Pedagoga Marilú Lourenço defenderá em 2018 Tese em Reaprendizagem do professor do ensino superior face
ao triângulo educação, tecnologia e aprendizagem EaD
No dia 29 de abril, aluna de doutorado em Ciências da
Educação da Universidade Fernando Pessoa / Porto- PT,
Marilú do Nascimento Salvador Lourenço apresentou uma simulação da sua tese para professores do IESCREI -
Instituto de Ensino Superior Cristo Rei, convidados, e seu Co- orientador no
Brasil, o Professor da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Anaxmandro da Silva. Após a apresentação Marilú ofereceu um café da manhã,
agradecendo a todos.
Sua
tese foi intitulada: “Reaprendizagem do professor do ensino superior face ao
triângulo educação, tecnologia e aprendizagem EaD”. O tema abrangeu áreas como
o crescimento do mercado de educação a distância
(EaD) e as aprendizagens, (re)aprendizagens de professores de uma Instituição
de Ensino Superior, utilizando como meio preferencial a Plataforma Moodlle,
como modo de participar em cursos de aperfeiçoamento e de atualização
Neste contexto, consideram-se os relacionamentos da educação,
da tecnologia e da aprendizagem à distância, como um novo espaço que dita novas
regras para a educação do futuro.
De
acordo com a pedagoga, “os professores
necessitam de rever as suas práticas em sala de aula, quer em função da
crescente importância das tecnologias no ensino, quer pelo papel relevante e
primordial que o Ensino a Distância tem na transmissão de conhecimentos”,
observou Marilú.
Segundo ela, o objetivo é “analisar o fenômeno da
aprendizagem e a desaprendizagem do professor, ou seja, os pontos negativos em
sala de aulas na classe pedagógica, a desmotivação”, ressaltou.
A pedagoga destaca que “as teorias utilizadas em seu projeto
são da aprendizagem, trazendo o conectivismo, uma das teorias mais modernas de
2004 até o momento, além de compreender a influência da Ciência da Educação e
da Informação na formação do professor no ensino superior”.
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