Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus, mas que partilham vários sintomas em comum, por este motivo muitos acreditam que ambas são sinônimos, no entanto elas se intensificam em períodos de chuvas.
O médico James Brito, pediatra do Hapvida Saúde, explica que a principal diferença entre elas é a intensidade dos sintomas, que são mais severos na gripe. Além disso, o tempo de doença que na gripe dura cerca de 7 a 10 dias e no resfriado 2 a 4 dias, o local da via aérea afetado também são diferentes em ambas as situações. “O resfriado comum, que é de sintomas mais leves, afeta geralmente as vias respiratórias altas, sem um comprometimento pulmonar importante. Já na gripe pode haver maior severidade dos sintomas, inclusive podendo afetar vias respiratórias mais baixas”, esclarece.
Segundo o médico, tanto a gripe como resfriado podem causar febre e tosse, mas na gripe a intensidade desses sintomas é bem maior. Além disso, sintomas como dor de cabeça intensa, dor muscular, dor na garganta e nos olhos praticamente não ocorrem em casos de resfriados comuns, porém frequentes quando o indivíduo está com gripe.
O pediatra ressalta que o fato de não haver tratamento específico não invalida a visita ao consultório, pois o tratamento é chamado de sintomático, que é realizado por meio de medicamentos que diminuem a intensidade dos sintomas, sem necessariamente agir matando os vírus causadores das enfermidades. Alguns tipos mais graves de gripe têm medicamentos antivirais específicos.
Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação pelo vírus, ou mesmo transmissão para outras pessoas, são: lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro); evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração; usar lenço ao tossir e espirrar.
Outra forma de prevenir estas doenças virais, diz o médico do Hapvida, é a alimentação saudável. “A reação do organismo a essas infecções é variável. Está claro que indivíduos nutricionalmente saudáveis têm uma resposta imunológica mais eficaz. Dessa forma, manter uma boa alimentação e uma ingesta hídrica eficaz é fundamental”, disse.
Fonte: Mix Mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário