quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

(Libertas Quæ Sera Tamen) Liberdade ainda que tardia.

Coluna Sociedade e Cidadania com Lima



Enfim terminou a campanha politica no RN, depois de alguns meses, já estamos de governador novo, eleito e flertando com o poder, não casou ainda, mas vai casar e esperamos que as promessas feitas ao longo da campanha se cumpram.


Diante de tudo o que ocorreu durante o período de caça ao voto, fatos engraçados, tristes e pitorescos;


Nunca poderemos deixar de lembrar outras campanhas, como essa, memoráveis.


O deputado Henrique Alves já havia perdido duas eleições majoritárias, quando disputou a Prefeitura de Natal em 1988 e em 1992.


Na primeira, Henrique foi derrotado pela hoje aliada, a vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria (PSB).


Na segunda, caiu diante de um então desconhecido, Aldo Tinoco, apoiado por Vilma de Faria.


Henrique perdeu duas eleições majoritárias, com ampla maioria nas pesquisas em seu favor e em ambas.


Em 2014 o deputado estava quase que imbatível, pois costurou uma aliança nunca vista antes na história do RN, era como se, no futebol, colocassem para jogar na mesma equipe o Cristiano Ronaldo, o Lionel Messi, o Neymar Jr, o Arjen Robben, o Robin Van Persie e outros pesos pesados do futebol, deixando, apenas, um ou dois pernas de pau para jogar na outra equipe.


Pois foi assim no RN em 2014, o deputado Presidente da Câmara Federal fez o seu time de “estrelas” e colocou em campo para jogar contra quem? Não tinha ninguém contrário?

No RN, nós sabemos bem quem são os pesos pesados da política, o deputado Henrique 
“convocou” todos para um massacre ao adversário, mas, que adversário?


Só sobraram dois! Pois é!


Dois adversários foram o bastante para colocar no bolso todos os campeões convocados por Henrique para massacrar os solitários dois adversários.


Não se distanciando muito do meio futebolístico, essa história faz lembrar de uma outra equipe, a equipe do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, disputa mas só consegue ser vice!


Assim é o deputado Henrique Alves, o eterno vice!  Foi vice em 1988, foi vice em 1992 e é o atual vice em 2014.


Ele só conseguiu uma coisa positiva em 2014, fazer brilhar a estrela da deputada Fátima Bezerra que há muito tempo tentava e tentava sem sucesso fazer com que um politico oriundo das camadas populares do RN chegasse ao poder com seus “próprios méritos” e não por força de acordo, acordinho ou acordão!


Pois é! Foi assim que o Robson Farias conseguiu chegar a Governadoria do RN, denunciando o famigerado acordão feito por Henrique Alves para ludibriar, enganar ou iludir o povo do RN.


Povo esse que mais uma vez falou alto dizendo não aos conchavos feitos em nome da população que nem pode se pronunciar abertamente, apenas no silencio da urna.


E foi assim que o povo disse mais uma vez ao deputado Henrique Alves: - deputado o Senhor foi, é e sempre será VICE!


Agora só falta Garibaldi Alves sair também para o RN ser livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário