terça-feira, 16 de junho de 2020

“É preciso resiliência para não desanimar diante de um mundo construído para pessoas que não têm deficiência” - Pré-candidato a vereador de Natal

~


Nesta edição apresentamos o pré-candidato a vereador de Natal Eduardo Gomes, nosso 17º (décimo sétimo) entrevistado da série. Conheça um pouco da sua história de superação. Em entrevista abordou diversos temas e mencionou as razões que o levaram a colocar seu nome à disposição no pleito deste ano.
Confira a entrevista
completa!

Eduardo Luciano Gomes Bezerra, conhecido como Eduardo Gomes, 45 anos, casado, três filhos e nasceu em Brejinho, Estado do Rio Grande do Norte.
É graduado em Ciências Contábeis, Direito e Língua Portuguesa. Pós-Graduado em Direito Processual Civil e Direito Público.
Eduardo exerce o cargo de Oficial de Justiça, é Palestrante, Educador e Atleta Paraolímpico.

JORNAL CLARIM NATAL – Soubemos que a sua história de vida é um exemplo de superação. Pode nos contar um pouco?
EDUARDO GOMES – Sou natural de Brejinho, interior daqui do RN. Aos 14 anos vim morar em Natal para estudar e dois anos depois de chegar à Capital, saindo da aula, fui vítima de um disparo de arma de fogo, por ter sido confundido com outra pessoa. O tiro atingiu minha coluna e tornei-me paraplégico. Num primeiro momento veio a negação e o peso desta nova realidade. Após alguns anos, vi que era como se fosse uma nova vida, a qual eu teria que me adaptar. Resiliência foi meu nome... e ainda o é. Comecei a praticar esportes, estudei com afinco e procurei saber das necessidades das pessoas que passam pelas mesmas situações que eu, pelo fato de terem algum tipo de deficiência. Obtive sucesso nos esportes, sendo atleta paralímpico (natação e basquete) e recordista brasileiro de natação. Quanto aos estudos, concluí três graduações, pois acredito que o preparo trazido pelo estudo me fortalece para a vida.

JCN– Por que pretende se lançar como pré-candidato a vereador de Natal? 
EDUARDO GOMES - Porque, primeiro, enquanto pessoa com deficiência e ativista recebi uma “intimação” do segmento e dos amigos para representá-los na Câmara Municipal de Natal. Preciso lutar por uma sociedade que está pedindo ajuda, considerando os descasos e a falta de políticas públicas nas comunidades. Preciso fiscalizar recursos públicos e sua melhor utilização. Preciso estimular a criação de leis que garantam empregabilidade, acessibilidade, saúde, educação inclusiva, moradia, esporte, cultura e lazer em favor das pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Precisa-se construir uma cidade para todos, sem distinção de cor, raça e/ou religião. O Município de Natal não oferece quase nenhuma acessibilidade e isto não tem garantido o direito de ir e vir das pessoas com deficiência, pois não se tem rotas acessíveis como: calçadas, rampas, valas, ponto de ônibus, estacionamentos rotativos nos bairros da cidade, além de praias acessíveis, feiras livres, além de apresentar deficiência nos órgãos públicos da cidade.

JCN - Filiado a qual partido?
EDUARDO GOMES - Partido Socialista Brasileiro – PSB

JCN - Quando você iniciou na política?
EDUARDO GOMES - Iniciei na política aos 33 anos, quando me candidatei a vereador de Natal. Obtive 2.985 votos e fiquei na segunda suplência, em 2008, pelo PRB.

JCN – Qual é a sua visão de política?
EDUARDO GOMES - Minha visão política é a de acreditar que o poder público nos serve, do contrário, seria colocar em xeque uma nação, um povo. O que se observa é que a velha política está por um fio, ou no mínimo, terá que ser rediscutida face às redes sociais, visto que a sociedade não admite mais propostas diferentes do que foi outorgado pelo povo.
Na atualidade, faz-se necessário cobrar e fiscalizar a atuação dos políticos na execução dos seus mandatos. É preciso continuar acreditando no voto consciente e com isso, acreditar na existência de pessoas sérias, de caráter e de confiança.

JCN - Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2020?
EDUARDO GOMES - É de apresentar uma proposta diferente e que possa ser viável para o Município de Natal, onde a população possa ser protagonista das discussões e das necessidades dos seus bairros, ONGs e instituições. É preciso resgatar a confiança das pessoas no tocante à política e o seu envolvimento, pois é importante compreender o real valor do voto, uma vez que tudo gera em torno das decisões políticas.

JCN - Qual é o papel do vereador?
EDUARDO GOMES - O integrante do Poder Legislativo Municipal tem o papel de representar os interesses da população perante o Poder Público. Além de, poder criar, extinguir ou emendar leis, de maneira que julgue a mais adequada aos interesses da sociedade. Tem a responsabilidade de buscar no seio da sociedade as propostas e anseios coletivos, trazendo para o debate na Câmara questões relacionadas à segurança, educação, saúde, acessibilidade, inclusão, empregabilidade, saneamento, limpeza, agricultura, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum. Além de realizar audiências públicas, que podem aprimorar os projetos de lei, buscando conhecer todas as suas implicações na sociedade, os valores envolvidos e os resultados esperados. Outro papel é a participação da elaboração do orçamento, considerando as previsões de receitas que serão recebidas pelo município e como esses valores serão gastos. O orçamento anual é proposto pelo Prefeito e deve ser discutido, alterado e aprovado pela Câmara Municipal, para que, no ano seguinte, possa ser posto em prática. E ainda, tem o papel de exercer o controle externo, no que diz respeito a realização de fiscalização e o controle das contas públicas. A Câmara Municipal foi encarregada pela Constituição Federal de acompanhar a execução do orçamento municipal e verificar a legitimidade dos atos do Poder Executivo.

JCN - Como está hoje a aceitação ao seu nome nas ruas do município?
EDUARDO GOMES - Acredito que a aceitação inicial é muito positiva. Isso se dá pelo papel importante que desempenho nas políticas públicas para todas as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras, com atuações junto à presidência do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Natal – COMUDE, como Membro Conselheiro do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte – COEDE, além de exercer outras lutas na condição de Atleta Paralímpico, Palestrante, Educador, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – CAI, Diretor Administrativo do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte – SINDJUSTIÇA, Presidente do Clube de Basquete Paraolímpico do Rio Grande do Norte – CBPRN - Os Tigres, ex-Presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico – SADEF-RN, ex-Presidente do Clube Paralímpico do Rio Grande do Norte – CPRN, , ex-Diretor Jurídico do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Norte e ex-Conselheiro Tutelar da Região Leste de Natal. É de se considerar também os importantes serviços que presto às comunidades, como: requerimentos às Secretarias, solicitando podas de árvores, valas acessíveis, trocas de lâmpadas, tapar buracos, colocar vagas de acessibilidade, além de requerimentos junto à CAERN. Vale salientar que eu mesmo requeiro e depois confiro se as solicitações foram atendidas.

JCN - Quais projetos farão parte de sua pré-candidatura? Cite os principais.
EDUARDO GOMES - Para pessoas com deficiência, teremos o “ROTAS ACESSÍVEIS” contemplando: calcadas, rampas, valas, pontos de ônibus e estacionamento rotativos. Isso tornará possível o acesso ao mais diversos lugares, tais como feiras livres, praias, comércio, etc.
Teremos também campanhas de informação, conscientizando a população no tocante às barreiras arquitetônicas e atitudinais. Prioridade nos exames na rede pública para mulheres grávidas com deficiência. Garantir e fiscalizar cotas no que diz respeito à moradia e emprego para as pessoas com deficiência. Apresentar projeto de lei de BOLSA ATLETA MUNICIPAL OLÍMPICO E PARALÍMPICO, e também apresentar projeto de lei que assegure a acessibilidade, inclusão, educação inclusiva, saúde, esporte, cultura e lazer para as pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, trabalhadores e estudantes.

JCN - Qual Bandeira que defenderá?
EDUARDO GOMES - Dos trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, crianças, adolescentes, idosos e em especial da pessoa com deficiência.

JCN - Você acha que a sua proatividade e seu engajamento vêm das dificuldades que a deficiência física lhe trouxe?
EDUARDO GOMES - Acredito que a deficiência me fez ter mais força, mais personalidade e mais atitude, pois não é fácil quebrar paradigmas implantados pela própria sociedade. Não é fácil ter que enfrentar o preconceito, a discriminação, barreiras arquitetônicas e principalmente as atitudinais. É preciso resiliência para não desanimar diante de um mundo construído para pessoas que não têm deficiência. Foi vivendo a realidade da paraplegia que consegui enxergar o quanto as pessoas com deficiência têm que “matar um leão por dia” para terem direito à acessibilidade, inclusão e dignidade.

JCN – O que o pré-candidato tem a dizer sobre o Plano Diretor de Natal?
EDUARDO GOMES - O Plano Diretor de Natal, que estava para ser concluído agora em maio, deve ficar para o ano que vem, por conta da pandemia e por ser um tema de extrema relevância e não poder ser tratado virtualmente. Esta responsabilidade ficará para os vereadores da nova gestão e precisa-se elaborar um plano diretor que possa prever o desenvolvimento da cidade, com participação e discussão dos movimentos sociais, ONG’s, classe empresarial, entidades profissionais, instituições de ensino e sociedade. É imprescindível que o plano diretor seja debatido pela população, porque é uma lei que deve refletir os anseios do povo, tornando a cidade um espaço de convivência harmônica e que possa diminuir ou amenizar, as desigualdades sociais e de acesso já existentes.
       
JCN - Como senhor pretende atuar se eleito for?
EDUARDO GOMES - Faremos um levantamento de todas as demandas nos bairros de Natal, de forma que a população participe efetivamente na construção dos problemas e soluções. Teremos uma fiscalização assídua no que diz respeito às verbas públicas e de suas utilizações. Teremos um gabinete itinerante nas comunidades, a fim de ouvi-las e buscar soluções para problemas delas. Em outra vertente, pretendemos apoiar projetos de cultura e esporte, em prol das pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, trabalhadores e estudantes. Elaborar projetos de acessibilidade com um olhar para as rotas acessíveis. Se eleito for, quero honrar a confiança de todos que acreditaram em meu nome.

JCN - Qual mensagem gostaria de deixar?
EDUARDO GOMES - Como é de conhecimento de todos, estou pré-candidato a Vereador de Natal. Imagine-se podendo interferir, opinar e ter voz nas principais decisões políticas dessa cidade. Eu poderei ser a ponte entre a população e a Câmara de Vereadores. O objetivo desse projeto é garantir uma Natal para todos, fiscalizando melhor os gastos públicos, de modo a garantir a melhor aplicação de recursos em saúde, educação, acessibilidade, habitação, esporte, lazer e cultura. Todos podem contribuir com ideias e ações. Mesmo pequenas, teremos a força de estarmos lutando em grupo. Portanto, a participação do povo e envolvimento são essenciais para o sucesso do projeto. Ser candidato enquanto atleta paralímpico e ativista na luta pela pessoa com deficiência é um grande desafio, mas me sinto pronto para ajudar a solucionar os problemas dos bairros de Natal, e sobretudo, ser um representante ativo na luta da pessoa com deficiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário