quarta-feira, 31 de março de 2021

Coluna Sociedade & Cidadania com Lima Freire



Hoje, vimos tratar de uma outra maneira, um problema já conhecido, desta vez, buscando por entendimento melhor e mais amigável do problema que culminou com as medidas concernentes a saúde do potiguar frente a Covid-19.

Gostaríamos, não somente de chamar a atenção, mas, que haja uma ação proativa por parte dos seres humanos conviventes no Estado.

Somos todos sabedores dos problemas causados por essa pandemia que se instalou mundialmente, também, somos sabedores das medidas preventivas ao contágio, como “usar máscaras e adequadamente, usar álcool em gel, lavar as mãos constantemente, evitar levar as mãos aos olhos e boca, e o mais importante: evitar aglomerações e se possível ficar em casa”.

Não sou defensor do lockdown, mas é preciso entender que essa medida tão amarga está sendo necessária porque nós não estamos fazendo nossa parte corretamente.

Sabemos ainda, que não há vacinas suficientes para todas as pessoas no momento e, que não há vagas nas UTIs e Pronto Socorros no Estado para atender a demanda que cresce a cada dia, com novos casos da doença.

Assim, chamamos a atenção de todos e todas para redobrarmos os cuidados, lembramos que não se trata, apenas, das nossas vidas, mas, da vida dos nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e etc...

É nossa responsabilidade preservar a nossa vida e a vida dos outros também, isso é solidariedade!

Se você está trabalhando presencialmente, quer seja no Comércio ou outro tipo de emprego, ao término do seu expediente, retorne para casa e não faça aquela esticadinha até o barzinho, ou outro local de diversão coletiva; não saia de casa sem uma razão forte, não é momento de passeios ou de festinhas, lembrem-se que estamos vivendo algo novo e o que está em jogo é a nossa vida. Portanto, o que deve nos mover é o instinto de sobrevivência.

Entendemos que o fechamento de lojas, shoppings e outros comércios, têm feito muita gente perder seus empregos e renda, com isso, um número grande de pessoas estão em situação de fome e miséria; no entanto, a situação de agravamento de todo esse caos social em que estamos metidos, foi provocado por um agente alheio a nossa vontade, o vírus tem feito vítimas no mundo todo, por isso será necessária a nossa conscientização para combater essa pandemia de forma inteligente e eficaz.

Por esse motivo, chamamos a atenção dos nossos leitores para que unidos possamos ter êxito no combate ao agente biológico causador dessa pandemia.

Mas, como podemos contribuir no combate a essa praga?

Em primeiro lugar, devemos nos abster de estar saindo de casa sem necessidade; usar corretamente a máscara, cobrindo o nariz e a boca; lavar as mãos constantemente; usar o álcool em gel quando necessário (tomando os devidos cuidados para evitar acidentes); não fazer uso de medicamentos sem a orientação médica ou de eficácia duvidosa; nesse momento é dispensável as visitinhas inesperadas a amigos ou familiares.

Essas são algumas medidas que irão ajudar e muito, no combate ao contágio, e estão ao alcance de todos nós com vista a inibir a proliferação do vírus.

Nós todos temos responsabilidade e precisamos dar a nossa contribuição com consciência e proatividade, não descuide, a vida é o bem mais precioso do ser humano. Avante, venceremos Deus quer!    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário