sábado, 15 de março de 2014

Procon comemora Dia Mundial do Consumidor com ações de fiscalização e orientação


Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, dia 15, o Instituto de Proteção e de Defesa do Consumidor de Natal (PROCON), vem intensificando desde o início desta semana duas frentes de trabalho: fiscalização e orientação, tendo como alvo grandes redes de supercercados, farmácias, drogarias e shoppings centers. A série de atividades que incluem fiscalização, orientação e palestras educativas, objetiva orientar tanto os empresários e vendedores, quanto os consumidores sobre os seus direitos e deveres, com base no Código de Defesas do Consumidor.

Entre as ocorrências registradas, o diretor do Procon, Kleber Fernandes, citou o fechamento temporário, na  sexta-feira (14), das Lojas Americanas no Praia Shopping, Zona Sul da cidade, reaberta no final da tarde, após atender as orientações do instituto. Na área supermercadista e de venda de medicamentos, ele disse que foram lavrados autos de infração nas Drogarias Globo, e Farmácia Pague Menos, situadas na avenida engenheiro Roberto Freire; e nos supermercados Extra, do MIdway Mall e da avenida engenheiro Roberto Freire, Sam’s Club, às Margens da Br 101, em Neópolis, e Hiper Bom Preço da avenida Prudente de Morais.

Entre as irregularidades encontradas, destacou divergência de preço, produtos trocados nas gôndolas, ausência das condições de armazenamento, refrigeração inadequada, entre outras. Uma vez concluído o devido processo legal, a multa pecuniária pode varia de 400 reais a seis milhões de reais – advertiu o diretor.

Ainda dentro das comemorações pelo Dia Mundial do Consumidor, o Procon realizou na noite de quinta-feira (13), na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), palestra para empresários, vendedores e gerentes de lojas, num total de 100 participantes. A plateia tomou conhecimento das reclamações mais comuns que os consumidores fazem ao órgão, como preços divergentes e condições de pagamento, além de dirimir dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário