quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prefeito e secretário nacional de Mobilidade Urbana visitam obras do Complexo Viário de Natal




Foto: Marco Polo
O complexo Viário de Natal é a maior obra na área de mobilidade urbana da história da cidade e vai modificar o aspecto urbano e de trânsito na região central da cidade, com a construção de seis túneis e dois viadutos, sendo um deles estaiado. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanhado do secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, e do superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, visitaram no último dia 09, o canteiro de obras localizado na Avenida Prudente Morais. As autoridades também visitaram as obras de um dos poços do Túnel de Macrodrenagem que vai acabar com 33 pontos de alagamentos na capital potiguar. Após as visitas todos seguiram para uma reunião no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Carlos Eduardo e Júlio dos Santos vistoriaram os trabalhos e acompanharam o andamento dos serviços que estão em execução no local. O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, que também esteve na visita, informou que as estacas laterais dos dois túneis na Lima e Silva com a Prudente de Morais já foram cravadas. Ele falou ainda que nos túneis da Avenida Romualdo Galvão com a Lima e Silva e da Prudente de Morais com a Capitão Mor Gouveia, foi iniciada a concretagem nos acessos e na parte final dos equipamentos.                                           Foto: Alex Régis

Outra noticia importante que foi passada ao prefeito de Natal e ao representante do Governo Federal foi que a fase de fundação de toda a estrutura do viaduto estaiado foi 100% concluída. De acordo com Tomaz Neto, a partir do dia 25 de janeiro será possível avistar os primeiros pilares do viaduto em meio aos tapumes que protegem a obra. No projeto estão previstas também a construção de duas passarelas, uma ligando a Avenida Jerônimo Câmara a Avenida Capitão Mor Gouveia e a outra na lateral do prédio do Sebrae/RN. O secretário contou que os serviços de fundação das duas passarelas já começaram.


A construção dos túneis da Rua Raimundo Chaves com a Avenida Prudente de Morais e o da Prudente com a Avenida Jerônimo Câmara tem a previsão de iniciar no dia primeiro de fevereiro, já que construtora está aguardando a chegada das estacas para começar os serviços.  O viaduto simples que será erguido na marginal da BR-101 está dependo da aprovação do projeto por parte da direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por se tratar de uma intervenção em um equipamento federal. As equipes da Prefeitura do Natal e do DNIT estão conversando diariamente para que essa etapa seja vencida o mais breve possível.


Outra grande intervenção na área de mobilidade urbana que está acontecendo na cidade é a implementação do primeiro binário de Natal que será nas Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara. Esta obra já atingiu 25% de execução. A empreiteira responsável pela obra trabalha em seis trechos e já finalizou a renovação das redes elétricas, telefônicas, de esgoto e de água dos locais. A fase de sub-base da pavimentação também terminou e agora se iniciou a parte da instalação da base. Tomaz Neto explicou que esse processo é necessário para a aplicação da manta de asfalto nas vias públicas. O secretário acrescentou que nas áreas de passagem exclusiva dos transportes coletivos a pavimentação será feita em concreto armado, já nas vias destinadas aos veículos normais será aplicado o asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).


O chefe do executivo municipal falou sobre a importância da visita do secretário nacional de Mobilidade Urbana, destacando que Júlio dos Santos viu finalmente a plena execução das obras do Complexo Viário de Natal. Carlos Eduardo enfatizou que a construção dos seis túneis e dos dois viadutos vai facilitar muito o acesso aquela região da cidade, vez que vários sinais de trânsito serão eliminados, acabando com pontos de históricos de engarrafamentos. O prefeito ficou satisfeito com as informações recebidas e mostrou confiança em relação ao cumprimento dos prazos de entrega das obras: “Todos os serviços estão seguindo o planejamento elaborado e não tenho dúvidas que todo o Complexo Viário de Natal será entregue no mês de maio”, destacou.


Júlio Eduardo dos Santos gostou muito do que viu e disse que volta a Brasília muito otimista, pois observou um avanço substancioso nas obras de mobilidade urbana sob a responsabilidade da Prefeitura do Natal. Ele lembrou que essas obras representam o verdadeiro legado que ficará para a cidade após a realização da Copa do Mundo de futebol, reforçando o caráter essencial da construção dos túneis já que o tráfego daquela região estava saturado havia muito tempo. O secretário parabenizou a equipe da Prefeitura do Natal pelo esforço e dedicação que culminaram no inicio dos serviços que deveriam ter começado há dois anos. “Deixo a capital potiguar muito otimista e com a certeza que o cidadão natalense vai receber um complexo viário do mais alto nível”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário