sexta-feira, 1 de julho de 2016

Unidade de Estratégia da Saúde da Família de Novo Horizonte é 27ª reformada em dois anos


Foto: Joana Lima

Na tarde desta sexta-feira (01) o prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca entregaram a 27ª Unidade Básica de Saúde reformada nestes três anos e seis meses de gestão. Desta vez, a população beneficiada foi a do Conjunto Novo Horizonte, no bairro do Bom Pastor. Ao contrário das outras unidades reestruturadas que foram reformadas em parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, na UBS Novo Horizonte os recursos investidos nos serviços no total de R$ 180 mil foram exclusivamente dos cofres municipais. 


Reformada e ampliada, a unidade agora conta com quatro novas salas, incluindo sala de curativos, odontologia, sala de reunião e de atividades educativas. Além disso, seguindo o modelo das outras unidades, possui climatização em todas as salas, rampa de acesso, portas seguindo os padrões de acessibilidade, novo piso, pintura, teto e forro, fachada com identificação e divisórias.


Graças ao aumento de salas, foi possível a convocação de novos funcionários que e a oferta de outros serviços, entre eles, serviços de acolhimento, consultas ambulatoriais, visitas domiciliares, consultas de enfermagem, pré-natal, tratamento de tuberculose, preventivo, curativo, dispensação de medicamentos, sistema de regulação, confecção do cartão SUS, pediatria, planejamento, Crescimento e Desenvolvimento (CD), programas para Hipertensos e Diabéticos, entre outros.


Carlos Eduardo destacou o trabalho que a atual gestão vem fazendo para reestruturar as unidades básicas da rede municipal de saúde que apesar da crise financeira vivida pelo país está promovendo uma revolução na área: “Além das reformas, entregamos três Unidades de Pronto Atendimento, as maternidades Leide Morais e Araken Pinto e o primeiro Hospital Público Municipal da história de Natal. Estas ações mostram o quanto priorizamos a saúde da população da nossa cidade. Ainda quero atentar para o detalhe que utilizamos recursos próprios do município nesta obra e estamos revertendo em forma de benfeitorias para a população”, asseverou. 



Luiz Roberto Fonseca seguiu a mesma linha de pensamento do chefe do executivo municipal e lembrou que a reforma da Unidade Novo Horizonte representa uma nova era para os usuários e dos servidores que trabalham no local. “Esta unidade volta a oferecer aos moradores o que há de melhor na rede municipal. Os funcionários também passam a ter mais conforto e comodidade, oferecendo um melhor atendimento ao usuário”.


A diretora da unidade, Maria da Penha, não conteve a emoção e falou que todos estavam aguardando ansiosamente a reforma do posto: “Foram anos de espera, mas chegou a hora de colhermos os frutos do nosso esforço. Agora temos um ambiente de trabalho digno e estruturado, onde nós poderemos exercer nossas funções da melhor maneira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário