quarta-feira, 8 de junho de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA - CARDIOPATIA CONGÊNITA


Em ocasião do dia da Cardiopatia Cogênita, 12 de junho, que marca a luta por melhorias em favor dos cardiopatas no Brasil, o deputado Jacó Jácome (PSD) propôs a Audiência Pública para discutir o assunto na Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira, 10, às 9h.

A Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.

Trata-se do defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações congênitas.  Atualmente, no Brasil, nascem aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata.

Desses 28 mil cardiopatas que nascem anualmente, pelo menos 23 mil necessitarão de uma cirurgia cardíaca, mas infelizmente cerca de 18 mil (78%) não recebem o tratamento, principalmente por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.

O objetivo desta Audiência Pública é trazer à tona uma realidade que já é nossa, uma vez que, por ano, no Rio Grande do Norte, nascem 500 bebês cardiopatas. Destes, cerca de 40% têm diagnóstico, atendimento e cirurgia.

A ideia é que a cobertura a esses cardiopatas cresça, por meio de uma rede de atendimento. Para tanto é preciso que em todas as maternidades públicas de nosso Estado (hospitais onde fazem parto) tenham aparelhos de ecografia, para que os exames nos recém nascidos possam ser feitos em seus leitos, sem que seja necessário transportá-los (o que ocorre hoje) arriscando suas frágeis  vidas, o exame do coraçãozinho precisa tornar-se obrigatório - de fato - na rede pública e privada e  por fim, conseguir algum convênio para a AMICO uma entidade sem fins lucrativos, que cuida de forma integral da saúde das crianças cardiopatas do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário