terça-feira, 16 de junho de 2020

“Sou a favor da candidatura independente, com isso acaba o pedágio partidário”, afirmação do pré-candidato mdbista Jonath


Nosso 19º (décimo nono) entrevistado da série é o pré-candidato a vereador de Natal, Jonath José da Silva de Paula, morador da Zona Norte de Natal que em entrevista falou sobre o motivo de sua intenção de se lançar como pré-candidato a vereador de Natal, seus projetos futuros e muitos outros assuntos.

Confira a entrevista completa!

 Jonath José da Silva de Paula, mais conhecido como Jonath Silva, 28 anos, casado e dois filhos. Nascido em Natal/RN ele mora na Zona Norte de Natal, Bairro Lagoa Azul, Conjunto Nova Natal.Estudou o Ensino Fundamental e concluiu o Médio na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros.  Atualmente é estudante do Curso Pleno de Teologia no Seminário Teológico Herland Graham (STHG) - Natal-RN.Tem a formação de vigilante, função que exerce atualmente.Não exerce e nunca teve nenhum cargo público.

 

JORNAL CLARIM NATAL - Por que pretende se lançar como pré-candidato vereador de Natal?     

JONATH SILVA – Estou insatisfeito com o poder legislativo do nosso município, não só eu, mas toda Natal. Por onde eu ando, as pessoas clamam por mudança, não aguentam mais. Vereadores não fiscalizam o dinheiro público e o Executivo, principalmente aqueles que têm cargo amarrado com o prefeito. A corrupção mata mais que qualquer vírus ou outra doença qualquer.

 

JCN - Filiado a qual partido?

JONATH SILVA – MDB - Movimento Democrático Brasileiro

 

JCN - Quando você iniciou na política?

JONATH SILVA – Desde a adolescência sempre gostei de políticas públicas no geral. Este ano pretendo disputar uma das vinte e nove cadeiras da Câmara Municipal de Natal pela primeira vez.

 

JCN - Qual é a sua visão de política? 

JONATH SILVA – A política é a arte de governar, de administrar e cuidar das instituições públicas. O povo paga impostos e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de todos como, por exemplo, para a construção de escolas, creches, hospitais, UBS, estradas, professores para ensinar as crianças, jovens e médicos para cuidar da nossa saúde, Se o nosso dinheiro não for bem empregado não teremos o bens e serviços que precisamos para viver.

 

JCN - Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2020? 

JONATH SILVA – São as melhores possíveis. Por onde ando o povo clama por mudança. Agradeço a Deus, pela confiança dos amigos e familiares, pela força que me dão nos projetos. A Zona Norte é esquecida pelos políticos. O povo está cansado e pede por mudança.

JCN - Qual é o papel do vereador? 

JONATH SILVA – O vereador representa os interesses da população perante o poder público, criar, extinguir e emendar leis, que seja de interesse público, e fiscalizar as ações do poder executivo municipal.

 

JCN - Quem Você apoia para Prefeito de Natal? Por que?

JONATH SILVA – No momento ninguém. Se lá na frente aparecer alguém que tenha os mesmos pensamentos que defendo, irei apoiar. Independentemente de qualquer um que se eleja, irei cobrar e fiscalizar, para o bem estar do povo, “caso eu for eleito".

 

JCN - Qual sua bandeira de destaque que vai ser espelho do seu mandato, caso seja eleito?

JONATH SILVA – Aprendi que o político é empregado do povo e o maior valor é a confiança das pessoas, minha maior bandeira “é a reforma da consciência política”. O dever do político é servir e não ser servido. É ter comprometimento e responsabilidade com o dinheiro público. Entender que o dinheiro público não é dele, é do povo, e ter a obrigação de zelar e saber direcionar para onde existem prioridades. “Se cada político refletir e tiver consciência disso, naturalmente a garantia da saúde, segurança e educação, dentre outros aspectos sociais serão efetivos”.

 

JCN - Se inspira em alguém na política?.

JONATH SILVA – Sim, naqueles que cuidam do dinheiro público, que não têm escândalo de corrupção, e que têm Deus no coração.

 

JCN – Como está hoje a aceitação ao seu nome nas ruas do município?  

JONATH SILVA – Graças a Deus o povo está reconhecendo o nosso trabalho na Zona Norte, principalmente no bairro Lagoa Azul, onde nosso trabalho é concentrado. Mesmo sem mandato político estamos fazendo um lindo trabalho, possibilitando que várias pessoas sejam abençoadas.

 

JCN - Você é presidente de uma ONG Transformando Vidas e Reeducando na região norte de Natal. Como funciona e quais projetos são realizados na ONG?

JONATH SILVA – Sim, trabalhamos com reforço escolar, com o EJA, palestras educativas, aulas preparatórias para o ENEM, cursos profissionalizantes e Taekwondo, com a pretensão de colocar mais projetos no futuro próximo.

 

JCN - Fale sobre a importância deste trabalho para a população da Zona Norte de Natal?

JONATH SILVA – Nosso trabalho visa preencher lacunas deixadas pelos órgãos públicos, além de preparar cidadãos para o mercado de trabalho. Nossa missão é impulsionada pelo princípio cristão: “Servir ao próximo é a continuação da adoração ao Criador”, em parceria com outras ONGs e associações, e independente de fé, pois o amor que nos une em Cristo é superior às pequenas diferenças que nos separam. “Quem não vive pra servir, não serve pra viver”. Diante disso, nossa missão é atender, dentro da função do cargo que pretendemos ocupar, as necessidades da população de um modo geral.

JCN -  Quais projetos farão parte de sua pré-candidatura? Cite os principais.

JONATH SILVA – Mesmo sem mandato, tenho realizado alguns projetos na área da educação, esportes e outros. Continuarei fazendo, tenho projetos para área de saúde, educação e esporte, no momento certo serão divulgados.

 

JCN – O pré-candidato é conhecedor dos problemas que afetam a cidade? Quais precisam ser tratados com prioridade? 

JONATH SILVA – Sim, a saúde, pois sou usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e sofro junto com a população natalense por falta de medicamentos nas UBS, falta de materiais de curativo; exames que são marcados com sessenta a noventa dias, bem como a UPA Pajuçara com a máquina de Raio X parada há muito tempo, dentre outros problemas que são vivenciados pelas pessoas que procuram o Sistema de Saúde. A corrupção mata na fila do SUS devido a falta de leitos, e medicamentos; a Educação, a qual apresenta muitos problemas, o qual posso destacar a procura de vagas em creches e escolas municipais que os pais dependem de sorteios para garantir uma vaga (a falta de investimento e a corrupção no desvio de verbas mata os sonhos das crianças e de seus familiares); outro problema está relacionado às Praças Públicas que precisam ser reformadas; também a revitalização de estradas, e como exemplo: a Avenida Felizardo Moura; há o transporte público, neste ponto, a corrupção ajuda a matar nas estradas irregulares.

 

JCN – Você é a favor ou contra a candidatura avulsa? Por que?

JONATH SILVA – Sou a favor da candidatura independente, com isso acaba o pedágio partidário, e isso seca uma das fontes da corrupção municipal, que de certa forma alicerça a roubalheira em plano estadual e federal.

 

JCN – Você é a favor ou contra o adiamento das eleições? Por que?

JONATH SILVA – Sou a favor do adiamento das eleições, pensando na população e no momento que estamos vivendo, é viável que a bancada federal reveja junto com o judiciário a flexibilização das eleições municipais para dezembro deste ano.

 

JCN – Como senhor pretende atuar se eleito for?

JONATH SILVA – Se for eleito, irei ter comprometimento e responsabilidade com o dinheiro público. O dinheiro não é do político e sim do povo, e ter obrigação de zelar e saber direcionar para onde existem prioridades. Fiscalizarei o poder executivo, e agindo de forma correta, naturalmente teremos saúde, segurança e educação de boa qualidade.

 

JCN – Qual mensagem gostaria de deixar?

JONATH SILVA – “Político é igual a fralda descartável, fez merda descarta”. Político nenhum faz concurso público para exercer sua função, porém, mesmo assim são funcionários do povo, e por isso tem que servir a população. Agradeço a Deus, amigos e familiares, por acreditar nos meus projetos. Juntos podemos fazer a diferença!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário