quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

“Nasci e me criei no RN, conheço as dificuldades do povo e lutarei para melhorar a vida do potiguar”, afirmou o pré-candidato a Deputado Federal Diego Cavalcante representando Baraúna

 


Nosso 20º entrevistado da série de entrevistas 2021 é o Consultor Aeronáutico Alan Diego Cavalcante que conversou sobre vários assuntos, como o que o motivou a entrar na política, o que o levou a colocar seu nome à disposição de uma pré-candidatura nas eleições de 2022, o cenário político em Baraúna atualmente, entre outras questões.

 

Confira a entrevista na íntegra.

 

Alan Diego Teixeira Cavalcante, 33 anos, casado, e não tem filhos. Natural de Alexandria /RN, naturalizado em Catolé do Rocha/PB. Não tem religião. “Jeová Deus é o suficiente”, destacou. Está cursando nível Superior em Direito/UnP-Mossoró. É especialista em Tecnologia de Hardware e Consultor Aeronáutico. 

 

JORNAL CLARIM NATAL - Quando você iniciou na política?

DIEGO CAVALCANTE – No ano de 2018, quando assumi a Diretoria Municipal de um Partido Político no Município de Catolé do Rocha na Paraíba. Trabalhei por dois anos na pré-candidatura para Prefeito e vivenciei na prática a política partidária e social.

 

JCN – Qual o seu partido? E função na legenda?

DIEGO CAVALCANTE – Democracia Cristã/RN. Hoje tenho a honra que me foi concedido pelo Presidente Estadual Rodrigo Vieira, no qual fui nomeado atual Presidente Jovem Estadual do Democracia Cristã/RN. E vice-Presidente do Democracia Cristã em meu município Baraúna.

 

 

JCN – Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2022? 

DIEGO CAVALCANTE – Minhas expectativas são positivas, lógico que é cedo para campanha, porém tenho muitos projetos, boas parcerias e estou buscando semear para o futuro.

 

JCN – Se inspira em alguém na política?

DIEGO CAVALCANTE – Felizmente não. Nosso país precisa acordar, precisamos entender que é muito mais que um lado A ou B, mas existem jovens diferentes, buscando a oportunidade de trabalhar ao lado do povo potiguar. 

 

JCN – Você é pré-candidato a algum cargo nas eleições de 2022? Qual?

DIEGO CAVALCANTE – Sim. O privilégio de ser o primeiro jovem pré-candidato a Deputado Federal representando a cidade de Baraúna em seus 39 anos de emancipação, sendo também uma representação para todo o Rio Grande do Norte. 

 

 

JCN – O que o levou a colocar seu nome à disposição de uma pré-candidatura nas próximas eleições?

DIEGO CAVALCANTE – Posso dizer que conheço muito bem o nosso estado e acima de tudo suas necessidades. Mesmo o RN sendo tão rico, infelizmente ainda é mal administrado politicamente. Precisamos explorar e valorizar aquilo que temos de melhor, precisamos preservar e cuidar, tendo o objetivo de trazer dignidade ao povo potiguar, através de emprego e um salário digno. 

 

JCN – Como você vê o cenário político em Baraúna atualmente?

DIEGO CAVALCANTE – Ainda é cedo para avaliar uma gestão, porém é preciso que tenhamos uma participação maior como cidadãos, fiscalizando, denunciando, e até mesmo cobrando do poder público suas obrigações. Não podemos apenas votar e simplesmente esquecer dos nossos representantes políticos. 

 

JCN – Qual análise você faz da política no RN?

DIEGO CAVALCANTE – Um verdadeiro fracasso. Os velhos costumes e as mesmas promessas de sempre. Lamentavelmente, muito pouco o trabalho em prol do que o nosso estado realmente necessita.

 

JCN – Dê uma nota e uma frase sobre alguns segmentos em Baraúna? Educação - Saúde - Segurança - Limpeza urbana - Comércio 

DIEGO CAVALCANTE – Educação – Nota 2 -  

Um trabalho árduo, mas é possível;

Saúde – 3 -

Há muito para se fazer;  

Segurança – Nota 1 -

Problema a nível Estadual;

Limpeza urbana – Nota - 2,5 -

Sistema arcaico;

Comércio - Nota – 1 -

É preciso incentivos para alavancarmos o comércio. 

 

JCN – Deixe uma mensagem 

DIEGO CAVALCANTE – O Rio Grande do Norte é um estado em potencial que precisa de verdadeiros representantes. Nasci e me criei no RN, conheço as dificuldades do povo e lutarei para melhorar a vida do potiguar. Peço que todos possam analisar os futuros candidatos e que priorizem o melhor para o RN.

 

 

Novembro Azul

 


Olá gente!

Olha nós aqui outra vez, clarinando.

Este mês do Novembro Azul traz novidades para os leitores deste magnifico jornal que tem circulado em diversos estados do Brasil.

 

Hoje tenho a honra de apresentá-los a Sandra Fernandes, que está trazendo uma informação preciosíssima para os homens que têm a oportunidade de ler e compartilhar esta coluna.

 

Então vamos lá... deixar a Sandra Fernandes descrever o que é saúde para você homem.

 


Apresentação:

Sou Sandra Fernandes, o trabalho que escolhi este é o meu bem, por vocação tenho um cargo intransferível do qual aproveitei e aproveito com honra, portanto digo que precisei de aptidão, capacidade, habilidade, saber e orientação com qualidade.

Sou, e como tal, durante a minha jornada atuei como Enfermeira Assistencial, Supervisora da unidade, Coordenadora de serviço de Enfermagem, Gerente Assistencial, Supervisora de Estágio nos níveis diversos da Enfermagem, Professora nas especialidades inerentes à profissão.

Fiz uma trajetória em todos os ciclos da vida, iniciando na concepção e chegando à Geriatria e incluindo os cuidados paliativos.

 

Novembro azul é amorosidade.

Prevenção são medidas que feitas por antecipação, buscam evitar danos futuros, câncer de próstata e permite até noventa e cinco por cento de chances de cura, quando o tratamento é precocemente iniciado e infelizmente é  a causa de morte em cerca de vinte oito vírgula seis por cento da população masculina.

Somos matérias-primas e paradoxalmente são duas: pó e amor.

O pó nos iguala e o amor nos identifica.

HOMEM, seja você seu maior compromisso.

Gratidão é a maneira do coração se aproximar de Deus, portanto, seja grato pela sua saúde e se cuide.

Apaixone-se pelo seu processo de querer se transformar na melhor versão de si mesmo. 

CORAGEM...

O amor não mora nas palavras e sim nas atitudes.

Por amor aos que te amam faça sua PREVENÇÃO, o que te leva a VENCER...o medo e a vergonha.

O medo e a vergonha viram coragem, após longa e sincera conversa com Deus.

O pensamento se torna realidade. 

A mudança de um único ato pode mudar sua história e de tantas outras pessoas.

Felicidade é um bem coletivo, 

EU, a VIDA, te amo tanto que lhe passo esses lembretes, porque não quero sofrer a DOR da sua AUSÊNCIA.

 

No Ritmo das Bandas Marciais

 


O Jornal Clarim Natal vem realizando entrevistas com maestros e maestrinas de Bandas Marciais, Fanfarras e Orquestras.

Você irá conhecer as diversas Bandas, como espaços de inclusão social e aprendizagem da juventude, tanto musical quanto cidadã, seus regentes, e desafios.

Confira a 5ª entrevista com o Maestro Elias Quaresma de Araújo da Filarmônica Professora Maria da Penha – FIPROMAP – Brejinho/RN

 

Elias Quaresma de Araújo, 39 anos, nasceu em Campo Grande/RN, casado. Além de regente da Filarmônica Professora Maria da Penha – FIPROMAP – Brejinho/RN 10 anos, é Marceneiro.

 



JORNAL CLARIM NATAL - Como chegou a ser maestro?

ELIAS - Foi através da professora Suely quando a mesmo me convidou para assumir a regência da Banda do Colégio Ativo em 2011.

 

JCN - A Banda é composta por quantos membros?

ELIAS - 40 componentes

 

JCN - Qual é a sua grande vitória como regente?

ELIAS - É ter o reconhecimento do meu trabalho em todo RN.

 

JCN - As Bandas Marciais e Bandas de Música são espaços de inclusão social? Por quê? 

ELIAS - Sim. A música tem papel importante na inclusão social entre as pessoas. Não é de hoje que essa arte atua na transformação da vida de milhares de jovens no Brasil. Com as oportunidades desiguais que encontramos principalmente no interior do nosso estado, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída de uma triste realidade que habita nosso país.

Aos que enxergam esperança, as nossas bandas e filarmônicas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e educação do Brasil.

 

JCN - Na realidade, qual o papel social das Bandas, Fanfarras e Orquestras?

ELIAS - Tirar nossas crianças das ruas e dar uma oportunidade de além de ser um profissional da música é ser também uma pessoa do bem.

 



JCN - Qual a atual situação das Bandas Marciais, de Música, Fanfarras e Filarmônicas com relação ao apoio do poder público?

ELIAS - A nossa situação atual é de total abandono sem nenhum apoio. É lamentável.

 

JCN - A sua Banda recebe incentivo do poder público?

ELIAS - Sim, recebemos apoio da Nota Potiguar.

 

JCN - A Banda é filiada a alguma Associação ou Federação?  Qual? 

ELIAS - Não.

 

JCN - A Banda recebe algum apoio financeiro ou outro tipo de colaboração?

ELIAS - Sim. Recebemos apoio da Nota Potiguar e Alguns amigos que são verdadeiros parceiros.

 

JCN - Quais os principais desafios para colocar uma Banda na rua, através de desfiles cívicos? 

ELIAS - A falta de investimentos tanto para comprar instrumentos, fardamentos e até mesmo o transporte para deslocamento.

 

 

JCN - Diversas Bandas Marciais, de Música e Fanfarras se acabaram, afetando diretamente a cultura e a área musical. Em sua opinião, o que fazer para resgatá-las?

ELIAS - Porque a érea musical foi sempre discriminada e nunca foi prioridade para o poder público. Mesmo sabendo que através das bandas resgatamos nossos jovens e não deixamos que vá para o mundo errado.

 

JCN - Qual mensagem você deixaria para o poder público? 

ELIAS - Que olhem para nossas bandas como um meio de inclusão social e isso só será possível com o apoio do poder público. 

 

JCN - Qual mensagem você deixaria para os amantes das Bandas Marciais, de Música?

ELIAS - Que além de serem amantes das bandas que sejam também parceiros e apoie financeiramente seja com qualquer quantia.

 

 

 

Projeto que valoriza os líderes comunitários é aprovado na Câmara de Natal

 


Durante a sessão ordinária do dia 03, a Câmara Municipal de Natal aprovou em discussão única o Projeto de Resolução n° 04/2021, de autoria do vereador Milklei Leite (PV), que dispõe sobre a criação no âmbito do município de Natal, a comenda Porta Voz do Povo, a ser outorgada pela Casa anualmente aos líderes comunitários da capital potiguar. Cada vereador poderá indicar para receber a comenda dois líderes de sua preferência que tenham prestado serviços relevantes à sociedade.

 

"A iniciativa propõe evidenciar os líderes comunitários à sociedade, como dirigentes de associações de moradores e de entidades afins, bem como os cidadãos notadamente considerados importantes em suas comunidades, que, por meio de um trabalho altruísta e compromissado com seus representados, buscam constantemente a melhoria na qualidade de vida das pessoas, sempre colocando os interesses coletivos acima de seus interesses individuais", justificou o vereador Milklei Leite.

 

Rômulo Paulista de Macau conversa sobre Temáticas atuais

 


Em entrevista ao Jornal Clarim Natal o pré-candidato a Deputado Federal Rômulo Carlos Paulista, natural de Macau/RN conversou a respeito de algumas temáticas atuais, como recursos naturais, e ainda sobre o desgaste da classe política, entre outros assuntos.

O Rio Grande do Norte é um estado rico em recursos naturais. De acordo com o pré-candidato Rômulo Paulista, estes recursos não estão sendo aplicados como deveriam ser. “Os recursos do nosso estado não são aplicados como deveriam ser, infelizmente não fazem nem o feijão com arroz que seriam os pagamentos em dia dos servidores públicos, fornecedores, além de melhorar a distribuição de renda na saúde e educação”, ressaltou o Empresário e Coordenador de Obras.

Ao ser questionado o que o motiva na política num momento em que a classe política se encontra desgastada e sendo mal vista Rômulo falou: “Ainda acredito que podemos ter um país melhor com políticos que realmente queiram ser um funcionário do povo para trabalhar, defendê-los, buscando sempre as melhorias, o bem-estar da nossa população e não apenas ter simplesmente um mandato para sobreviver da política”.

O Moinho de Vento de Macau pode se tornar Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural, Paisagístico e Turístico do Estado do Rio Grande do Norte, através de proposta do deputado estadual Ezequiel Ferreira, no entanto, Rômulo Paulista espera que a proposta do Parlamentar seja aprovada. “Seria muito bom para a nossa cidade Macau, inclusive aqui vão os meus parabéns, pois ele sempre foi lembrado aqui como deputado”, falou e lembrou: “Já estava na hora de lembrar de Macau, mais ainda de algumas propostas pendentes para resolver de uma vez o nosso Turismo”.

Rômulo aproveitou e solicitou atenção aos que ainda estão no poder, “que olhem com muito carinho para esses projetos que ainda estão parados”, e citou alguns projetos a seguir.

“1- A duplicação da BR- 406 desde o trevo, colocando uma rotatória; a nova pista passava um pouco por dentro do terreno da Massa Falida até a entrada, com isso, o moinho ficaria no meio das duas vias, melhorando a situação com os recursos criando paisagismo”,

“2- A conclusão da vala negra incluindo o anel viário”;

“3- A Ponte do Rio dos Cavalos juntamente com a pista da Ilha de Santana até a Cidade de Porto do Mangue”;

“4- O Calçadão de Barreiras/Diogo Lopes”;

“5- A Estrada ligando os mesmos Distritos a Cidade de Guamaré”.

E frisou: “Ai sim, o nosso Turismo seria valorizado, pois já é um dos mais belos do RN, além de gerar vários empregos, movimentar a economia local e melhorar a arrecadação da nossa linda e maravilhosa Cidade Macau”, disse.

O pré-candidato Rômulo Paulista avaliou alguns setores do município de Macau após o surgimento da pandemia do Covid-19, como Economia, Geração de Emprego e Renda, Educação, Turismo e Saúde. 

“Essa Doença trouxe muito sofrimento com muitas perdas de familiares e amigos, pois a preocupação dos gestores eram só tirar proveito de uma situação muito triste, pois tivemos uma oportunidade de ter feito muitos investimentos na Saúde com os recursos do Governo Federal e seria para ficar permanente”, observou o Empresário.

E prosseguiu: “Infelizmente quando passarmos por tudo isso a nossa situação continuará a mesma”, lamentou.

“Com o auxílio do Governo Federal que foi quem segurou a nossa economia, também ajudando a quem mais precisava, mas ainda gerou muitos desempregos com a falta de planejamento estratégico para lidar com essa situação de calamidade Pública e segurar os que estavam empregados“, falou Rômulo.

“A nossa educação parou; praticamente tivemos uma perca de um ano letivo dos alunos com a falta de planejamento”, relatou.

Rômulo Paulista finalizou a conversa falando sobre o Turismo e a saúde: “O nosso Turismo ficou totalmente parado, quebrando vários Empreendedores. A Saúde foi um caos total, não só em Macau, como no estado e em todo País, pois ainda temos muitos políticos com aquele dilema de quanto pior melhor para eles”, concluiu.

 

 

 

“Minha expectativa é que eu possa ser uma boa opção para o Legislativo do nosso Estado”, falou o pré-candidato a Deputado Estadual Gilmar Costa

 


Nosso 19º entrevistado da série de entrevistas 2021 é o Autônomo Gilmar Costa que conversou acerca de temas variados, entre eles como iniciou na política, o que o levou a colocar seu nome à disposição de uma pré-candidatura nas próximas eleições e outros assuntos.

 

Confira a entrevista na íntegra.

 

Gilmar Silva da Costa, 38 anos, solteiro, tem uma filha. Natural de Natal/RN. Possui o Ensino médio completo. É autônomo e não exerce nenhum cargo público. 

 

JORNAL CLARIM NATAL - Como você iniciou na política?

GILMAR – Iniciei através de muitas necessidades, vividas na minha comunidade, cada dia crescia o desejo de lutar pelo bem comum.

 

JCN – Filiado a qual partido?

GILMAR – PSC – Partido Social Cristão

 

 

JCN – Você é pré-candidato a algum cargo nas eleições de 2022? Por quê? 

GILMAR – Pré-candidato a Deputado Estadual. Em busca de melhorias em prol de todos, não serei um candidato de um segmento, mas sim que busque e lute de fato pelos direitos de todos. 

 

JCN – Qual é a sua visão de política?   

GILMAR – Na minha visão, aquele que representa o povo tem que trabalhar em prol do coletivo em todos os aspectos, sem distinção, e pelo bem comum

 

JCN – Você se inspira em alguém na política? 

GILMAR – Me inspiro em Abrão Lincoln  

 

JCN – Quais são as suas expectativas para o ano de 2022, após este longo período com a pandemia do Covid-19? 

GILMAR –  Minha expectativa é que eu possa ser um bom nome e uma boa opção para o Legislativo do nosso Estado. Sei que será um enorme desafio vencer, pois sei que haverá muitas desigualdades no âmbito político, mas acredito que seja possível vencer e trazer dias melhores para nosso povo.

 

JCN – Como você descreve sua personalidade?

GILMAR – Forte, persistente e determinado. 

 

JCN – Responda com poucas palavras ou de preferência uma palavra: Jesus – Família – Amigos –Trabalho – Vida – 

GILMAR – Jesus – Minha razão de viver

Família – Lugar onde me abrigo e busco apoio 

Amigos – São poucos, mas são leais.

Trabalho – Tudo que faço, o faço com muito amor e dedicação 

A vida – Amo a Vida e ela é Dom de Deus!

 

JCN – Qual mensagem gostaria de deixar?

GILMAR – Quero me colocar uma vez mais a disposição do povo norte-rio-grandense Para assim com a experiência trazida, trabalhar com fé e coragem pelo nosso povo.