquanto o empreendedorismo local e os investidores imigrantes continuarem incautos e inertes quanto a isso, por medo ou opressão. Há que se inverter a ordem de prioridades: o capital, o investimento, o empreendimento vêm primeiro. Depois é que vêm os dividendos políticos, os empregos diretos e indiretos, os impostos e taxas, bem como as glórias e benefícios para quem apóia ou participa do sucesso empresarial de um ciclo econômico. 
E antes que venham com a ladainha comodista e acusatória do "torce contra", permitam-me brandir desde já o meu honroso título de cidadão norte-riograndense, motivo de grande orgulho para mim. Que venha algum chacal cacifar números maiores do que os que eu ajudei a viabilizar em investimentos no setor de energia para o RN: R$10 bilhões de reais em investimento assegurado e garantido. Se deixarem. Tenho cacife para falar.

Associação quer potencializar empreendedorismo da região



Na Zona Norte
A Zona Norte de Natal possui um mercado consumidor formado por mais de 303 mil pessoas e cerca de seis mil empresas para atender às demandas de consumo na região
 
Foto: Marco Polo
  

João Hélio afirma que Sebrae ajudará no planejamento estratégico da Asconort

Foto: Marco Polo

 Ao lado de João Hélio, Alderi Mendes diz que buscará linha de crédito para associados


Da Redação
Natal - Um mercado formado por mais de 303 mil consumidores ávidos por produtos e serviços. Esse é o tamanho do potencial da Zona Norte de Natal, região que comporta cerca de 6 mil empresas, entre formais e informais. Atender às demandas desse público está entre os desafios dos empresários instalados na localidade, responsável por abrigar 37,8% da população natalense. Potencializar as empresas do lugar e expandir a diversidade de negócios instalados na área está entre as metas da nova diretoria da Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte (Asconort).

A solenidade de posse foi realizada na terça-feira (28), no Paradise Recepções, e sagrou o empresário Alderi da Silva Mendes como presidente da associação pelos próximos dois anos. “Os pequenos empresários precisam de apoio para desenvolver o comércio e outros tipos de atividades na Zona Norte. Temos pela frente muito trabalho e grandes desafios”, declara o novo presidente, que atribui à falta de segurança o principal problema para os empreendedores da área.
Para fomentar o empreendedorismo e estimular o fortalecimento dos negócios da região, Alderi Mendes adiantou que uma das propostas é pleitear linhas de crédito diferenciadas junto às instituições financeiras para os empreendedores associados. A solenidade de posse foi prestigiada por vereadores de Natal e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sílvio Torquato Fernandes, e do diretor Técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti.


“Sentimos que essas empresas precisam de capacitação. Vamos auxiliar no desenvolvimento do associativismo e criar mecanismo para incentivar o fortalecimento dos negócios”, diz o diretor. De acordo com João Hélio Cavalcanti, o Sebrae vai ajudar a elaborar o planejamento estratégico da associação para fortalecê-la e aumentar o alcance. Atualmente, a Asconort conta com 165 integrantes, em sua maioria pequenos comerciantes, empresas do setor imobiliário, lojas de construção e cabeleireiros .
Para Irene Adalgiza Dias, que esteve à frente da Asconort por muitos anos, as principais necessidades dos empresários da Zona Norte passam pela informatização e capacitação na parte gerencial. “Percebo que esses empresários precisam de apoio e acompanhamento para desenvolver seus negócios. E uma das missões da Asconort, através de seus associados, é criar um novo polo consumidor e de desenvolvimento na Zona Norte”, pondera.



quinta-feira, 30 de maio de 2013

I Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Débora Costa comenta alguns temas que estão sendo debatidos em São Luís (MA)

A Secretária Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN), Débora Costa, está participando do I Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde em São Luís no Maranhão. O evento está acontecendo no WH Rio Poty São Luís e se estenderá até o dia 29.

Com o tema central DESAFIOS REGIONAIS PARA CONSOLIDAÇÃO DO SUS, estão sendo discutidos assuntos ligados às políticas públicas de saúde com o olhar voltado para o financiamento e investimento para as regiões Norte e Nordeste.

Débora está participando dos encontros juntamente com a Presidente Salete Cunha, a Vice Maria Neuman e a Secretária Executiva Solane Costa. Dentre os assuntos debatidos durante a manhã desta terça (28), Débora Costa teceu alguns comentários “(...) não é porque a Assistência Social baixou uma portaria sobre o que pode e não pode pagar que isso passe as responsabilidades para a saúde (...) afinal na saúde há a lei 141 (...) que diz respeito sobre o que podemos e não podemos pagar e serviços de Assistência Social não é nossa obrigação! (...)”, comenta.

Outro assunto que preocupa a secretária diz sobre as licitações realizadas..  “Será que um dia o Ministério da Saúde e os órgãos fiscalizadores (Tribunal de Contas e CGU) falarão a mesma língua? No Congresso recebemos uma orientação nova sobre a mesma lei (...). As licitações e os contratos são realizados com qual CNPJ (fundo ou prefeitura)?”, questiona.

A comitiva Potiguar estará retornando de São Luís na próxima quinta (30). Na bagagem, novas experiências que enriquecerão os debates promovidos pelo COSEMS-RN em meio aos gestores municipais de saúde. 

Atenciosamente, Jackson Dantas Filho (Assecom COSEMS/RN).
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN - Av. Ayrton Senna, 357 – Sala 17 - Condomínio Mandacaru Mall - Capim Macio - Natal/RN CEP 59080-100 - CNPJ: 24.520.025/0001-84 - Fone: (84)3222.8996/8896.8375/8829.2986. Site: www.cosemsrn.org.br  /Email: cosemsrn@digi.com.br 
Email Assecom: assessoriacosemsrn@outlook.com ou Jackson.sjs@hotmail.com .

Etapa Natal do IV Circuito Feminino de Rugby Nordeste acontece neste sábado

Entre as equipes que disputam o título de campeã da fase está o Potiguar Rugby Clube  

 


O IV Circuito Feminino de Rugby do Nordeste chega a Natal no sábado, 1 de junho. O evento, que tem início as 9:00h, reúne cinco equipes de quatro estados nordestinos e  acontece no campo pequeno, ao lado do setor de aulas I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Esta é a primeira vez que Natal está sediando o campeonato, e Maíra Leal, treinadora do time anfitrião, o Potiguar Rugby Clube, destaca a importância de receber um evento como este: “esta é a oportunidade perfeita para difundir o esporte que voltará aos jogos olímpicos do Rio em 2013. Também é fundamental para atrair novas praticantes e novos patrocinadores”.

Na etapa da capital potiguar, os times Dona Maria (Ceará), Mandacaru (Alagoas), Recife RC (Pernambuco) e Potiguar Rugby Clube (Rio Grande do Norte) disputarão o título de campeão da fase em doze jogos.

A próxima etapa do campeonato acontecerá em Recife-PE
Potiguar Rugby Clube

O Potiguar foi o primeiro clube do Estado Rio Grande do Norte. Seu fundador, William Laborde, foi um jogador amador de Rugby na França que, após algum tempo morando no Brasil, sentiu saudades do esporte e decidiu implantá-lo no Estado. Junto com alguns iniciantes no esporte foi fundado o Potiguar Rugby Clube.

Atualmente, o Potiguar somente possui o time feminino. A proposta do Clube é muito simples: criar um clube liderado por mulheres, gerenciado por mulheres e onde cada jogadora ou associada tem direito a expressar a sua opinião.

Em 2012 o time participou de todos os campeonatos do Nordeste da modalidade seven-a-side, que voltará aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, chegando ao 3º Lugar no III Circuito Feminino de Rugby do Nordeste.

São Miguel do Gostoso na Rota Turística da Copa

Bombeiros terão encontro com comerciantes visando orientar quanto aos procedimentos para regularização de edificações
Buscando incluir o município de São Miguel do Gostoso na “Rota Turística” a ser divulgada, internacionalmente, pela FIFA, em função da Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura do município terá até o dia 30 de julho para provar que a cidade está apta a receber visitantes de várias localidades.
Entre as ações exigidas para que São Miguel do Gostoso garanta sua projeção turística está a necessidade de uma maior conscientização dos comerciantes locais quanto a necessidade do cumprimento do Código Estadual de Combate a Incêndio e Controle de Pânico do Corpo de Bombeiros Militar.
Preocupada em alcançar esta meta junto à FIFA, a prefeita Maria de Fátima Pertulino Dantas esteve na tarde desta quarta feira, dia 29, reunida com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no quartel do comando geral da instituição, em Natal, onde ficou acertado a ida de técnicos da corporação ao município de São Miguel do Gostoso, na próxima quinta feira, dia 6, às 19:30 horas, visando levar esclarecimentos, aos proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade, quanto as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros afim de obter o licenciamento de edificações.
A reunião marcada para a próxima quinta feita feira, dia 6, reunirá no centro de múltiplo uso, localizado no Centro de São Miguel do Gostoso, há 102 quilômetros da capital, comerciantes de vários segmentos, incluído proprietários de pousadas, restaurantes e casas de festas.

