No local também serão realizados atendimentos às mulheres em situação de violência
Na próxima segunda-feira (14), a partir das 16h, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) realiza solenidade para marcar um ano de estruturação de sua sede, que teve o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).
A solenidade, que faz parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves e servirá para apresentar a sede da SEMUL aos organismos governamentais, não-governamentais e à população de um modo geral. Na ocasião, haverá ainda o lançamento dos livros das escritoras Nildinha Freitas e Isabella Lauar.
A intenção da secretária da SEMUL Aparecida França, é de que no local, além dos trabalhos internos, sejam também realizados atendimentos da mesma forma como acontece no Centro de Referência Elizabeth Nasser, na Zona Norte. Lá, as mulheres contam com apoio jurídico, psicológico e social para que possam sair do círculo de violência em que se encontram.
Sobre a SEMUL
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulheres tem, entre outras atribuições, propor, apoiar e desenvolver políticas públicas voltadas para a promoção social, cultural, profissional, econômica e política da mulher no âmbito do município, de forma articulada com órgãos e instituições afins, independente da classe, raça, etnia, orientação sexual e religião. É ainda papel da Secretaria da Mulher, desenvolver ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos e de discriminação contra as mulheres, com ênfase nos programas e projetos de atenção à mulher em situação de violência.
Sobre os livros
O livro “A trilha evolutiva da mulher: da dominação de gênero aos caminhos emancipatórios” de Isabella Lauar trata da trajetória das mulheres ao longo da história. A escritora aponta as práticas de opressão registradas desde as Cidades Antigas a que as mulheres eram submetidas, o tratamento que recebiam no primeiro Código Civil de 1916 que as definiam como “meros objetos à disposição dos seus senhores”, até as conquistas alcançadas com a Constituição Federal.
Já no livro “Atenta Ativa” a escritora Nildinha Freire reflete, através de poemas, o olhar que tem sobre a vida, a morte, o amor, o milagre, o certo, o errado. A obra descreve um cenário positivo e dramático da realidade humana transformada em poemas.
Endereço da Semul
Rua Antídio de Azevedo, 1895 – Lagoa Nova
(84) 3232.1039/3232.9283
Nenhum comentário:
Postar um comentário