quarta-feira, 13 de março de 2024

Como Assim? Suspensão das atividades, ou reuniões, do CMTMU foi proposital?

 Coluna Socirdade & Cidadnia

Com Lima Freire



Não podemos e não devemos julgar ninguém, mas temos a obrigação de ver e guardarmos os acontecimentos na memória para julgarmos posteriormente, se necessário for.

Isso estamos falando por alguns acontecimentos recentes e não tão recentes; bem, vamos por partes: há aproximadamente 3 meses a STTU – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana suspendeu as reuniões do CMTMU – Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.

Dentro das atribuições do presente Conselho está: acompanhar e avaliar a política municipal de transporte e trânsito, fiscalizar e participar das revisões do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e acompanhar e fiscalizar a prestação do Sistema de Transporte Público Coletivo e Individual.

Cabe ainda ao CMTMU a constituição de Câmaras Temáticas e/ou Comissões Especiais – temporárias ou permanentes – para o pleno desempenho das suas funções.

O Conselho pode ainda convocar, quando necessário, representantes e técnicos da STTU ou de qualquer outro órgão do município para discutir questões relacionadas a mobilidade urbana.

Também é função do CMTMU promover a integração entre os órgãos que atuam na mobilidade urbana, participar das discussões sobre a política tarifária do transporte público e de trânsito municipal e convocar audiências públicas sobre assuntos relacionados a mobilidade urbana. (Fonte: https://www.natal.rn.gov.br/sttu/cmtmu).
 
Já está subentendido que a suspensão das atividades, ou reuniões, do CMTMU foi proposital; como assim?

Todos nós acompanhamos pela TV a notícia amplamente divulgada, a posteriori, que chegaram 50 ônibus novos para suprir as necessidades da frota natalense, ou seja, foram adquiridos 50 ônibus novos para as empresas de Natal.

Esse investimento alcança a um montante alto, porém,  não está claro quem comprou esses veículos, pois os representantes das empresas haviam afirmado que não dispunham de recursos para investir na frota, pois estavam com prejuízo muito grande, inclusive buscando de todas as formas aumentar as tarifas de transporte coletivo em Natal, assim não poderiam ter gastos.

Mesmo assim, misteriosamente, chegaram 50 carros novos; na realidade, não dar nem para se afirmar que são somente 50 carros, pois em alguns momentos alegam que são 50 carros novos e 50 carros seminovos.

Porém a população vai permanecer esperando a resposta e não terá, pois a Prefeitura de Natal trabalha assim, sem prestar contas de nada, para falar a verdade, não presta contas nem de 20%, esse não prestará mesmo!

Em tempo: O CMTMU é um órgão colegiado de controle social na gestão das ações de mobilidade urbana da cidade do Natal.

De caráter consultivo, propositivo e participativo. Fica para nós o entendimento de que nada acontece por acaso, o Conselho CMTMU só teria os mandatos dos conselheiros encerrados em 22/07/2023, e a última reunião desse órgão aconteceu em 25/05/2023.

É premeditado ou não é? Infelizmente, quem comanda a STTU são os empresários dos transportes e nem mesmo o MP consegue resolver a querela. 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário