Fotos: Argemiro
Foram observadas todas as regras sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que ingressarem no local, aferição de temperatura, álcool em gel 70, filas de vendas e entradas das salas com distanciamento mínimo de 1,5m, demarcações no chão, assentos intercalados e a sanitização de equipamentos e salas de exibição.
De acordo com Ana Valda Galvão, diretora jurídica do Procon, a ação é importante para verificar se os cinemas estão cumprindo com o protocolo determinado pelo Decreto Municipal. “Pudemos constatar que os cinemas estão de acordo com as normas, cumprindo com dispensers de álcool, marcações no chão mantendo a distanciamento correto, poltronas corretas, aferição da temperatura dos clientes antes de entrar no estabelecimento e outros quesitos exigidos no decreto”, afirmou.
Kesia Rocha, gerente do Cinépolis do Natal Shopping, disse que o trabalho para o cumprimento do decreto foi iniciado logo que publicado. “Assim que tomamos conhecimento do decreto, começamos a nos preparar para receber nossos clientes. Estamos atentos em todos os detalhes para o bem de todos”, disse.
Durante a inspeção, foram observadas algumas não conformidades, nas quais foi dado um prazo curto para tomarem providências, uma vez que o intuito da vigilância sanitária é que se adéquem aos itens do decreto e não impor algum tipo de penalidade. As ações de fiscalização irão continuar, diariamente por toda Natal.
Semana Lixo Zero: Semurb e Urbana realizam ações de conscientização
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e a A Companhia de Serviços Públicos de Natal – Urbana – participarão da Semana Lixo Zero, que terá atividades no Parque da Cidade, nos dia 4 e 5 de novembro. O evento é uma mobilização nacional, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ) e organizado por voluntários locais. Além de Natal, mais 80 cidades brasileiras participam do evento.
As ações da Semana serão iniciadas na terça (3) e seguem até dia 7 de novembro e têm como tema “Bons Exemplos Inspiram”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelos resíduos. A ideia é mostrar para a sociedade que pequenos gestos podem fazer diferença no cuidado da gestão e encaminhamento de resíduos, e que os bons exemplos podem nascer das adversidades, como o que vivemos atualmente com a pandemia e já gerou grandes mudanças.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, pontuou: “Não poderíamos deixar de participar desse importante evento que trata sobre a correta destinação dos resíduos visando ao encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução da geração de lixo com produção responsável, consumo consciente, reutilização de embalagens e materiais, por exemplo”.
Dentro da programação, a Semurb realiza live no dia 4 de novembro, às 10h, sobre gestão de resíduo domiciliar com o geógrafo e educador ambiental do Parque da Cidade (Semurb), Célio Roberto Pachêco. A entrevista será conduzida pelo jornalista Geider Henrique Xavier, no perfil oficial da Semana Lixo Zero em Natal - @semanalixozeronatal.
Em seguida, a partir das 11h, será realizada outra live, dessa vez com o tema gestão de resíduos reciclados. O conferencista será Iguatemir de Carvalho Gomes, geógrafo e educador ambiental do Parque da Cidade (Semurb). O jornalista Geider Henrique Xavier conduzirá a entrevista no perfil oficial da Semana Lixo Zero em Natal - @semanalixozeronatal.
No dia 5 de novembro, das 15h30 às 17h30, acontece o evento Árvores Tecnológicas no Parque da Cidade. A trilha se inicia no Pátio da torre e segue ao longo da Trilha Pavimentada e será intermediada por Kaleb da Silva Melo (CEO portal das árvores – Treeidlegal). O participante poderá fazer a identificação de espécie de árvores e registro de sua visitação por meio da leitura do QR code, formando um mapa arborístico no trecho visitado.
URBANA
A Companhia de Serviços Públicos de Natal – Urbana, direcionará os resíduos comuns, como podas, resíduos da construção civil, para os Ecopontos. Os resíduos especiais são direcionados para os parceiros do Instituto Lixo Zero, divulgado em suas redes. Em 2019 foram coletados 1.129 toneladas de resíduos sólidos diariamente em Natal. “Somos parceiros do Instituto Lixo Zero por também defendermos uma cidade sustentável, reduzindo os resíduos jogados nas ruas, terrenos e canteiros de Natal”, disse Ivanilde Rocha, Gerente de Meio Ambiente e Educação Ambiental da Urbana.
Ecopontos são equipamentos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (1m²), grandes objetos e resíduos recicláveis, é um local que busca organizar os prestadores de serviços autônomos para que façam um serviço melhor, assim reduzindo a geração desse tipo de resíduos nas ruas da cidade. Atualmente são três ecopontos em Natal: Em Ponta Negra, Rua Praia de Muriú, S/N; Na Cidade Alta, Rua Mermoz, S/N; No Parque dos Coqueiros, Av. das Seringueiras, nº 03.
LIXO ZERO
O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. É “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”, segundo o Zero Waste International Alliance.
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) foi fundado em 2010. É uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Sendo assim, a Urbana entra como parceira na Semana Lixo Zero, que acontecerá de 03 a 07 de novembro, este ano com abertura no Parque da Cidade, dia 03 de novembro, com ocorrência de Lives nas redes sociais. Toda a programação da Semana do Lixo Zero pode ser encontrada no perfil do Instituto Lixo Zero no Instagram: @semanalixozeronatal.
Guarda Municipal qualifica agentes patrimoniais para melhorar segurança nas UBSs de Natal
A equipe técnica da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) se encontra promovendo palestras de Postura, Procedimentos e Medidas de Segurança Preventiva direcionadas aos agentes patrimoniais do município que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A iniciativa busca aprimorar a segurança nesses locais, integrando ações, fortalecendo atitudes e conceitos de prevenção.
O trabalho é realizado pelos guardas municipais que integram a RondaS/GMN e acontece diretamente em cada UBS onde é agendada uma data e os agentes patrimoniais lotados naquela unidade comparecem para o momento de reflexão, troca de experiência e aprimoramento do conhecimento, tendo como fator de estudo a própria unidade de saúde, que é analisada e pontuda medidas de melhoria da segurança. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, comentou a secretária da Semdes, Mônica Santos.
Um ponto importante levantado pelo subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, é que as palestras preventivas também são utilizadas para aproximar e integrar os agentes patrimoniais e os guardas municipais no tocante a procedimentos e interação mútua contribuindo para a segurança dos profissionais e pacientes que utilizam a unidade. “O agente patrimonial é um elo importante na cadeia de segurança voltada as unidades de saúde, pois sua ação vem a contribuir com o trabalho da Guarda e ajuda na melhoria da segurança do local”, comentou o subcomandante.
O coordenador do RondaS/GMN, R. Costa, adiantou que esse trabalho deve ser realizado periodicamente e já ocorreu nas unidades de saúde da África e da Redinha, e segue agora para as UBS do Parque das Dunas, Vista Verde e Pompéia. “A capacitação e palestras para os agentes patrimoniais da Saúde do município faz parte do trabalho do RondaS, que age ainda com patrulhamento diário 24h por dia em todas as regiões de Natal”, contou.
A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário