sexta-feira, 30 de outubro de 2020

“Não vejo a política como profissão, mas sim como uma oportunidade de ampliar boas ideias que contribuam para o bem comum da sociedade em geral”, falou o candidato a vereador Chico da Saúde


O 49º (quadragésimo nono) entrevistado da série é o candidato a vereador, Francisco Ribeiro, conhecido como “Chico da Saúde”, morador da Zona Oeste de Natal, que falou sobre suas propostas, como também o motivo de lançar seu nome como candidato a vereador de Natal, entre diversos assuntos.

Confira a entrevista completa!

 

Francisco Ribeiro da Silva, 45 anos, casado, tem filhos, nasceu em Dona Inês, cidade da Paraíba e reside há vinte anos na região Oeste de Natal.

Possui o Ensino Superior Incompleto e é Técnico de Enfermagem. Exerce cargo público como profissional da área de saúde.

 

JORNAL CLARIM NATAL - Por que lançou seu nome como candidato a vereador de Natal?   

CHICO DA SAÚDE - Minha candidatura se deu por observar no dia a dia de minha profissão e da comunidade a necessidade de um representante que fale e viva a realidade da população usuária dos serviços públicos municipal, em especial o de saúde oferecidos em Natal.

 

JCN - Filiado a qual partido?   Por quê?

CHICO DA SAÚDE - Sou do Partido Social Cristão (PSC). Pelo comprometimento, respeito e seriedade representado pelos seus colaboradores. Por me identificar com a política construtiva e participativa desenvolvida pelos seus representantes.

 

JCN - Política é profissão?

CHICO DA SAÚDE - Não vejo a política como profissão, mas sim como uma oportunidade de ampliar boas ideias que contribuam para o bem comum da sociedade em geral.

 

JCN - Qual é o papel do vereador?  

CHICO DA SAÚDE - Cabe ao vereador no âmbito das atribuições que lhe  compete: representar a população, elaborar, debater e votar as leis que regulamentam as ações dos órgãos municipais e do cotidiano da população; como também fiscalizar as ações do poder executivo municipal no cumprimento de suas obrigações para com a população usuária dos serviços públicos. Exercer de forma democrática o cargo implementando soluções para as variadas demandas da população.

 

JCN - Quais principais projetos fazem parte de sua candidatura? Cite os principais.  

CHICO DA SAÚDE - SAÚDE: Projeto Saúde para Todos, onde tenho por finalidade promover a ampliação dos meios de acesso às consultas, exames e tratamentos voltados para as demandas de alta complexidade.     

EDUCAÇÃO: Pretendo trabalhar para ampliar a Educação em tempo integral para os CMEIs, possibilitando o melhor desenvolvimento social da criança enquanto seus pais estão trabalhando.     

SEGURANÇA: Promover a valorização do profissional e do sistema de guarda municipal como um todo, buscando incentivar a ampliação do quadro, melhores condições de trabalho e valorização salarial.     

TRANSPORTES: Promover a atualização e melhoramentos de qualidade da frota de ônibus em Natal e dos roteiros dentro dos bairros de acordo com a real necessidade do usuário.      

OFICINA DE PROFISSÕES: Promover a realização de cursos de capacitação profissional na área de cuidador, esteticista, entre outros para os jovens aprendizes das comunidades.    

 MEIO AMBIENTE: Incentivar o plantio de árvores dentro da cidade, visando melhorias na qualidade do ar e colaborar para a preservação da natureza em nossa capital.     

ESPORTE: PROJETO PLANO DE SAÚDE, realizando durante dias da semana ações de educação física para o público infanto juvenil e idosos, como também orientação voltados para a prática da alimentação saudável e seus benefícios.     

 

JCN - Qual sua bandeira de destaque que será espelho do seu mandato, caso seja eleito? 

CHICO DA SAÚDE - Representatividade e transparência em nome de uma Natal melhor.

 

JCN - Qual o slogan de sua campanha?

CHICO DA SAÚDE - Saúde para Todos!


JCN - Como não ficar refém dos partidos?

CHICO DA SAÚDE - Buscando promover uma gestão democrática e participativa junto às comunidades.

 

JCN - Qual avaliação você faz hoje a respeito da saúde em Natal?

CHICO DA SAÚDE - A questão saúde em Natal sempre foi delicada. A falta de equipamentos e material humano sempre foi um problema presente. Quando eleito pretendo fiscalizar as ações e os recursos destinados para esta área tão importante para a vida do cidadão natalense.

 

JCN – Como profissional da saúde, você tem algum projeto voltado para este segmento?

CHICO DA SAÚDE – Sim. Tenho como projeto promover a ampliação dos meios de acesso às consultas, exames e tratamentos voltados para as demandas de alta complexidade.

 

JCN - Nesta pandemia você trabalhou na linha de frente, mais especialmente nas UTIs. Como avalia a situação da saúde no enfrentamento à Covid?

CHICO DA SAÚDE – Sim. durante esse período trabalhei no Hospital de Campanha. É fato que o covid-19 pegou todo mundo de surpresa e que a meu entender foi feito o que foi possível no momento. Houve falta de material específico, contaminação de profissionais e mortes também. A questão covid-19 foi e ainda é de grande complexidade para a saúde pública de modo geral.

 

JCN - Você se inspira em alguém na política?  

CHICO DA SAÚDE – Não. Para mim a brilhante trajetória como profissional e pessoa do doutor Januário Cicco foi de importância ímpar para a população e também para a história do Rio Grande do Norte. Sempre admirei a pessoa desse grande potiguar.

 

JCN – Quem você apoia para prefeito de Natal? Por quê?

CHICO DA SAÚDE - O meu apoio é para o Coronel Azevedo pela seriedade, dedicação e profissionalismo, o qual vem desenvolvendo sua trajetória política no Rio Grande do Norte.

 

JCN – Como você pretende atuar se eleito for?  

CHICO DA SAÚDE - De forma participativa, ouvindo a população e buscando soluções para os problemas da cidade. Trabalhando em prol do bem estar do povo natalense.  Pretendo realizar um trabalho de compromisso com o eleitor. Buscarei contribuir com as soluções das demandas e necessidades identificadas nas comunidades. Farei um trabalho presencial nos bairros, observando as peculiaridades de cada região. Exercerei um trabalho de intermediação entre a população e seus direitos previstos em lei. Exercerei com rigor o trabalho de fiscalização do orçamento público municipal e das ações do poder executivo.

 

JCN – Qual mensagem gostaria de deixar.

CHICO DA SAÚDE - "Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme". Pv. 29.2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário