Asmas e alergias são doenças que podem ser combatidas
Crianças pequenas que têm um cachorro de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco.
Ficar exposto a um cachorro no primeiro ano de vida está ligado a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a essa conclusão.
O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. Ele se baseia na ideia de que animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.
De acordo com o alergologista do Hapvida Saúde, Roberto Pacheco o relacionamento de crianças com animais é saudável, mas exige alguns cuidados. “A partir do momento que existe diagnóstico de rinite alérgica, asma ou alguma alergia respiratória, o animal não pode dormir dentro do quarto com a criança, ele tem de ter sua área reservada”, explica.
O contato precoce de crianças com animais estimula a formação de anticorpos e torna a criança imune não somente a problemas respiratórios, mas há varias doenças. “A exposição com o animal estimula a criança a desenvolver o sistema imunológico, que combatem agentes e microrganismos da infecção. O contato é uma espécie de vacina natural”, afirmou.
Segundo o médico, se a convivência com as crianças acontecer na infância, há uma maior resistência à asma e alergias. Já a alimentação da criança ou do alérgico tem de ser rica em proteínas para estimular o sistema imunológico.
Fonte: Mix Mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário