domingo, 30 de maio de 2021

Secretaria de Segurança Pública de Natal avança na gestão da delegada Sheila Freitas

 



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) vem se destacando nesses últimos anos. A prioridade dada a segurança pela gestão do Prefeito Álvaro Dias aliada a capacidade técnica e a experiência policial da secretária Sheila Freitas são os principais componentes que mostram o quanto a Semdes pode atuar e ser útil ao cidadão natalense nas áreas de prevenção e combate ao crime e a violência na capital, além da proteção e defesa civil.


Nesse período de quase dois anos que a secretária Sheila Freitas vem no comando da Semdes, diversos investimentos foram feitos na área de segurança pública municipal, o que possibilitou a criação da Patrulha Maria da Penha, voltada a proteger e garantir a vida de mulheres vítimas de violência doméstica e sob ameaça de morte. 



A Guarda Municipal do Natal (GMN) deu um salto no tocante a aquisição de equipamentos de proteção individual, viaturas, armamento letal e menos que letal, munições, capacitação profissional, além da valorização pessoal com a aprovação e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que era uma luta sonhada pela corporação em seus quase 30 anos de existência. 

 

Outro ponto de destaque na gestão da Semdes foi a construção, reforma e instalação de uma Base Regional da Guarda Municipal no bairro Alecrim, mais precisamente na Praça Gentil Ferreira. O local passou a abrigar o Grupamento de Ação Patrimonial da GMN, que hoje contribui efetivamente com a segurança do comércio popular do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira. 


A secretária Sheila Freitas pontuou diversos investimentos que alavancaram a força do município como gerador de prevenção na área de segurança pública, tornando a presença de Guarda Municipal e da Defesa Civil cada vez mais próxima do cidadão, contribuindo, atendendo, protegendo e viabilizando um espaço social mais seguro. 

 

“Recebemos investimentos importantes e soubemos aplicar de maneira que hoje Natal conta com uma Secretaria de Segurança Pública equipada, capacitada e pronta para dar a resposta que a sociedade precisa. Hoje somos um braço forte na área de prevenção e contribuição na segurança municipal, além de darmos o apoio para que outras secretarias possam cumprir seu dever em diversas atuações do município. Nossa meta é avançar na missão de prevenção, proteção e geração de um espaço social seguro para as pessoas”, ressaltou a secretária Sheila Freitas.


Na área da defesa dos direitos humanos e combate a violência a Semdes também cresceu com investimento nos projetos de segurança preventiva operados pela GMN, a exemplo do Programa Semente Cidadã e do Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal, que hoje chegam a atender mais 280 crianças e adolescentes carentes nas zonas Norte e Oeste de Natal. Também foi criado o Centro Municipal de Referência LGBT, e instituído o Plano e o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas de Natal. 

 

Entre outras ações, foi criada a Ronda de Proteção Ambiental da GMN (Ropam), e as rondas Saúde e de Proteção Escolar foram fortalecidas e ampliadas. Já na Defesa Civil Municipal, foram realizados cursos de capacitação profissional direcionado aos agentes e elaborado o Plano Municipal de Contingência de Natal, que foi contemplado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional na relação de projetos de boas práticas de defesa civil no país.





“Nossa missão é dar a atenção que nosso povo precisa, fui eleito para isso, e todos os dias sou cobrado de minha responsabilidade, e venho respondendo com muito empenho e trabalho”, afirmou o vereador Milklei Leite

 Foto: Elpídio Júnior



O primeiro entrevistado da nossa série é o vereador de Natal Milklei Leite de Farias.

Confira a entrevista completa!

Com 43 anos, filho de Francisco carvalho de Farias e Iolanda Maria Leite, possui nove irmãos, casado, dois filhos, Milklei Leite de Farias é natural de São Gonçalo do Amarante. Sua profissão é motorista e cursou o Ensino Médio.


JORNAL CLARIM NATAL - Quando iniciou na política?

VEREADOR MILKLEI LEITE - Nas defesas da classe trabalhadora do transporte opcional de Natal, quando fundamos a ASTOERN (Associação do Trabalhadores do Transporte Opcional do RN)

 

JORNAL CLARIM NATAL - O senhor tem trabalhos comunitários e destacou-se na área dos transportes. Nos conte um pouco sobre suas ações comunitárias. MILKLEI LEITE - A mais de trinta anos como morador do bairro Nossa Senhora da Apresentação, sem querer nos envolvemos em buscar soluções para nosso povo, desde quando eu e minha esposa madrugávamos nas filas dos postos de saúde, onde íamos marcar consultas para pessoas que não podiam ir, ou não tinham parentes que fizessem isso. E daí fomos nos envolvendo no Conselho Comunitário do Loteamento Jardim Progresso, e depois montamos nossa Associação, a ASMANS (Associação do Melhores Amigos do Bairro Nossa Senhora da Apresentação), que fundamos em 2010.

JCN - Qual maior dificuldade em trazer obras públicas para a comunidade?

MILKLEI LEITE - A nossa maior dificuldade era pelo fato de nosso bairro não ter um representante na Câmara, pois sabemos que o líder comunitário muitas vezes pede, implora pelos serviços, mas o poder público não atende. Já com os vereadores é diferente, a atenção do gestor é diferenciada, não deveria ser assim, mais infelizmente é.


JCN - Filiado a qual partido?

MILKLEI LEITE - Partido Verde

 

JCN - O que influenciou sua entrada na política?

MILKLEI LEITE - Ver que existiam pessoas ocupando espaço na política eleitos pelo voto, mas na prática não trabalham em defesa do povo que os elegeu.

 

JCN -- Qual é a sua visão de política?

MILKLEI LEITE - Minha visão é a de que o gestor público deve levar os serviços para perto da sociedade. Minha missão é essa, fazer com que o povo de Natal não precise ir atrás de coisas mínimas como atenção básica de saúde, isso deve estar acessível a qualquer um.


JCN -- Hoje vereador, o que é para o senhor representar sua comunidade de Nossa Senhora da Apresentação?

MILKLEI LEITE - Para mim é uma honra e uma grande responsabilidade, representar o maior bairro de Natal, um bairro muito carente de atenção do poder público, seja na esfera municipal, estadual e federal. Somos mais populosos que muitas cidades do nosso estado, se fossemos uma cidade seriamos a quinta em população, ficando apenas atrás de Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo. Nossa missão é dar a atenção que nosso povo precisa, fui eleito para isso, e todos os dias sou cobrado de minha responsabilidade, e venho respondendo com muito empenho e trabalho.

 

JCN -- Como o senhor pretende atuar em relação às comunidades?

MILKLEI LEITE - Nossa meta é fortalecer as comunidades menos assistidas da nossa cidade. É impressionante ver como nosso povo vem sofrendo por todos esses anos. Existe muita coisa a se fazer em nossa cidade, principalmente na nossa Zona Norte. Temos visitado muitas comunidades, como o Boa Esperança, Nordelândia, Santa Cecília, Salinas, além das nove comunidades do nosso bairro, dentre outras. Em todas, a reclamação é a mesma, Falta de atendimento médico, estar “fora de área” nas unidades de saúde, falta de transporte público ou quando tem é insuficiente, falta de creches, esgoto a céu aberto, ruas sem pavimentação, enfim, temos muito trabalho a fazer. Nosso papel é levar essas demandas para os órgãos públicos e cobrar sua efetivação.

 

JCN -- Qual foi a sua votação?

MILKLEI LEITE - Tivemos 2.721 votos em Natal, desses, 2.563 foram na Zona Norte, aproximadamente 94% dos votos. No Bairro Nossa Senhora da Apresentação foram 1.802 votos, fomos o vereador mais votado no nosso bairro, e o que teve mais votos nas sessões da Zona Norte.


JCN -- O que representa para o senhor, esta renovação na Câmara de Vereadores?

MILKLEI LEITE - Mostra que o povo está pensando mais na hora de votar, mostra que a compra de voto que infelizmente ainda acontece, não faz mais efeito. Essa renovação mostra que o povo está de olho em quem realmente trabalha e em quem só faz falar.

 

JCN -- A campanha foi o que o senhor esperava?

MILKLEI LEITE - Foi sim, entregamos nossa campanha nas mãos de Deus. Uma campanha muito difícil, muito simples, sem recursos, com o pé no chão, com a ajuda dos amigos e familiares, tudo isso nós já esperávamos.  Uma campanha muito diferente, com uma pandemia que não sabíamos como agir. Enfrentamos tudo e todos, e junto com o povo chegamos a nossa vitória.

 

JCN -- Como vereador e morador da Zona Norte o senhor conhece de perto os anseios da população. Quais projetos destaca para esta região?

MILKLEI LEITE - Queremos nos empenhar em cima do plano diretor, o qual esperamos que traga muito desenvolvimento para nossa região, Vamos lutar para trazer o saneamento e a pavimentação para 100% da Zona Norte, com a licitação do transportes. Queremos nosso povo com transporte de qualidade e com linhas que atendam todas as comunidades e que levem nosso povo à todos os lugares da nossa cidade.



JCN -- Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? Quais precisam ser tratados com prioridade?

MILKLEI LEITE - Em primeiro lugar, destaco a baixa qualidade do nosso transporte público, uma das tarifas mais caras do Nordeste e um dos piores sistemas.  Em segundo, a falta de oportunidade para nossos jovens. Falta esporte, falta lazer e falta principalmente emprego, o que resta para a maioria deles, é o mundo da criminalidade e das drogas. Precisamos de um plano de ação muito específico para esse tema. Em terceiro, destaco a falta de creches para nossas crianças, muitas mães que poderiam estar em alguma atividade profissional, hoje fica impedida por falta de um lugar para deixar seus filhos, no bairro Nossa Senhora da Apresentação por exemplo, são mais de 6 mil crianças fora das creches, com uma população com mais de 102 mil habitantes temos apenas 2 creches.

 

JCN -- Qual sua opinião sobre o Plano Diretor de Natal?

MILKLEI LEITE - É um dos pilares para o desenvolvimento de toda cidade, Natal é uma das únicas capitais que não tem um Plano Diretor atualizado. Essa revisão é mais que necessária, vamos defender um plano diretor moderno e sustentável, que traga desenvolvimento, mas sem trazer grandes impactos para nosso meio ambiente. A Zona Norte precisa muito dessa revisão. Precisamos ampliar as edificações da região, mas esquecer os valores tem que ser acessível para o povo da região. Nosso povo tem se mudado para outras cidades como Extremoz e São Gonçalo, por falta de opções viáveis na Zona Norte, isso não pode continuar a existir.

 

JCN -- Quais comissões e frentes parlamentares o senhor participa na CMN?

MILKLEI LEITE - Sou Presidente da Comissão de Transporte, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos, membro da Comissão de Ética, e. farei parte como membro da Frente Parlamentar em defesa dos conselhos tutelares. 

 

JCN -- O senhor tem algum projeto voltado para os carroceiros?

MILKLEI LEITE – Sim. Os carroceiros são uma classe de trabalhadores que acompanho muito de perto, quero trabalhar para valorizar cada um deles. Uma de nossas missões é poder ver cada um deles envolvidos em outra atividade que possam sustentar sua família com dignidade, mas para isso, o poder público deve fazer sua parte, que ainda não fez. Dizer que vai tirar o carroceiro da rua é fácil, levar oportunidade e opções de qualificação e emprego é outra coisa. Nenhum carroceiro quer ver seu filho crescer em cima de uma carroça, mas se o poder público não agir com políticas públicas, isso é o que pode acontecer no futuro. Lutaremos para que isso não aconteça.

 

 

JCN – A Zona Norte possui um dos maiores eventos esportivos, a Copa Milklei Leite. Como funciona o projeto?

MILKLEI LEITE – A Copa Milklei Leite existe há 12 anos, quando iniciou em 2010. O maior evento esportivo do Nossa Senhora da Apresentação possui em torno de 800 atletas, 20 equipes e tem a duração de seis meses. O evento é realizado no Campo Bola Sete, na Avenida Industrial, Jardim Progresso. Muitos atletas já saíram da copa para times como América, Globo, Alecrim, ABC, inclusive times de fora do RN.

 

JCN – O senhor tem diversos projetos na área esportiva. Fale sobre o assunto.

MILKLEI LEITE – No índice criminalidade, trabalhamos com jovens, retirando-os da rua, através de projetos como Escolinha Brasil, Projeto Fênix, Escolinha Havaí, entre outros de outras regiões. Cuidamos desses jovens para que eles possam ser alguém no futuro. Defendemos a prática do skate, capoeira, karatê e muitos cursos profissionalizantes para preparar os jovens para o mercado de trabalho.

 

JCN -- Quais seus principais projetos?

MILKLEI LEITE – Criamos um projeto de Lei que Institui uma Frota Suplementar de Emergência no transporte público de Natal, ele será formado com carros do transporte escolar, de fretamento, turismo e opcional. É uma forma de aumentar o efetivo de transporte diante dessa pandemia e reduzir a superlotação nos ônibus, esse projeto entrará em votação em breve e estamos confiantes que será aprovado na Câmara.

 

JCN -- O senhor pretende concorrer a deputado nesta próxima eleição? 

MILKLEI LEITE – Nossa dedicação no momento é desempenhar da melhor forma nosso mandato de vereador, nosso partido terá uma nominata para deputados estadual e federal. Não estamos com esse pensamento no momento, mas na política tudo é muito dinâmico, mas só entraria numa disputa para deputado se enxergasse viabilidade de vitória e se isso fosse importante para nossa Zona Norte. Muita gente está desejosa que saiamos candidato, o tempo e o trabalho dirão.

 

JCN -- O senhor deseja acrescentar alguma informação?

MILKLEI LEITE – Pretendemos ajudar a arborizar muitas praças de nossa cidade, ja fizemos em algumas, precisamos intensificar, para ajudar a melhorar nosso meio ambiente para as próximas gerações. Nosso planeta tem muita poluição e precisamos combater isso também.

 

JCN -- Deixe uma mensagem.

MILKLEI LEITE – Que nesse momento que estamos vivendo possamos ajudar ao próximo ter mais amor pelas pessoas, este momento temos que ter muita solidariedade com o próximo. Que Deus nos livre o quanto antes deste mal do Covid-19.

Grupo apresenta projeto de fábrica de cimento e exploração mineral em Mossoró

 Fotos: Elisa Elsie




O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, conheceu nesta sexta-feira (28) o projeto ABG Mineração, que será instalado em Mossoró e inclui exploração mineral e fábrica de cimento. O principal investidor é a espanhola Cementos La Union, que atua também no Egito, no Chile e na República Dominicana.

 

Os representantes Bruno Camargo e Jairo Abud apresentaram a proposta também aos secretários adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato e adjunto de Tributação, Álvaro Luiz Bezerra; além do diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, que atualizou o andamento das licenças ambientais.

 

A empresa já tem 2.100 hectares de direitos minerais e adquiriu 800 para exploração de jazidas, com 20% de reserva legal. A área fica a 34 quilômetros de Mossoró, a 70 quilômetros da rodovia BR 304, e é desabitada, o que não demandará qualquer processo de desapropriação. 

 

Bruno Camargo destacou a geração de postos de trabalho. Serão em torno de 800 vagas durante a construção e 300 empregos diretos na operação, estimando ainda 1.200 indiretos.

 

A previsão de faturamento anual chega a R$ 700 milhões, com R$ 222 milhões de impostos pagos ao ano. A empresa europeia tem lucro anual de 350 milhões de euros. A indústria terá capacidade de produzir 10 milhões toneladas/ano e o investimento previsto é de R$ 1,5 bilhão.

 

Também acompanharam o encontro o sócio da Progel (Projetos Geológicos Ltda) Gutemberg Dias, e Felipe Arraes, diretor comercial da empresa de consultoria que apoia o projeto no RN.

 

O vice-governador deu boas-vindas à fábrica e destacou aspectos do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) que beneficiam investimentos.

 

"Encontramos o estado em uma situação muito difícil, inclusive com atraso de pagamento de servidores, mas o programa do governo é focado no desenvolvimento. Graças ao Proedi os investimentos têm chegado ao RN”, disse, ao oferecer apoio e informar que as licenças ainda pendentes estão seguindo rito técnico.

 

“Não há nenhuma queixa da conduta do Idema, e sempre procuramos cumprir as exigências ambientais. Na Europa há uma preocupação muito grande com essa questão e o grupo jamais ia querer um empreendimento que não desse a devida importância a isso”, salientou Jairo Abud.

 

Os representantes da ABG Mineração disseram ainda que haverá prioridade para produção brasileira, em detrimento de importações, e que a comunidade local terá prioridade nos empregos gerados.

Vereador Paulinho Freire é eleito presidente da FECAM-RN

 


O presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Paulinho Freire, foi eleito na última sexta (28), presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN) para o biênio (2021/2022).


A eleição aconteceu na sede da federação, em Natal, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19, durante todo o dia, e contou com a participação de 150 votantes, dos quais 108 votaram no vereador natalense, que agora irá assumir pela segunda vez o comando da instituição.

"Agradeço a todos que confiaram em nossa chapa. Saibam que retomaremos nosso trabalho com o entusiasmo e seriedade de sempre. Quero relembrar que a Fecam-RN é de todos. O vereador é o agente público mais próximo ao cidadão por isso queremos fortalecer os vereadores potiguares, preparar esses parlamentares e qualificar cada vez mais as Câmaras Municipais para os debates e trabalhos legislativos gerando mais convênios e cursos. Vamos prestigiar principalmente as Câmaras pequenas, que tanto precisam de apoio, e assim fomentar o legislativo municipal em nosso Estado para que o trabalho do vereador seja fortalecido, reconhecido e respeitado", declarou Paulinho Freire.

A diretoria da Fecam-RN passa a contar ainda com o vereador Ivanildo dos Santos Costa (Caicó), na 1ª vice-presidência e os parlamentares: Rosalba Marinho de Macedo Souza (São Rafael), Antônio de Souza Maia Júnior (Apodi) e José Gilberto da Silva (João Câmara), nas 2ª, 3ª e 4ª vice-presidências, respectivamente. Os vereadores Gelson Vitor (Nova Cruz) e Fagner Ferreira da Silva (Monte Alegre) são o 1º e 2º secretários e os tesoureiros são os parlamentares Jéssica Leite Queiroga Sales (Olho D´Água dos Borges) e Rodrygo Sowhammy dos Santos do Nascimento (Serrinha). A chapa ainda é formada pelo Conselho Fiscal, suplentes e coordenadores regionais. Atualmente, a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte conta com 163 câmaras filiadas.

Coluna Sociedade & Cidadania com Lima Freire


 Desta vez, iremos nos reportar a infraestrutura colocada à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras, durante a pandemia, como garantia mínima de segurança no trajeto entre a residência e o local de trabalho dos natalenses.

Todos nós estamos bem cientes dos riscos aos quais estamos expostos ao nos ausentar das nossas residências, quer seja para ir ao trabalho,  supermercados ou farmácias; porém, entre todos os deslocamentos que necessitamos fazer, há um que geralmente fazemos usando o transporte coletivo, é o deslocamento entre a nossa casa e o local de trabalho.

Nos últimos dias não tem sido tranquila essa viagem, tendo em vista que os transportes estão trafegando lotados.

Vale lembrar que na pandemia, as empresas de transportes de passageiros em Natal, reduziram deliberadamente a quantidade de carros nas linhas, atitude essa que desagradou a população e causou superlotação nos poucos ônibus.

Ressaltamos que, o serviço de transporte coletivo da cidade é um bem público e assim ter o cidadão como prioridade, esse serviço pertence a cidade e deveria ser outorgado através de licitação pública, mas, em Natal não é!

Esse fato, vem causando um grande desconforto à população, um vez que: os natalenses encontram-se à mercê dos empresários dos transportes coletivos, os quais não respeitam o povo, o prefeito da cidade, o secretário da STTU Secretaria Municipal de Transportes e Transito Urbano, os fiscais da STTU e como se não bastasse, o Ministério Público, esse último determinou o retorno, às ruas, de 100% da frota dos coletivos, há aproximadamente um mês, e até agora não houve ninguém em condições de fazer com que os empresários de ônibus cumpram com as determinações impostas.

Até aqui não houve punição e nem advertência para os desobedientes envolvidos; será que está havendo prevaricação por parte dos agentes públicos? Ou, o que há é uma conivência coletiva?

Está mais aproximado de prevaricação, pois todo o aparato público disponível, as empresas, aparenta um aparelhamento dessas usurpadoras do serviço público, o qual deveria ser objeto de certame licitatório.

Contudo, o bicho não está tão feio assim! A população de Natal não está mais sozinha, nos últimos dias começou a brilhar “uma luz no fim do túnel”, tivemos notícias boas em relação ao transporte público em nossa cidade e capital potiguar.

Apareceu uma alma boa no cenário político natalense, trata-se do vereador recém-eleito Milklei Leite, morador da Zona Norte, um dos cinco vereadores eleitos na região Norte em 2020.

É bom destacar que por iniciativa do vereador Milklei Leite tramita um projeto de lei que, se aprovado, autoriza proprietários de veículos escolares(Vans), ônibus de turismo e outros, fazerem o transporte de passageiros em horário de pico como frota suplementar, tal medida desafogaria grandemente a superlotação dos ônibus, todavia, o plenário da Câmara Municipal vetou a urgência do projeto, postergando a possibilidade de um refrigério para os trabalhadores e trabalhadoras que são usuários dos transportes coletivos de Natal.

Ora, a maioria dos vereadores são sabedores da penúria que a população passa com transportes precários, passagens caríssimas e lotação acima do permitido, mesmo assim não enxergaram a necessidade da urgência em meio a pandemia.

Destacamos que, estamos acompanhando o desenrolar dessa querela na Câmara Municipal, e seria de grande valia a população também acompanhar e fortalecer a iniciativa do vereador Milklei Leite, como também, cobrar dos demais vereadores a adesão ao projeto de lei, uma vez que sendo aprovado beneficiará todos os usuários dos transportes coletivos, até que o município tome vergonha e faça a licitação dos transportes em Natal