22º Campeonato de Canários do RN acontece neste fim de semana em Natal

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, Natal irá sediar o 22º Campeonato de Canários de Cor e de Porte do RN, promovida pela União Norte Riograndense de Ornitologia (UNO).
O torneio será realizado no CONACAN, em Candelária, e irá reunir mais de mil aves.
Uma comissão de juízes da Ordem Brasileira em Ornitologia estarão presentes acompanhado as disputas.
De acordo com o criador, Gervásio Bentes, a novidade deste ano é a exposição de aves exóticas que serão avaliadas pela primeira vez.
A feira ainda contará com exposições, palestras sobre o manejo de criação de aves, entre outros, sendo uma boa opção de lazer para a família potiguar.

Venda de artigos juninos será fiscalizada pela Semsur



A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), através do Departamento de Fiscalização, promove uma operação para organizar os comerciantes informais que trabalham com artigos juninos e fogos de artifício no período de festividades de São João.

A Secretaria concedeu as licenças aos comerciantes que se apresentaram na sede da Semsur, portando comprovante de residência e cópias da identidade e do CPF. A licença autoriza a venda de qualquer artigo junino em toda a capital potiguar, incluindo roupas, acessórios e fogos de artifícios, e tem validade até 4 de julho.

A ação acontecerá nas quatro regiões administrativas da cidade, com atenção maior para a avenida Antônio Basílio, nos trechos entre a avenida Salgado Filho e a rua São José, onde está a maior concentração de vendedores e também o fluxo de pessoas e automóveis.

No trecho da avenida Antônio Basílio, especificamente, a fiscalização será dividida em duas partes: a comercialização de fogos será permitida apenas para a metade dos comerciantes, e os demais venderão somente roupas e acessórios. A intervenção obedece a normas do Corpo de Bombeiros, que também exige dos comerciantes uma licença para vender os fogos. Os ambulantes deverão adquirir equipamentos de segurança, tais como extintores de incêndio, para as barracas, cedidas pela Semsur.

O chefe do Setor de Fiscalização da Semsur, Sérgio Simonetti, ressalta que “a medida adotada pela Secretaria tem como objetivo disciplinar a comercialização e zelar pela segurança dos vendedores e consumidores”.

Durante todo o período de validade da licença, a Semsur estará com um ponto fixo de fiscalização na avenida Antônio Basílio e fará visitas ostensivas em cada tenda.


ALERJ INSTALA CPI DAS OPERADORAS E COMISSÃO DA MAIORIDADE PENAL

RIO DE JANEIRO/ALERJ
Foi instalada, nesta quarta-feira (29/05), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia oferecidos pelas operadoras que atuam no estado do Rio. “As operadoras são campeãs de reclamação no Brasil inteiro: falta de antenas, queda de sinal, falta de lojas para reclamações e solicitações de serviços, preços, falta de clareza nas cobranças; enfim, são inúmeras e frequentes as denúncias”, afirmou o presidente do colegiado, deputado Domingos Brazão (PMDB). A CPI vai se reunir todas as segundas-feiras, às 13h, na sala 311 do Palácio Tiradentes, com o próximo encontro já marcado para esta segunda-feira (03/06).

“A União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) aprovou um pedido para que todas as assembleias legislativas do País criem suas CPIs em relação às operadoras de telefonia, uma vez que a Câmara Federal se omitiu de ter a sua”, reforçou o peemedebista. Além de Brazão, a comissão será formada pelos deputados Luiz Martins (PDT), relator, André Ceciliano (PT), vice-presidente, e pelos membros efetivos Bernardo Rossi (PMDB) e André Corrêa (PSD). Os deputados Lucinha (PSDB), Thiago Pampolha (PSD), Samuquinha (PR) e Xandrinho (PV) serão suplentes.

Maioridade penal
Em outra reunião também nesta quarta-feira (29/05), a Alerj instalou uma Comissão Especial para analisar e propor alterações quanto à maioridade penal e a consequente alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Temos que discutir com toda a sociedade. Como líder do PDT na Casa, sou contra a redução da maioridade penal. Essa discussão seria inócua se tivéssemos dado prosseguimento ao projeto de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola que previa a educação em tempo integral”, declarou o presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT).

Serão convocados especialistas sobre o tema, além da participação da sociedade civil em audiências para deliberar sobre questões ligadas à matéria. A comissão será formada, além de Martins, pelos deputados Luiz Paulo (PSDB), vice-presidente, Domingos Brazão (PMDB), relator, e pelos membros André Corrêa (PSD), Jânio Mendes (PDT), André Ceciliano (PT) e Hélcio Ângelo (PT). “Tem que haver, no entanto, um tratamento diferenciado na questão do crime hediondo”, ressaltou o pedetista.
(texto de Thiago Manga)


Edição Abril 2013 - Jornal Clarim Natal

Veja a seguir impressões do  ano de 2012
Para ler, salve e amplie

Abril 2013



 

 


 


terça-feira, 28 de maio de 2013