quinta-feira, 8 de junho de 2017

1ª Câmara Cidadã na Zona Norte de Natal

A primeira edição do programa fez interação entre a comunidade e o Poder Legislativo

 Foto: Elpídio Júnior

A primeira edição do Programa “Câmara Cidadã”, de iniciativa da Câmara Municipal de Natal foi instalado na Praça do Coqueiral, no Conjunto Santa Catarina, bairro Potengi, Zona Norte de Natal de 23 a 25 com o objetivo de aproximar o cidadão do Poder Legislativo, promovendo a inclusão social, além de serviços gratuitos à população.  O evento contou com grande participação da população.
Foto: Divulgação
Para o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), “O objetivo é ir aos bairros conversar com as pessoas, dar oportunidade aos cidadãos de discutirem conosco as necessidades de cada comunidade”, ressaltou o parlamentar que frisou: “A pretensão é que esses eventos itinerantes ocorram periodicamente e em outros bairros da cidade”.
Foto: Elpídio Júnior
Além de aproximar os cidadãos, a iniciativa tem como meta conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação política e integra um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Casa para promover ainda mais a integração do Legislativo com a cidade de Natal.

Diversas atividades institucionais foram realizadas durante os três dias do Câmara Cidadã, mas o destaque ficou voltado às sessões ordinárias para a votação de projetos de lei, onde a população acompanhou de perto, além da transmissão através da TV Câmara, canal 10.
Foto: Ass. Ver. Raniere Barbosa
Foram oferecidos os seguintes serviços: expedição de documentos, consultas oftalmológicas, maquiagem, testes para detecção de hepatite, sífilis e HIV, além de toda estrutura da Câmara Municipal, e também o Procon Legislativo, a Procuradoria, Ouvidoria, Memorial, Escola do Legislativo, além de Frentes Parlamentares. A programação vespertina do evento foi voltada para as crianças com ações lúdicas.

O programa contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Natal, Governo do Rio Grande do Norte e as instituições do Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac).

Foto: Elpídio Júnior
A abertura aconteceu pela manhã com um jogo de futebol entre vereadores e assessores.
Durante a sessão ordinária quatro projetos que estavam em pauta foram aprovados, com destaque para a modificação do símbolo  que representa idosos em placas utilizadas nos espaços públicos da cidade. Os vereadores apresentaram uma série de reivindicações através de requerimentos. 
Foto: Ver. Robson Carvalho
No segundo dia do Câmara Cidadã foi realizada audiência pública com a presença do prefeito Carlos Eduardo, e os Secretários Municipais, para discutir de forma ampla com a população, problemas enfrentados em áreas estratégicas, como Educação, Saúde, Infraestrutura, entre outras.

Foto: Divulgação
A primeira edição do projeto Câmara Cidadã foi avaliada positivamente pela população que esteve presente durante os três dias do evento. Para Rita de Cássia, 58, moradora do Conjunto Santa Catarina, “o Câmara Cidadã foi um das melhores iniciativas já realizadas porque quem foi ao local viu de perto como funciona uma sessão ordinária e teve acesso aos vereadores, um fato inédito”, falou.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário