sábado, 3 de junho de 2017

Dengue, Zika e Chikungunya: Prevenção é a palavra de ordem

A dengue, zika e chikungunya são três doenças transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti. Faça do combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika uma atividade do dia a dia.

Qualquer sinal de lixo amontoado, garrafas, pratinhos e vasos de planta, ou outro objeto que possa acumular água, deve ser totalmente eliminado.

Outra atitude importante é redobrar os cuidados com a limpeza de caixas d’água, piscinas e calhas de telhado.

O ovo do mosquito transmissor das doenças pode ficar até um ano só esperando a água acumulada da chuva para se desenvolver.

Use a meteorologia contra o Mosquito e saiba se prevenir contra dengue, zika e chikungunya faça chuva ou faça sol
O calor, a umidade alta e os dias consecutivos de chuva, muito característicos do verão, são determinantes para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a incidência de casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Qualquer recipiente, mesmo com pouca água, pode virar um criadouro do mosquito.

Sete dias por semana, 24 horas por dia. Prevenção contra a dengue é tarefa que deve ser realizada sem descanso, o ano todo. No verão, os cuidados devem ser redobrados, pois o clima quente é propício para a proliferação do Aedes aegypti. Mas isso não é motivo para se descuidar no inverno, pois o mosquito não tem dia e nem estação do ano para atacar. 

Por isso, a importância do clima para a dengue. Seja no calor, no frio, na chuva, não importa. O Aedes aegypti é uma ameaça e deve ser combatido sem piedade. Uma das ferramentas que podem auxiliá-lo nesse combate é a previsão do tempo.

Tempo aberto, sol e muito calor
Temperatura quente e seca são fatores que influenciam na proliferação do mosquito da dengue. É principalmente no calor que Aedes aegypti se desenvolve e coloca ovos. Por isso, se a previsão para sua cidade é de tempo quente, não perca tempo. Comece já a se prevenir. Lixo, materiais abandonados, depósitos de água não vedados, vasos de planta ou plantas que acumulam água, laje e calhas, ralos externos ou de passagem, ou seja, qualquer depósito de água parada. Um descuido pode causar danos ainda maiores.

Céu nublado e chuvas
Se a previsão para o seu município é de chuva, fique alerta. Assim que o tempo melhorar, verifique se ficou água acumulada em poças, vasilhas, piscinas, pratos de vasos, telhas, calhas etc. Água parada significa um foco em potencial do Aedes aegypti. Cabe a você evitar.

Clima seco e frio
Nada de se acomodar e pensar que o perigo da dengue existe somente em dias quentes ou após a chuva. Principalmente, porque o ovo depositado pelo Aedes aegypti pode sobreviver sem eclodir, no seco, por até um ano, atravessando todas as estações do ano. Motivo ainda maior para você tomar as precauções e cuidados também em dias frios. Cheque o lixo exposto, ralos entupidos e qualquer recipiente que possa acumular água servindo de criadouro para o mosquito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário