A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas),
criou o setor de Pendências e Ocorrências do Cadastro Único, responsável por
verificar todos os cadastros realizados no município de Natal, nas unidades
específicas deste serviço e nos CRAS. O objetivo é identificar e tratar as
ocorrências e pendências existentes, reduzindo o número de divergências
cadastrais, com impacto na concessão dos benefícios para as famílias e na qualidade
da base de dados do Cadastro Único.
“Devido à grande demanda de solicitações da população para ser
inserida no cadastro único neste momento de pandemia, percebemos que muitos
usuários acabam ficando com cadastros pendentes, cadastros em ocorrência e
famílias que o sistema não gera o número do NIS. Criamos o setor com a
necessidade de atender melhor às famílias para o recebimento dos benefícios e
ter o sistema atualizado e de forma correta. Analisaremos toda a lista do
cadastro do município de Natal sem precisar ter contato direto com a família
durante esse período em que estamos vivendo”, informa o titular da Semtas,
Adjuto Dias.
A equipe responsável pelo setor é a mesma da unidade móvel do
Cadúnico que após a pandemia trabalhará em um sistema de três dias externos e
dois internos.
O setor também subsidiará as capacitações continuadas dos
entrevistadores do Cadastro Único por detectar os principais erros dentro do
sistema, como duplicidade de RG, CPF ou alguns blocos que não foram preenchidos
corretamente, através de reuniões mensais, onde serão dadas instruções,
verificações dos erros e contato com as famílias inseridas nos programas.
“Neste primeiro momento estamos priorizando, a verificação dos
cadastros que estão com o status “em cadastramento”, onde não ocorreu a geração
do Número de Identificação Social (NIS), para que seja possível a resolução,
antes que o cadastro seja excluído pelo sistema, dado que essa ação ocorre em
exatos 30 dias”, esclarece Andreia Melo, chefe do Setor do Cadastro Único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário