quarta-feira, 22 de setembro de 2021

DC pode ter candidato próprio para o Governo

O Democracia Cristã no Rio Grande do Norte está trabalhando nomes para concorrer o Governo do Estado e o senado.


Os nomes devem ser divulgados no próximo mês. A unica certeza é que terá alinhamento ideologico com o partido.


A legenda também está atuando na formação de nominatas de pré-candidatos a deputados estadual e federal.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Você Faz a Diferença



O Jornal Clarim Natal dá continuidade nesta edição à série de homenagens a personalidades que fazem a diferença, contribuindo com seu profissionalismo e mudando a qualidade de vida das pessoas.

Muitas vezes, mesmo com falta de estrutura não desistem da missão de ajudar, encaminhar, cuidar, orientar, capacitar, criar oportunidades, etc.

E através desta página homenagearemos pessoas que, com suas trajetórias de vida, influenciaram direta e indiretamente a história de muitas outras, tornando o mundo um pouco melhor.


Nosso homenageado é o Encarregado da Equipe responsável na limpeza da parte externa das Escolas Municipais, CMEI's, Postos de Saúde e UBS's, Roger Fabiano Santos


Roger Fabiano Santos dos Santos, nasceu em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, no dia 25 de maio de 1975, tem quatro irmãos, (2 irmãos e 2 irmãs), é casado há 22 anos com uma natalense “que amo de paixão (suspiro)”, frisou. Tem três filhos “(1 Príncipe e 2 Princesas)”, destacou. Sobre sua religião, ele é católico.   

Roger Fabiano também é chamado pelo apelido de “Gaúcho” e explica o motivo: “O meu apelido é porque sou de Porto Alegre/RS”


De acordo com ele, “a maioria das pessoas me chamam tanto pelo meu apelido ‘Gaúcho’, que às vezes quando me chamam de Roger, até esqueço que sou eu (risos)”, comentou.

 

Roger “Gaúcho” estudou na Sociedade Educacional Monteiro Lobato em Porto Alegre/RS e atualmente estuda Gestão Pública na Uninassau/Natal/RN.

 

Atualmente trabalha na Urbana - Companhia de Serviços Urbanos de Natal. É Empregado Público - Auxiliar de Serviços Correlatos na Urbana/Natal - RN e Encarregado da Equipe responsável na limpeza da parte externa das Escolas Municipais, CMEI's, Postos de Saúde e UBS's. Fui aprovado no Concurso Público Municipal no ano de 2006


Gaúcho aproveitou o espaço para deixar uma mensagem para os funcionários da Urbana. “Gostaria aproveitar o espaço e parabenizar todos os funcionários da Urbana que todo dia, com afinco, dedicação, seriedade, determinação e responsabilidade fazem de Natal uma cidade limpa e cada vez melhor”, ressaltou.

 

Roger “Gaúcho” também é compositor e fala sobre o assunto.  Não me considero um compositor e sim letrista, mas compus junto com meu amigo Cláudio Trigo a música/pagode “Juro por Deus”, que em breve estará tocando nas rádios e plataformas digitais e quem quiser curtir e comentar basta ir no YouTube e procurar o Grupo Raça Rin que o videoclipe da música já está disponível. Nós estamos trabalhando em outras composições que em breve estarão disponíveis também nas rádios e plataformas digitais.

Ao questioná-lo como surgiram suas primeiras composições, respondeu: “Na maioria das vezes na madrugada, pois sofro de insônia, então aproveito para escrever.


E logo a seguir falou como surgiu seu interesse pela música. Na infância eu já gostava de ouvir as músicas, mas com o tempo e devido a necessidades financeiras, vi na música uma oportunidade de conseguir alguns trocados para comprar alimentos, pagar aluguel, enfim...”, relembrou.

 

Roger Fabiano não participou nem participa de movimentos políticos, sociais ou evangélicos. “O que faço junto com o Grupo de Pagode Raça Rin do qual faço parte, são ações sociais para instituições de caridades”, destacou.


Ao questioná-lo sobre qual lição de vida gostaria passar para sua posteridade, respondeu: Independente do que aconteça, procure sempre fazer o bem.  "Pois até a árvore faz sombra para o lenhador"

 

O que mais Roger “Gaúcho” gosta de fazer “são tantas coisas, como aproveitar o máximo de tempo com minha esposa e meus filhos, tocar um pagode, jogar futebol e resenhar com os amigos, falou.

 

Ao questionar o que o faz parar e pensar ele respondeu: “Não foi o mundo que mudou e sim a humanidade”, relatou.


Ao indagar Roger Fabiano, como descreve sua personalidade, a resposta foi: “Forte, mas hoje sou mais tranquilo, pois com o tempo aprendi a lidar e controlar minha personalidade”.

 

Com poucas palavras Roger “Gaúcho”, respondeu:

Jesus – O melhor exemplo de Ser Humano

Família – Nossa Base e nossa Força 

Amigos – São frutos das nossas plantações 

Trabalho – É o que nos move em busca do melhor

A vida – Um aprendizado constante

Uma frase – “O melhor lugar pra você viver é onde você se dar bem”.

 

Encerrando a entrevista questionamos: Quem é Roger Gaúcho? Que respondeu: “Sou uma pessoa tranquila, da paz, gosto de ajudar, mas se não puder ajudar eu não atrapalho”.

 

Em nome do Jornal Clarim Natal, queremos parabenizar o Presidente da Urbana o Sr. Joseildes (Gigante), você Gaúcho e toda sua equipe pela realização do ótimo trabalho que vocês vêm desenvolvendo através da limpeza dos CMEI's, UBS's, Escolas Municipais e Postos de Saúde em toda cidade do Natal.

 


Eleição Gramoré – Para votar leve Comprovante de Residência e Documento com Foto

 

Documentação para votar: Comprovante de residência nome do morador(a), de um dos três últimos meses (julho, agosto ou setembro) juntamente com documento de identificação pessoal com foto.



No próximo dia 26 de setembro, das 08 às 17 horas no salão paroquial Dom Bosco será realizada a votação para nova diretoria do Conselho Comunitário do Conjunto Residencial Gramoré.

Poderão votar todos os moradores do Conjunto Gramoré, maiores de 16 anos, que apresentarem comprovante de residência em nome do morador(a), de um dos três últimos meses (julho, agosto ou setembro de 2021) juntamente com documento de identificação pessoal com foto.

Caso o filho(a) não possua comprovante de residência em seu nome, poderá votar apresentando o documento em nome do pai ou mãe.

O processo eleitoral está sendo coordenado pela FECNAT (Federação Municipal dos Conselhos Comunitários de Natal).

De acordo com Lima Freire, presidente da FECNAT, “os moradores que residam na casa dos pais e não possuam comprovante em seus próprios nomes, votarão com o comprovante dos pais, desde que constem a filiação no documento de identificação pessoal apresentado”, explicou.


A seguir entrevista com dois candidatos à Presidência do Conselho Comunitário do Gramoré, Paulo Enfermeiro (Chapa 10) e Rubens Matias (Chapa 30).

O Jornal Clarim Natal informa que o candidato a reeleição, o atual presidente do Conselho Comunitário do Gramoré, Marcelo Henrique foi convidado a participar igualmente da entrevista, porém segundo ele (Marcelo) não poderia participar porque estava sem tempo, muito ocupado. Ainda assim, ultrapassando todos os prazos estipulados para que o candidato Marcelo Henrique pudesse nos enviar as respostas da entrevista (das perguntas) sua palavra final foi que não poderia participar. Por este motivo, apenas os representantes das 2 chapas 10 e 30 participarão da entrevista.

Entrevista com Candidatos à Presidência do Conselho Comunitário do Gramoré




JORNAL CLARIM NATAL - Nome completo

PAULO ENFERMEIRO - Paulo César Pereira

RUBENS MATIAS - Rubens Matias


JCN - Qual a sua formação acadêmica?

PAULO ENFERMEIRO - Sou Assistente Social, mas minha identificação profissional é como Técnico de Enfermagem, ao qual tenho orgulho

RUBENS MATIAS - Graduação - Pedagogia (UFRN); Especialização - Gestão em Qualidade-de-vida e vida e saúde no Trabalho (UFRN); Título de Mestre - Gestão de Processo Institucional (UFRN).


JCN - Por que decidiu se candidatar ao Conselho Comunitário do Conjunto Gramoré?

PAULO ENFERMEIRO - Atendendo a pedido de amigos e amigas da comunidade e poder contribuir com algumas experiências que a vida me deu no decorrer dos meus 54 anos.

RUBENS MATIAS - Porque estou atendendo a solicitação dos moradores do Gramoré, que me procuraram e relataram a insatisfação com a atual gestão comunitária. Além disso, resido a 32 anos no bairro, conheço os seus problemas e, entendo que tenho a capacidade e disposição para lutar, juntamente com os moradores, para a resolução desses problemas.


JCN - Você se considera apto a exercer a função de presidente do Conselho Comunitário do Gramoré?  Por quê?

PAULO ENFERMEIRO - Digo que estou apto sim. Até porque jamais irei mentir para galgar o cargo e a nossa proposta tem que ser dinâmica de envolvimento com os moradores que amam o nosso Gramoré,  O meu e o seu lugar é aqui!

RUBENS MATIAS - Sim. Porque, reúno as condições necessárias e indispensáveis para o exercício de Presidente de CONSELHO COMUNITÁRIO e que atenda as necessidades, estruturais, do bairro, bem como contribua para o alcance das demandas dos moradores.


JCN - Qual o seu diferencial? 

PAULO ENFERMEIRO - O meu diferencial é trabalhar envolvendo as pessoas para atingir a coletividade e não termos uma visão individualista.

RUBENS MATIAS - As minhas propostas são possíveis de serem cumpridas e estão voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do bairro e para a Qualidade de vida dos moradores.


JCN - Por que os moradores do Gramoré devem votar em você para o cargo de Presidente do Conselho Comunitário do Gramoré? 

PAULO ENFERMEIRO - Respeitando os meus concorrentes, penso que a chapa 10 será uma inovação, que traz uma proposta de Esperança. E é por essa razão, invertendo a empatia para o eleitor para comigo, entendo que devo ser testado em mais um desafio que sei não ser fácil, porém buscarei subsídios para não os decepcionar.

RUBENS MATIAS - Porque me considero o candidato mais preparado para assumir a Presidência do Conselho Comunitário do Gramoré e estou disposto a contribuir para o bem coletivo da nossa comunidade.


JCN - Faça uma pequena avaliação e dê uma nota de 0 a 10 nos seguintes serviços públicos no Gramoré. 

PAULO ENFERMEIRO - Iluminação - Nota 3. Temos mais de 250 postes, muitos em um desgaste de décadas e no geral com iluminação muito precária. Em nossa conta de luz temos um desconto de 10% de taxa de iluminação e não temos o direito de comprar uma iluminação de qualidade.

RUBENS MATIAS - Iluminação - Nota 5. Se faz necessário a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas Led e também a instalação de postes em áreas escuras do nosso bairro.


PAULO ENFERMEIRO - Saúde - Nota 5. Não por ser profissional da Enfermagem, mas percebo um grande esforço por parte da maioria dos funcionários da Unidade de Saúde, que ficam sobrecarregados com a grande demanda. Estudos já diziam, desde de 2007, quando o meu colega que foi sub Secretário de Saúde Municipal, Enfermeiro Marcelo Bessa, que não éramos para termos só 4 equipes, mas 6, em razão dessa demanda reprimida. Absurdo ainda ver pessoas dormindo na fila externamente para mendigar uma consulta e ter que torcer para a sorte, e conseguir marcar seus exames laboratoriais. Por isso, temos como uma das propostas, no mínimo o retorno de um posto de coleta no local. Ressalto que devemos buscar junto a SMS e não culpar o primeiro funcionário que encontrarmos, porém precisamos ser tratados humanizadamente pelos funcionários da instituição, dando-lhes a reciprocidade.

RUBENS MATIAS - Saúde - Nota 5. A USF apresenta alguns problemas recorrentes de ordem estrutural. Também necessita de mais agentes de saúde, profissionais médicos, de mais ofertas de exames para atender à demanda do Gramoré e pessoas de comunidades adjacentes que procuram atendimento na respectiva unidade.


PAULO ENFERMEIRO - EducaçãoNota 4. Ainda estamos muito aquém de uma boa educação, digo contextualizando no geral. Precisamos ocupar integralmente a mente da juventude e das crianças com atividades lúdicas e abertura de cursos técnicos profissionalizantes para os(as) Jovens.

RUBENS MATIAS - EducaçãoNota 5. Percebe-se visivelmente a necessidade de melhorias das instalações físicas das escolas e também de acompanhamento da qualidade de ensino, aprendizagem destes estabelecimentos educacionais.  A Casa de Ofício precisa funcionar também no turno noturno.


PAULO ENFERMEIRO - Transporte PúblicoNota 3. Infelizmente é notório o descaso e o péssimo serviço oferecido à comunidade e não se ver uma atuação dos representantes das mais variadas comunidades e continuada até sua melhora. Precisamos unir forças. Há áudios de alguém dizendo que lideranças receberam um “cala boca”, o que quer dizer “cala boca” no seu ponto de vista usuário? Lamento esse descaso!

RUBENS MATIAS - Transporte PúblicoNota 3. Serviços de transporte público precário e que não atende à demanda da comunidade.


PAULO ENFERMEIRO - Coleta de Lixo - Nota 8. Trago a luz desse instrumento e digo até parabenizando que a nossa coleta é certa, 3 vezes por semana. Chamo a atenção dos mutuários a fazerem suas partes e colocar o lixo pra fora de casa no início da noite, antes do carro de coleta passar. Só faço uma observação que o acúmulo de lixo em um local só deixa alguns pontos sujos, porque os animais rasgam os sacos.

RUBENS MATIAS - Coleta de Lixo - Nota 5. Funciona normalmente. No entanto, carece de uma maior fiscalização da comunidade, quanto à coleta em dias não úteis.


PAULO ENFERMEIRO - Saneamento - Nota 5. Queria muito o complemento desse serviço.

RUBENS MATIAS - Saneamento - Não existe. Teve a primeira etapa conclusa e sem previsão para a sua conclusão.


PAULO ENFERMEIRO - Água servida, esgotos jogados à rua - Infelizmente alguns moradores fazem essas ligações clandestinas, jogando suas águas servidas e podres nas portas dos outros.

RUBENS MATIAS - Água servida, esgotos jogados à rua - Carece de uma maior fiscalização do órgão competente.

 

PAULO ENFERMEIRO - Terrenos Baldios - Os nossos terrenos baldios ou áreas verdes precisam de um projeto, sem impacto ao meio ambiente e que seja uma ferramenta de socialização.

RUBENS MATIAS - Terrenos Baldios - Nota 5. Se faz necessário desenvolver políticas de combate aos lixões, bem como urbanizar essas áreas.


PAULO ENFERMEIRO - Esporte - Temos vários talentos em nossa comunidade. Hoje já tenho uma parceria com o ex-atleta profissional Carlos Mota, que faz um grande trabalho com crianças e jovens, e a nossa visão é a expansão desse trabalho de incentivo. Claro que com um acompanhamento pedagógico e apoio da educação domiciliar.

 RUBENS MATIAS - Esporte - Nota 5. As práticas esportivas carecem de maior atenção, investimento e incentivo da SEL.


PAULO ENFERMEIRO - Buracos nas ruas - Nota 4. Nossa comunidade tem inúmeros buracos nas ruas, e há anos tem alguns que não recebem os serviços necessários. Precisei fechar duas ruas para chamar a atenção da SEMOV. Quero inclusive parabenizar todos e todas que também insistiram através das redes sociais e imprensa para que a empresa viesse realizar os serviços dos buracos da Rua Riversul e Praça Ipanema.

RUBENS MATIAS - Buracos nas ruas - Nota 5. Precisa que a SEMSUR seja mais ágil em atender as respectivas demandas;

 

PAULO ENFERMEIRO - Praças - Nota 4. Temos cinco praças de nomes que não têm a forma de praça. 

RUBENS MATIAS - Praças - Nota 5. Algumas carecem, urgentemente, de reformas e também, se faz necessário o acréscimo do número de praças na nossa comunidade;


PAULO ENFERMEIRO - Sede do Conselho - Nota 4. Até existem algumas atividades na sede do Conselho na Rua Guaratinguetá, porém vizinhos reclamam da sua estrutura, muito mato, sujeira interna e externa, pintura feia. Sabemos que a gestão atual fez um esforço, colocando o piso, porém no geral falta um cuidado melhor, inclusive o prédio do antigo Clube de Idosos na Avenida Pirassununga que está deteriorado por falta de cuidados. Não temos dúvidas que em três meses se a comunidade escolher a chapa 10 faremos deles um prédio limpo e entregue à comunidade.

RUBENS MATIAS - Sede do Conselho - Nota 4. Necessita, urgentemente, de restauração e ampliação de suas dependências e aquisição de mobílias. para atender as suas respectivas demandas administrativas.


PAULO ENFERMEIRO - Caern - Nota 6. Ainda somos uma região que temos água diariamente, porém entendemos e achamos necessário uma orientação educacional por parte do órgão, quanto à pureza, a limpeza dos seus poços, punição para quem desperdiça e que o próprio Conselho Comunitário busque uma parceria, assim será a nossa diretoria se eleita.

RUBENS MATIAS - Caern - Nota 5. A parte mais elevada da comunidade tem enfrentado problemas com o nível de evasão d'água nas torneiras. Por isso, se faz necessário providências da CAERN;





sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Vereador Milklei Leite assume presidência estadual do Partido Verde

 Fotos: Lucas Peixoto


O vereador de Natal, Milklei Leite foi conduzido a presidência do diretório estadual do Partido Verde. O parlamentar assumiu o comando do PV no Rio Grande do Norte, com a grande missão de ampliar o alcance do partido para todos os municípios, e ter uma atuação presente nos quatro cantos do estado. 

A legenda passou de Rivaldo Fernandes para o vereador Milklei Leite.

Rivaldo que permanece como dirigente nacional do partido e Milklei foram recebidos pelo presidente nacional do PV, Luiz Penna.

Os planos para as eleições de 2022, é que o Partido Verde deseja retornar à Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Esse será o desafio e a maior missão frente ao partido, o vereador diz que vai unir forças com todos os filiados e apoiadores do partido para alcançar esse objetivo. 

Esse projeto será conduzido com um novo grupo de dirigentes, aliados aos antigos membros que uniram forças para levar o Partido Verde de volta ao centro dos debates do estado, lugar de onde nunca deveria ter saído. 

O vereador Milklei agradece ao Presidente Nacional Luiz Penna pela confiança, bem como ao Conselheiro Nacional Rivaldo Fernandes e conta com todos os verdes, para levar desenvolvimento e sustentabilidade a todo Estado do Rio Grande do Norte.

Márcia Maia Concede Entrevista ao Clarim Natal e Fala sobre sua Gestão à Frente da AGN

 


A nossa 10ª entrevistada da série 2021 é a diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), ex-deputada Márcia Maia.

Confira a entrevista completa!

 

Márcia Faria Maia, 56 anos, divorciada, três filhas, é natural de Natal/RN e Pós-Graduada.

 

JORNAL CLARIM NATAL - A senhora é diretora-presidente da AGN (Agência de Fomento do Rio Grande do Norte). Qual o sentimento em ser a primeira mulher a ocupar a presidência da Agência de Fomento?

MÁRCIA MAIA - É uma honra, mas principalmente, uma grande responsabilidade e por isso agradeço a confiança da governadora Fátima Bezerra em indicar meu nome para assumir a função e também ao Conselho de Administração da instituição em ter aprovado meu nome sem qualquer ressalva. É importante dizer que, sempre que uma mulher ocupa uma função como essa pela primeira vez, ainda mais em uma instituição financeira, ambiente normalmente dominado por homens, é uma grande responsabilidade. Mas fui bem acolhida no Sistema Nacional de Fomento, na própria AGN e, temos realizado um trabalho importante e que tem impactado a vida das pessoas de forma real com geração de oportunidades, emprego e renda.

 

JORNAL CLARIM NATAL - Qual objetivo da Agência como uma instituição financeira pública?

MÁRCIA MAIA - O principal objetivo da AGN é contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. A instituição financeira é um exemplo do enfoque dado pelo Estado na condução das agências de fomento, promovendo novos padrões de eficiência e segurança operacional e, através de sua atuação, fomentando oportunidades, gerando emprego e renda nos quatro cantos do RN.

 

JCN - A Agência é regida e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Quais as instituições ligadas a Agência de Fomento?

MÁRCIA MAIA - Somos filiados à Associação Brasileira de Desenvolvimento e integramos o Sistema Nacional de Fomento, mas como instituição em si, somos um órgão da administração indireta do Governo do Estado que é sócio majoritário da Agência e, contamos ainda, com a presença de diversas outras entidades e instituições ligadas ao setor produtivo do RN em nosso quadro societário.

 

JCN - Como funciona a AGN?

MÁRCIA MAIA - A AGN é uma instituição financeira responsável, principalmente, por gerir a política de fomento ao desenvolvimento do estado por meio da concessão de financiamento a empreendedores e negócios no estado.

 

JCN - Quem pode ser beneficiado pela Agência de Fomento? 

MÁRCIA MAIA - Temos um perfil variado em nossa carteira de clientes. Atendemos desde o empreendedor informal, digo aquele pequeno mesmo, que vende salgados, tem um pequeno comércio, até empresas de médio porte, como indústrias, pousadas e hotéis. 

JCN -- Faça um balanço da sua gestão à frente da AGN.

MÁRCIA MAIA - Os números que alcançamos falam por si. Em pouco mais de dois anos e sete meses, alcançamos mais de 16,2 mil empreendedores em todo o estado, nos mais diversos segmentos da nossa economia.

Para você ter uma ideia, injetamos na economia do estado no período cerca de R$ 68 milhões, praticamente R$ 10 milhões a mais do que foi investido em quatro anos da gestão anterior. Isso, conseguimos, graças ao processo de democratização do crédito que implantamos, melhorando nossos processos internos para concessão, reordenando a instituição internamente, criando novas linhas de crédito para atender setores que não eram contemplados, como cultura, agricultura familiar, juventude, economia solidária e outros. Além disso, efetivamos parcerias importantes com secretarias estaduais, prefeituras, CDLs, câmaras municipais e diversas instituições que têm colaborado para chegarmos a cada vez mais pessoas.


JCN -- Qual avaliação que a senhora faz da sua gestão à frente da AGN até o momento?

MÁRCIA MAIA - É uma gestão bem sucedida, eu diria. Há desafios sempre, questões a avançar, mas temos cumprido nosso papel em levar crédito para quem precisa, auxiliar pessoas a desenvolverem seu potencial empreendedor e promover o crescimento de negócios em todo o estado. E esperamos continuar a contribuir através da AGN com novas formas de fomento ao desenvolvimento no RN.

JCN -- Qual tem sido seu maior desafio na AGN?

MÁRCIA MAIA - O maior desafio da nossa gestão é justamente a pandemia. Em meio a isso, precisamos reinventar nosso trabalho, criar novas estratégias para garantir que o empreendedor pudesse receber o apoio necessário para manter seu negócio e, pelo que tenho ouvido aonde tenho ido, temos cumprido nosso papel.

Não apenas temos ajudado a quem passou por dificuldades em razão da pandemia, mas também tem sido possível auxiliar muitos negócios a crescer no cenário atual.

 

JCN -- Quais principais metas?

MÁRCIA MAIA - Temos conseguido superar todas as metas e desafios impostos, mas queremos continuar a avançar na concessão do crédito e, neste aspecto alcançamos recentemente um importante marco com a criação da plataforma online RN+Crédito, a partir da qual o empreendedor pode solicitar seu financiamento. Originalmente, só conseguíamos realizar a solicitação de forma presencial, mas conseguimos esse importante avanço e queremos melhorar ainda mais o atendimento pela internet. Além disso, queremos garantir cada vez mais, um crédito orientado para o empreendedor e temos alguns projetos neste sentido e estamos estudando ainda a ampliação de nossas linhas para atender ainda mais atividades da economia de forma personalizada. São metas que estabelecemos e que esperamos cumprir ao longo da nossa gestão.