A
Educação Pública no Rio Grande do Norte foi o tema principal na
primeira sessão ordinária da terceira edição do projeto Parlamento
Jovem, realizada na manhã desta sexta-feira (2). Apesar do primeiro
encontro dos jovens deputados em plenário para debater assuntos
relacionados ao estado, o nervosismo não tomou conta dos oradores
inscritos que fizeram questão de abordar a necessidade de investimentos
em várias esferas do setor.
O deputado Francisco Canindé Lopes, da Escola Estadual Professor Paulo Freire, de Baía Formosa, se mostrou preocupado com o índice de evasão escolar em sua cidade. Ele disse que devido à falta de estímulo para continuar os estudos, muitos jovens deixam a escola em busca de um trabalho. Levar a vida como pescador e tentar emprego nas usinas da região tem sido as principais opções.
“Uma pesquisa da Unesco mostra essa realidade preocupante, de evasão escolar entre os jovens. E é preciso melhorar várias coisas na escola. O ensino não acontece sem professor, sem boas condições na sala de aula”, disse.
O colega Gustavo Henrique Pereira da Silva, da mesma escola, disse que a melhoria do ensino não passa somente pela compra de livros didáticos, mas envolve questões mais amplas como a valorização do professor e a efetivação do plano de cargos e salários da categoria. O parlamentar apresentou projeto para compra e instalação de um ar-condicionado para sua escola.
A falta de segurança também foi abordada em plenário. Clélia Moreira de Macedo, da Escola Estadual Edgar Barbosa disse que a falta de vigilante em algumas escolas prejudica tanto a integridade física dos alunos, quanto a própria unidade de ensino. “Nos deparamos com muitos problemas. E não falo somente de assalto a celulares, mas até da nossa própria vida que está em risco”, disse.
A deputada Márcia Maia (PSB) autora do projeto de resolução que criou o Parlamento Jovem, estimulou os jovens parlamentares a expor seu ponto de vista durante o exercício do mandato e trabalharem em convergência pelo bem geral do RN: “É importante que todos falem, porque cada um tem sua vivência e conhecimento da sua realidade, mas o importante é trabalharmos para melhorar a situação das escolas no RN. Também é importante escutar as pessoas, porque o bom parlamentar sabe ouvir, para traduzir o sentimento de quem está lá na base”.
Projeto
Das 12 escolas participantes desta terceira edição do projeto foram eleitos 24 estudantes das cidades de Natal, Ceará-Mirim, Campo Redondo, Santa Cruz e Baía Formosa. O número de escolas beneficiadas este ano é o dobro da primeira edição, quando apenas seis instituições de ensino receberam o projeto. Ao todo, 71 estudantes disputaram uma das 24 vagas voto a voto.
As sessões acontecem no Plenário Clóvis Motta, local onde os deputados estaduais realizam suas atividades. O projeto oferece a oportunidade aos jovens de conhecerem o funcionamento da Casa, procedimento para proposição de projetos e demais atividades desempenhadas pelos deputados estaduais. A bancada jovem desenvolve as atividades com assistência técnica da procuradoria geral e Secretaria Legislativa. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia.
O deputado Francisco Canindé Lopes, da Escola Estadual Professor Paulo Freire, de Baía Formosa, se mostrou preocupado com o índice de evasão escolar em sua cidade. Ele disse que devido à falta de estímulo para continuar os estudos, muitos jovens deixam a escola em busca de um trabalho. Levar a vida como pescador e tentar emprego nas usinas da região tem sido as principais opções.
“Uma pesquisa da Unesco mostra essa realidade preocupante, de evasão escolar entre os jovens. E é preciso melhorar várias coisas na escola. O ensino não acontece sem professor, sem boas condições na sala de aula”, disse.
O colega Gustavo Henrique Pereira da Silva, da mesma escola, disse que a melhoria do ensino não passa somente pela compra de livros didáticos, mas envolve questões mais amplas como a valorização do professor e a efetivação do plano de cargos e salários da categoria. O parlamentar apresentou projeto para compra e instalação de um ar-condicionado para sua escola.
A falta de segurança também foi abordada em plenário. Clélia Moreira de Macedo, da Escola Estadual Edgar Barbosa disse que a falta de vigilante em algumas escolas prejudica tanto a integridade física dos alunos, quanto a própria unidade de ensino. “Nos deparamos com muitos problemas. E não falo somente de assalto a celulares, mas até da nossa própria vida que está em risco”, disse.
A deputada Márcia Maia (PSB) autora do projeto de resolução que criou o Parlamento Jovem, estimulou os jovens parlamentares a expor seu ponto de vista durante o exercício do mandato e trabalharem em convergência pelo bem geral do RN: “É importante que todos falem, porque cada um tem sua vivência e conhecimento da sua realidade, mas o importante é trabalharmos para melhorar a situação das escolas no RN. Também é importante escutar as pessoas, porque o bom parlamentar sabe ouvir, para traduzir o sentimento de quem está lá na base”.
Projeto
Das 12 escolas participantes desta terceira edição do projeto foram eleitos 24 estudantes das cidades de Natal, Ceará-Mirim, Campo Redondo, Santa Cruz e Baía Formosa. O número de escolas beneficiadas este ano é o dobro da primeira edição, quando apenas seis instituições de ensino receberam o projeto. Ao todo, 71 estudantes disputaram uma das 24 vagas voto a voto.
As sessões acontecem no Plenário Clóvis Motta, local onde os deputados estaduais realizam suas atividades. O projeto oferece a oportunidade aos jovens de conhecerem o funcionamento da Casa, procedimento para proposição de projetos e demais atividades desempenhadas pelos deputados estaduais. A bancada jovem desenvolve as atividades com assistência técnica da procuradoria geral e Secretaria Legislativa. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia.
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