sábado, 1 de março de 2014

No ritmo do frevo, maracatu e ciranda, Alceu Valença atrai multidão para o polo Ponta Negra



Mestre na arte de atrair multidões, o cantor e compositor Alceu Valença não deixou por menos ao inaugurar a agenda dos grandes shows nacionais do Carnaval Multicultural Natal 2014, no polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (28). Com palco armado na avenida Praia de Genipabu, o pernambucano de São Bento do Una conquistou, logo de cara, as cerca de 10 mil pessoas que lotavam a via pública. O Rei Momo Rubens Ferreira e a Rainha Andreza Cristina de Souza, também participaram da graça na festa.
 

Ao visual irreverente, que incluía capa preta, cartola e colete, Alceu adicionou muita energia, retribuindo o “calor” da audiência. Frevo, maracatu e ciranda deram o tom maior na apresentação que contou, ainda, com uma banda afinada e formada pelos músicos Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), Cássio Cunha (bateria), Nando Barreto (baixo), Edwin de Olinda (percussão), Rafael Santos (sax), Anderson do Prado (sax), Cléber Silva (trombone), Alexandre Silva (trombone), Alexandre Silva (trompete) e Germerson Netto (trompete).
 

Com a temperatura elevada, Alceu desfilou os clássicos que o consagraram e botou todo mundo para cair no passo. “Bicho maluco”, “Diabo louro”, “Vampira”, “Anunciação”, “Bom demais”, “Frevo da lua” e “Me segura” constaram do repertório, provando a abrangência e excelência musical de sua obra. Lá para as tantas, suavizou a apresentação com “Girassol” e “La belle de jour”. Encerrando o show, empilhou os sucessos “Voltei Recife”, “Olinda” e “Tropicana”.
 

Para a coordenadora de produção do Carnaval Multicultural, Ivonete Albano, a Folia de Momo está tranquila na capital e a perspectiva é de crescimento hoje (1°), com a movimentação em outros polos. Na opinião dela, o carnaval em Natal neste ano apresenta crescimento em relação ao ano passado, sendo o edital de chamamento público o diferencial. “O edital democratiza muito mais”, observou.
 

Para 2015, a tendência é que o edital tenha maior abrangência, principalmente na contratação de blocos, que de acordo com ela, representam uma categoria diferenciada. Ainda segundo Ivonete Albano, o carnaval no Centro Histórico também será revisto e ampliado para o próximo ano.

Aprovação
Com Alceu Valença incendiando o polo Ponta Negra, a guia de turismo Leylah Madureira aprovou a iniciativa da Prefeitura de contratar show de grandes artistas nacionais. Para ela, o frevo mantém viva a tradição do carnaval de rua. “O bom mesmo é o carnaval tradicional no qual você possa participar com a família”, comentou.

 

Moradora da avenida Praia de Genipabu, Leylah Madureira vai trabalhar durante o dia de hoje para, no final da tarde, se juntar aos milhares de foliões no bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, no polo Ponta Negra, acompanhada de familiares e amigos.
 

A opinião do bancário Julio Ramon não é diversa da de Leylah Madureira. Morador de Nova Parnamirim, ele se deslocou até Ponta Negra para curtir o show de Alceu, endossando a iniciativa da Prefeitura de Natal. Mas ressalvou que o palco podia ter ficado mais recuado para abrir um maior espaço para a multidão que tomou conta de parte da avenida.
 

Assim como seu amigo bancário, o caruaruense Antonio José Teixeira, radicado há 32 anos em Natal, vai brincar o carnaval no polo Ponta Negra, bairro onde mora. Ele defende que o natalense precisa valorizar mais o carnaval na capital. “Natal precisa acreditar mais em Natal”, disse o pernambucano.
 

A administradora Célia Evangelista convidou a amiga maranhense Kátia Dias para ver o show de Alceu Valença, prometendo que levaria a amiga para curtir, ainda, o bloco d’As Kengas, no polo Centro Histórico, e Os Cão, no polo Redinha, que, na sua ótica, é “um bloco universal”. “Gostei da contratação de Alceu Valença. A Prefeitura respeitou a tradição nordestina, valorizando a cultura da região”, ressaltou.
 

Por sua vez, a arte-educadora e poetisa Kátia Dias assinalou que a expectativa para o Carnaval Multicultural é a melhor possível, porque difere do carnaval de São Luís. Ela fundou, juntamente com Célia Evangelista, o bloco “Melhore pra me acompanhar”, só de marchinhas.
 

Programação
O Carnaval Multicultural Natal 2014 prossegue hoje no polo Ponta Negra, tendo como atração principal o cantor e compositor Moraes Moreira, que se apresentará, às 20h, no palco instalado na avenida Praia de Genipabu. Antes, na praça Praia de Ponta Negra, a banda Perfume de Gardência agita os foliões, às 16h, aguardando a chegada do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens.

 

No polo Centro Histórico, o agito fica por conta da Banda Independente da Ribeira, que se concentrará no Bar da Nazaré, no final da manhã. À noite, tribos de índios e escolas de samba inauguram o polo Ribeira.
 

Vizinho, no polo Rocas, a pedida é se juntar aos blocos tradicionais do bairro e deixar se levar na multidão. A programação deste sábado no polo Rocas termina com show do Quarteto Linha. No polo Redinha, na zona Norte, a movimentação fica por conta de blocos, durante à tarde, e shows, à noite, com destaque para os cantores Rildo Lima, Fadja Lorena, Mariângela Figueiredo, Diogo das Virgens e para a banda Rosa de Pedra, nos palcos da praça do Cruzeiro e do Buiú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário