segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Espaço Comunitário, a nova sede da FECEB, FECNAT e CONAM estadual



Fotos: Jornal Clarim Natal


No último dia 08 de agosto foi inaugurado o Espaço Comunitário, a nova sede da FECEB (Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN) e a FECNAT (Federação das Entidades Comunitárias de Natal), localizado na Rua Feira de Santana, Conjunto Soledade I.

No local funcionava apenas o Conselho Comunitário do Conjunto Soledade I que agora divide o espaço com as duas Federações e a representação estadual da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Participaram do evento presidentes de Conselhos Comunitários, líderes comunitários de Natal, São Gonçalo, Extemoz e Parnamirim, os vereadores George Câmara e Ubaldo Fernandes, o assessor jurídico da FECEB e FECNAT Marcelo Gomes, o deputado estadual Fernando Mineiro, Jonas Mendes representando o secretário da SEMSUR Raniere Barbosa, Aparecida Carlos representando a secretária municipal de Educação Justina Iva, o Yure Maxuel representando a vice-prefeita Wilma de Faria, e o jornalista e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará) Edwin Carvalho.

“A luta dos movimentos sociais e populares não é fácil, a gente sabe as dificuldades”, ressaltou Paulo César Santos de Oliveira ao questionar: “mas qual é a luta que é fácil? Nenhuma luta é fácil”.
Segundo Paulo Cesar o espaço terá formação para poder travar as lutas que a gente entende que não são discutidas com a população. “Nós queremos primeiro a discussão com a comunidade, depois o projeto e a execução. É assim que tem que ser. Movimento Comunitário unido, unificado pra gente poder discutir e debater dentro do campo das ideias”, observou Paulo.

Para Paulo Cesar, “esta história de dizer que liderança comunitária tem as suas limitações e não tem condições de discutir, isso é balela. Quem vivencia o dia a dia com a falta de saneamento não tem o que discutir? Quem vivencia o dia a dia com os postes de energia apagado, ter sua apagada, as lideranças não têm condições de discutir isso? De fazer um debate concreto?”, indagou e respondeu: “sim. E também tem o direito de ir às ruas, se manifestar.

“Estamos abrindo este espaço, pra junto com todos comprometidos com a luta popular que a gente faça a formação, a discussão. Esse espaço comunitário é pra gente discutir, debater, orientar, seguir a política geral”, destacou Paulo Cesar que finalizou dizendo: “Vamos discutir pra que a gente possa ter de fato mudanças sociais nesse país. Vamos à luta!”, concluiu.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário