quarta-feira, 7 de outubro de 2020

“Temos o maior potencial Turístico Religioso do Estado, falta apenas buscar o incentivo e as parcerias e fortalecer”, falou o candidato a vereador Sidnésio Moura

Nesta edição o 46º (quadragésimo sexto) entrevistado da série é o candidato a vereador, Sidnésio Moura, morador da região Leste

de Natal, que em entrevista falou sobre qual motivo o levou a colocar seu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara Municipal da capital potiguar.

Durante a entrevista ele comentou sobre o Turismo Religioso e projetos que fazem parte de sua candidatura.

Confira a entrevista completa!

 

Manoel Sidnesio Gomes de Moura, conhecido como Sidnésio Moura, 46 anos, casado, tem três filhos, nasceu em Natal/RN e reside na Zona Leste de Natal. Possui o superior completo, é autônomo e não exerce nenhum cargo público.

Sidnésio foi o idealizador do grupo do Turismo Religioso no RN.

 

JORNAL CLARIM NATAL - Por que lançou seu nome como candidato a vereador de Natal?   

SIDNÉSIO MOURA - Porque o povo precisa ser ouvido. Não concordo nem aceito bancadas especificas. A bancada em uma Câmara tem que ser do povo e para o povo.

 

JCN - Filiado a qual partido?   Por quê? 

SIDNÉSIO MOURA - PL (Partido Liberal). Por ser um partido de Direita Central sem ideologia. As ideologias impõem ao cidadão, ideias sem respeito a opinião do outro, buscam quebrar a Democracia, e geram desconforto. Devemos buscar o respeito a todos, todo o ser humano tem direito a sua opinião...o diálogo é o melhor caminho para quebrar ideologias.

 

JCN - Qual é a sua visão de política?   

SIDNÉSIO MOURA - A minha visão política é que nós devemos olhar para todos, este é o slogan da minha Campanha. Existe um apelo de toda a população, em suas diversas classes sociais. Mas acredito que um apelo maior se encontra na minoria. Minha visão política é que devemos gerar equidade... Só conseguiremos construir uma mundo de Igualdade se deixarmos nossas ideologias de lado,  que é a raiz de todo o mal na humanidade...precisamos e necessitamos olhar para o outro com o olhar dele, não com o nosso O Papa Paulo VI, acreditava que era possível a Construção da Civilização do Amor, a partir de cada ser humano e em cada esfera da sociedade, deixando nossas ideologias de lado, e buscando dialogar para podermos nos entender... mesmo cada um de nós, vindo de raízes distintas, mas é necessário criar no ser humano a Alma do Homem-mundo, que é capaz de entender que existe algo de bom em cada pessoa.

Meus amigos e irmãos, estou com isso passando para informar que coloquei meu nome na condição de candidato a vereador de Natal/RN. Foram 12 anos discernindo se realmente eu estava pronto, ouvindo amigos, orando, e sobretudo ouvindo a família, esposa e filhos. Acredito que é possível a Construção da Civilização do Amor, a partir de cada ser humano, e em cada esfera da Sociedade. Para muitos pode ser uma utopia o que pensava o Papa Paulo VI, e o que eu penso. Mas se pensarmos que a Construção da Civilização do Amor, começa olhando para todos sem distinção, buscando gerar equidade podemos sim, iniciar esta construção a partir de cada cidade. Um olhar para todos, isso é necessário e possível!

 

JCN - Política é profissão?

SIDNÉSIO MOURA - Política é um serviço para o povo, é vocação. Não se pode ver a política como profissão. Cada legislador ou aquele que se encontra no poder Executivo, está ali para servir ao povo.

 

JCN - Qual é o papel do vereador? 

SIDNÉSIO MOURA - Primeiro precisamos entender que o vereador é eleito com o voto direto da população, ele está nesta posição por escolha do povo. Deste modo, ele tem o dever de legislar para o povo, como tarefa principal e também o papel de fiscalizar as ações do Poder Executivo municipal – ou seja, as ações do prefeito.  Mas, acredito que ele pode ir muito além de legislar, é necessário continuar visitando a população, cada bairro e sentir de perto a necessidade da população. As leis serão elaboradas com mais fundamentação, ouvindo o povo.

 

JCN - Quais projetos fazem parte de sua candidatura? Cite os principais.  

SIDNÉSIO MOURA - Turismo Religioso, Educação e Defesa das minorias culturais, religiosas...

 

JCN - Qual sua bandeira de destaque que será espelho do seu mandato, caso seja eleito? 

SIDNÉSIO MOURA - A bancada a ser feita deve ser do povo e para o povo. Acredito que ao falar de bancada Católica ou Evangélica, ou qualquer outro tipo, estamos limitando a um público especifico. Como Católico Apostólico Romano, meus princípios religiosos irão continuar sem dúvida, mas devemos acolher e ouvir a todos.



JCN - Agora que seu nome foi homologado como candidato qual será o slogan de sua campanha?

SIDNÉSIO MOURA - Um olhar para todos!

 

JCN - Qual avaliação você faz hoje a respeito do Turismo religioso em Natal?

SIDNÉSIO MOURA - Neste momento não temos como avaliar precisamente o Turismo Religioso em Natal devido a Pandemia, mas se você me pergunta se existe potencial em Natal a minha resposta é: Acredito que temos o maior potencial Turístico Religioso do Estado, falta apenas buscar o incentivo e as parcerias e fortalecer. Uma cidade que nós temos a primeira Igreja no Centro Histórico, onde foi celebrada a primeira missa da cidade, onde o seu segundo Pároco é um dos Santos Mártires do Brasil, onde em sua segunda Igreja temos a missa Tridentina (rezada em latim) todos os domingos, uma das melhores Construções Barrocas/Rococó que é o Convento Sto. Antônio, um padre que em breve será beatificado, chamado o Anjo de Natal, padre João Maria, sem falar na Catedral Metropolitana com seu estilo moderno. Em breve vamos ter em Natal, a réplica da capela de Fátima em Portugal, será a segunda réplica no Brasil, onde está situada no Conjunto Parque das Dunas na Zona Norte de Natal. E se falamos de Turismo Religioso vamos também em breve ter a Gruta de Santa Sara Kali, a santa dos nossos irmãos ciganos, hoje se não me falha a memória, apenas no Rio de Janeiro existe a gruta. A gruta em Natal está sendo projetada e construída pelo projeto cigano, onde tem o casal Dr. Zarco Fernandes e Chris ruas a frente. Domingo passado dia 27/09, eles realizaram a primeira procissão com um público bem pequeno na praia de Santa Rita, devido a questão das medidas sanitárias por causa da pandemia, e já está sendo noticia em meio a população de Natal

 

JCN – Você tem projeto voltado para este segmento em especial?

SIDNÉSIO MOURA - Sim

 

JCN - Você se inspira em alguém na política?    

SIDNÉSIO MOURA - Sim! Venerável Giorgio La Pira, o próximo Beato que será elevado aos altares da Igreja Católica, onde foi um político que soube conversar com todos sem distinção de partidos, ou pessoas. Ele estava ali para cumprir um serviço para o povo. Um verdadeiro estadista

 

JCN - Como você pretende atuar se eleito for?  
SIDNÉSIO MOURA - Pretendo estar mais próximo da população, acredito que pelos relatos anteriores já foi possível perceber. Estando próximo conseguimos entender a necessidade.

 

JCN – Qual mensagem gostaria de deixar 

SIDNÉSIO MOURA - Só conseguiremos construir um mundo de igualdade se deixarmos nossas ideologias de lado, que é a raiz de todo o mal na humanidade... precisamos e necessitamos olhar para o outro com o olhar dele, não com o nosso. Acredito que juntos podemos construir a Civilização do Amor tão almejada e anunciada através do Papa Paulo VI, acredito que existe uma necessidade enorme de construirmos pontes e não muros que dividem, como bem fala o Papa Francisco, acredito que a mudança começa a partir de cada um de nós.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário