segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Candidato ao Conselho Comunitário do Pajuçara II Mendonça fala sobre seus projetos no Programa A Hora das Comunidades


O candidato à presidente do Conselho do Pajuçara II Mendonça foi o primeiro entrevistado da série de entrevistas na 87.9 FM Litoral Norte

A comunidade do Pajuçara II começa a viver o clima do processo de escolha da nova diretoria do Conselho Comunitário. A eleição está marcada para o dia 27 de novembro, onde três chapas estão concorrendo. E encabeçando cada uma delas estão: Claudete Trindade, candidata à reeleição, Mendonça Rocha e Júnior Nascimento.

Sobre a eleição:
Poderão votar todo o morador do Conjunto Pajuçara II, a partir de 16 anos, com comprovante de residência e identidade. E caso não tenham comprovante de residência, os filhos podem votar com comprovante do pai ou da mãe. O processo eleitoral está sendo realizado pela FECNAT ((Federação Municipal de Entidades Comunitárias de Natal). Horário de votação: 08h às 17 h, na Escola Estadual Zila Mamede.

E no dia último 16 (quarta-feira) o Programa A Hora das Comunidades na Rádio 87.9 FM Litoral Norte iniciou uma série de entrevistas com os candidatos à eleição do Conselho Comunitário do Pajuçara II, com o objetivo de apresentar aos moradores dessa comunidade as características, perfil e propostas de cada um.

O primeiro candidato entrevistado foi Mendonça Rocha que está concorrendo ao Conselho Comunitário do Pajuçara II pela chapa 20.

Mendonça foi acompanhado do seu candidato à vice-presidente Francisco das Chagas (Titi).
Mendonça Rocha é morador do Conjunto Pajuçara II há 28 anos, casado, funcionário público e atualmente é o vice-presidente do Conselho Comunitário do Pajuçara II, junto à presidente Claudete Trindade.
Jéferson Andrade, Mendonça Rocha, Titi, e Edward Rocha
A seguir confira principais trechos da entrevista:

Jeferson Andrade - Mendonça faça um breve relato sobre você. Quem é Mendonça Rocha?

Mendonça – Meu nome é Mendonça, e há mais de dez anos que contribuo no Conselho Comunitário do Pajuçara II. Tenho 54 anos, moro há 28 na comunidade. Com o meu trabalho nesses mais de dez anos junto ao Conselho, hoje tenho uma boa amizade dentro da comunidade. Estou aqui pelos meus amigos que me pediram pra sair, que estavam querendo ver a mudança na comunidade. Tenho prazer em ajudar. Sou um cara comunicativo, aberto ao diálogo. Sinto que a comunidade está querendo me promover para dar algum desafio, para que a gente possa mudar alguma coisa.

Edward Rocha - O que o motivou, levando-o à ser candidato à presidência do Conselho Comunitário do Pajuçara II?

Mendonça – A gente trabalha sempre sem nenhum objetivo. Com o passar do tempo, a gente vai percebendo que falta alguma coisa. Então, desses mais de dez anos que contribuo no Conselho Comunitário eu sempre tive alguns projetos, que nunca tive a oportunidade de colocar eles para funcionar na comunidade. Vai acumulando aquela sensação de que tem algo pra mostrar, pra unir a comunidade e que se sinta próxima do Conselho, que a gente possa inserir dentro do Conselho pra trabalhar a comunidade.

Jeferson Andrade - Qual o principal diferencial de sua chapa, ou seja, por que a chapa 20 seria a ideal para o morador lhe dar o voto no dia da eleição?

Mendonça – Eu tenho muitos projetos pra comunidade, que só envolve a comunidade, se aproxime Conselho. Depois que a comunidade conhecer os meus projetos, ela vai ver que minha ideia é comunidade. É trabalhar os usuários, mutuários, integração, fazer um trabalho coletivo, social dentro da comunidade, que pra gente ter êxito nas nossas solicitações aos órgãos públicos.

Jeferson Andrade – Você pode me indicar os 05 maiores problemas existentes atualmente no Pajuçara II?

Mendonça – Vamos dizer assim, que Pajuçara hoje tem poucos problemas, alguns que dependem de órgãos públicos se tornam difíceis. Mas, capinação, podação, serviços do público. Se for distinguir algum problema lá, a situação que afeta mais a comunidade são os transportes, o horário. Eu pretendo ir com a comunidade nas empresas ver se diminui esses espaços de tempo de um ônibus para outro. Mas dos cinco o que dá mais problema na comunidade são os transportes públicos.

Edward Rocha - Em sua opinião, qual a área o Pajuçara II tem se desenvolvido?

Mendonça – A área que tem mais se desenvolvido é o comércio. Na principal os comerciantes têm êxito; já teve assaltos, mas, são poucos. Mas, eu tenho umas ideias também para os comerciantes, quero ser parceiro deles, implantar alguma coisa na principal que possa nos ajudar, porque o comércio é o principal elo do Pajuçara II.

Jeferson Andrade - Quais suas PRINCIPAIS PROPOSTAS?

Mendonça – Minhas principais propostas envolvem muito a comunidade, que é a minha meta. Primeiro é associar os moradores no Conselho Comunitário, para assim a gente ter uma renda extra para poder fazer os benefícios na sede; Trazer reforma na quadra de esporte; Solicitar da Prefeitura a revitalização da Praça Pastor Agostinho; Cadastrar os profissionais do bairro, para divulgar onde tem um mecânico, pedreiro, eletricista pra comunidade; Firmar parceria com os comerciantes pra fortalecer as solicitações junto aos órgãos públicos; Colocar horário dos coletivos nas paradas de ônibus; Disponibilizar também o horário no Conselho Comunitário para os usuários da comunidade; Compra de equipamentos para o Conselho, que hoje nós não temos, como cadeiras, mesas, bebedouro, caixa de som, impressora e computador, essencial dentro de uma Associação.

Eu quero fazer que o Conselho funcione como uma Associação para que a comunidade seja integrada e todo o problema ela vai poder se relacionar no Whatsapp, Facebook e e-mail. Vamos ter à disposição uma pessoa para atender diariamente dentro do Conselho; Reuniões trimestrais com a comunidade, que a muito tempo não é feita. De três em três meses eu vou prestar contas da minha gestão junto à comunidade para que possam saber o que entrou de verba, o que saiu, o que solicitei junto aos órgãos públicos.

Edward Rocha - Se eleito, de que maneira sua diretoria pretende envolver a comunidade em torno dos projetos de sua chapa?

Mendonça – Vamos começar pela associação. Está todo mundo empenhado em associar os moradores, os vizinhos, porque o eixo chave dessa associação e pra que dê certo nosso trabalho é associar os moradores. Queremos associar dentro de um ano, na média 500 pessoas para que a gente possa comprar equipamentos pra o nosso Conselho Comunitário que hoje é deficitário. Não tem nada.

Jeferson Andrade – Você acha que os moradores estão mais participativos ao processo eleitoral da comunidade?

Mendonça – Na última eleição votaram em média de 1.200 pessoas, mas como estão desacreditados de políticas públicas, com gestores, vamos ver se reativa isso junto à comunidade pra que ela compareça em massa pra eleger aquele que for melhor, que é a chapa 20.

Edward Rocha - Sabemos que as eleições comunitárias sempre contam com a influência, e até interferência política. Em sua maioria, são os vereadores, deputados que custeiam material gráfico, ou outros serviços utilizados durante e no dia do pleito. Que político está apoiando vocês?

Mendonça – Todo Conselho Comunitário necessita de um representante na Câmara Municipal porque se não tivermos o representante pra dentro da comunidade, as coisas ficam ainda mais difícil nos órgãos públicos. Procuramos uma pessoa que ainda está se pronunciando, ainda não se comprometeu diretamente. Mas que todo o Conselho tem que ter, porque a gente depende deles, como eles dependeram da gente para está na Câmara.

Jeferson Andrade - Qual a função do Presidente de Bairro?

Mendonça – Minha função vai ser de fiscalização junto aos órgãos municipais que dão apoio na comunidade, em termos de iluminação pública, limpeza urbana, transporte, segurança pra que a gente possa ir atrás; Também informar aos mutuários toda a situação.

Mendonça também respondeu à pergunta de internauta:

Internauta - Mendonça o que aconteceu que Claudete  não lhe deu apoio para ser o próximo presidente já que você esteve  ao lado dela  há uma década?

Mendonça – Há mais de dez anos que trabalho com ela, temos uma grande amizade há mais de 35 anos que a gente se conhece e depois deu parceria no Conselho e nunca pensei em sair. Falei com ela que ia sair, ela também não deu respostas e de repente  ela decidiu sair. Não sei por que, qual motivo, mas como já tinha alguns projetos pra comunidade, que minha chapa vai ser a chapa 20, da comunidade. Não brigamos, mas independente de política partidária ou comunitária a gente tem que dar um afastamentozinho, mas se Deus quiser, caso chegue lá, ou ela, vamos continuar sendo amigos.

Edward Rocha - Deixe uma mensagem para os ouvintes e em especial aos moradores do Pajuçara.

Mendonça – Estou passando casa por casa e peço aos moradores que me conheçam melhor, leiam minhas propostas, estou me apresentando no meu jornal para que eles possam confiar. Meus projetos não tem nada de assustador e vou fazer tudo para trazer para a comunidade. Um dos meus projetos é fazer atender  o que estou prometendo.

Peço que analisem, Mendonça é conhecido da  comunidade, vice é Titi, uma pessoa que já faz muito tempo parte de Conselho desde 1996, uma companheira também muito conhecida, Zilmara do Conselho Fiscal.

Direção e Produção: Jornalista Waldilene Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário