Serviços de saúde, inscrições para cursos do PRONATEC 2016, oficinas de brinquedos, de cabelo afro, atendimento social, psicológico e jurídico, cadastramento nos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, apresentações culturais, atividades esportivas. Esses foram alguns dos serviços oferecidos, neste sábado (12), à população de Cidade Nova, zona Oeste de Natal, durante a segunda edição do programa “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal”, da Prefeitura Municipal.
Ao todo, servidores de 19 secretarias estiveram a disposição da comunidade na Escola Municipal Professora Emília Ramos e no CMEI Marise Paiva, para ofertar os serviços. Além dos moradores de Cidade Nova, a Prefeitura recebeu a população de Felipe Camarão, Nova Cidade, Cidade da Esperança, Bom Pastor, Planalto e Guarapes.
Um exemplo é a dona de casa Janaína Oliveira da Silvia, de 21 anos. Ela mora no bairro Planalto e foi até Cidade Nova se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida. "Meu sonho é ter uma casa própria. E esse projeto da Prefeitura é a chance que eu queria para me inscrever no Minha Casa, Minha Vida e, quem sabe, ter minha casinha própria em 2016", disse Janaína.
Assim como ela, a dona de casa Ana Maria Santana, de 30 anos, aproveitou o “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal” para se inscrever nos projetos sociais e usufruir de todos os serviços pela Prefeitura. "Essa é uma oportunidade muito boa para gente e temos que aproveitar. A Prefeitura faz e eu aproveito. Já me inscrevi no Minha Casa, Minha Vida, já tirei meu documento de CPF e fiz todos os exames que a Secretaria de Saúde disponibilizou aqui. Esse evento é uma benção", disse ela enquanto fazia o teste rápido de Sífiles e HIV.
O prefeito Carlos Eduardo compareceu ao evento e visitou todas as salas de atendimento instaladas nas duas escolas. Ele foi conferir de perto a realização dos serviços. " A Prefeitura, a despeito desta crise que assola todo o país, está trabalhando muito para manter a cidade organizada. As secretarias trabalham incansavelmente para a cidade funcionando. E esse programa é um exemplo. Aqui a população tem a sua disposição, em um só lugar, vários serviços oferecidos pelo município nas áreas de saúde, educação, esporte, infraestrutura, entre tantos outros. Eu gostaria de agradecer aos servidores do município que se empenharam para fazer esse belo trabalho e ao povo que está aqui aproveitando essa oportunidade”, disse Carlos Eduardo.
Infraestrutura
Os serviços do “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal” foram encerrados às 14h, mas os benefícios do programa vão permanecer na comunidade. Além das ações que foram realizadas com a população do bairro, a Prefeitura do Natal, proporcionou melhorias em alguns equipamentos públicos instalados no bairro.
As duas escolas (Municipal Professora Emília Ramos e no CMEI Marise Paiva) receberam melhorias. Foram realizados serviços de pintura, limpeza, instalação elétrica, entre outros. “Nós agradecemos demais a Prefeitura por ter atendido nossas solicitações. Todos os serviços que solicitamos foram feitos. Agora, nossas crianças vão terminar e começar um ano letivo com a escola bem estruturada”, disse Mônica Rodrigues, diretora do Marise Paiva.
Já a diretora da Escola Municipal Professora Emília Ramos destacou a aproximação da comunidade com a escola. “Esse é um projeto excelente que movimenta a escola e aproxima o povo e a escola, que é o que nós, educadores, desejamos. Uma participação maior da comunidade na vida escolar”, disse Maria Aparecida Matias Leite.
Unidade Móvel de Cadastro Único/Bolsa Família
Ainda durante o Nossa Cidade #tamojuntonatal, o prefeito Carlos Eduardo entregou à população de Natal uma Unidade Móvel de Cadastro Único/Bolsa Família. O ônibus está totalmente adaptado para o atendimento nas comunidades de Natal. Possui gerador próprio que possibilita uma autonomia de nove horas de trabalho sem interrupções, está equipada com quatro notebooks, quatro mesas para atendimento individual, micro-ondas, frigobar, roteadores (com e sem fio,) antena wireless outdoor, gravadores de DVD externo e elevador para pessoas com deficiência, o micro-ônibus atenderá 100 famílias por dia.
Além disso, o micro-ônibus está plenamente adaptado para atendimento a idosos e pessoas com deficiência, possibilitando uma maior proximidade entre técnicos. "Esse ônibus vai permitir que a Prefeitura, juntamente com a Semtas, possa chegar em vários pontos de Natal, principalmente aqueles que não possuem unidade fixa de atendimento. Assim, facilitaremos o acesso daqueles que precisam fazer o cadastro Bolsa Família, por exemplo", disse o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário