RIO DE JANEIRO / ALERJ
A cada cinco
reclamações dos consumidores, uma é contra serviços de
telecomunicações. Segundo o relatório semestral da Comissão de
Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio
(Alerj), a Oi lidera a lista de insatisfações, com 1.286 queixas.
Tanto que a empresa destacou um funcionário exclusivamente para o
setor de atendimento da comissão para agilizar os processos de
conciliação com os clientes.
Desde janeiro, foram realizados
mais de 12 mil atendimentos e, de acordo com a Codecon, a Oi foi alvo
de 10,9% das reclamações. Em segundo lugar, com 5,3%, está a Via
Varejo (grupo que representa as Casas Bahia e o Ponto Frio). Logo
depois, aparecem no ranking Claro (4,1%), Cedae (3,9%) e Light
(3,1%). O levantamento mostra, ainda, que as principais queixas dos
usuários se referem ao setor de telecomunicações, com 21,3% das
reclamações, às instituições financeiras (12,4%) e às lojas de
departamento (10,9%).
Do total de queixas recebidas, 42,5%
chegaram através do ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor.
Segundo o presidente do colegiado, deputado Luiz
Martins (PDT), o elevado percentual destaca a
importância do ônibus itinerante para a relação entre a Codecon e
a população fluminense. “O ônibus do consumidor é um meio muito
relevante porque, com ele, é possível ir a todas as regiões do
estado”, afirmou.
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