segunda-feira, 30 de outubro de 2017

INTERDIÇÃO DAS AVENIDAS PRESIDENTE GONÇALVES COM LEÃO VELOSO NO ALECRIM CAUSAM SÉRIOS PROBLEMAS AOS MORADORES

Avenida Presidente Gonçalves (antiga ABC) com a Leão Veloso (Avenida 5)

Foto: Câmera de Segurança de residência
Foto lado esquerdo – Avenida Pte Gonçalves interditada – tumulto para moradores entrar ou sair. Foto lado direito – Carros na calçada da  igreja

Moradores das avenidas Presidente Gonçalves (antiga ABC) com a Leão Veloso (Avenida 5) vem sofrendo com a interdição mensal destas vias devido à autorização da STTU, para os fiéis Igreja Verbo da Vida, situada no mesmo local, estacionarem seus veículos. A ação autorizada pela Secretaria Municipal está causando sérios problemas para a comunidade local, que se sentem impedidas de seus direitos, de entrar ou sair de carro da rua onde moram, inclusive dificultando a entrada da ambulância (como já aconteceu antes).
Engarrafamento no prolongamento da rua

O período solicitado para a interdição deveria acontecer todos os domingos do mês de outubro ( 01 – 08 – 15 – 22 e 29), no horário de 17h às 22h, como mostra na foto abaixo.  
Mas, de acordo com os moradores das avenidas, as interdições aconteciam sempre de quinta à domingo, causando grande constrangimento àqueles que deveriam entrar em suas ruas de carro.

Segundo um morador que não quis identificar-se, temendo represália,  “devido à esta interdição irresponsável, um morador idoso passou  mal, tendo que ser socorrido nos braços da população porque a ambulância do SAMU não conseguiu entrar na rua”, falou indignado. Ele destacou a falta de cumprimento, inclusive do item dois que consta na autorização, que cita:"Deve ser permitido a passagem dos veículos dos moradores, bem como veículos de socorro".
Ainda segundo informações dos moradores da localidade, as interdições continuam mesmo com o prazo encerrado (29 de outubro).

Para uma moradora das proximidades, o problema fica ainda pior quando tem que reclamar para entrar em casa com seu carro e são tratados com grosserias pelos responsáveis da ação.
Para tentar proteger o espaço em frente às suas residências e assim conseguir entrar na rua e consequentemente guardar seus carros, os moradores colocam cones, “porque nem garagem eles respeitam”, frisou o morador.

E fazem um apelo à Secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos que verifique esta situação. “Nós que moramos nestas duas avenidas pedimos a atenção da Secretária para solucionar esta situação absurda, já que o inspetor Josemar da silva Damasceno, Chefe do setor de Interdições Viárias não resolve o problema”, concluiu o morador.
Segundo informações dos moradores é frequente encontrarmos a moto do funcionário da STTU nas proximidades da igreja. Esta foto foi tirada por morador  à noite. 

                                 Foto tirada durante o dia por morador. 
Moto em frente à igreja

terça-feira, 17 de outubro de 2017

PÁGINA COTIDIANO - CLARIM NATAL - AGOSTO 2017


Exposição de Artesanato na Praça no Pajuçara II

CONSELHO COMUNITÁRIO DO PAJUÇARA II

Exposição de Artesanato na Praça
Exposição de artesanato e música ao vivo

No último dia 24 o Conselho Comunitário do Pajuçara II realizou Exposição de Artesanato na Praça Pastor José Agostinho de Oliveira com música ao vivo e a participação de famílias da comunidade.

A Exposição teve a finalidade de divulgar os trabalhos dos artesãos locais, além de reunir as famílias na Praça, único espaço de lazer existente no Conjunto.  O evento contou com muito forró pé de serra.

Ações do Conselho Comunitário do Pajuçara II

Manutenção semanal das lâmpadas apagadas e com problemas.

Mutirão de limpeza com capinação, varrição e pintura de meio fio na praça através da Urbana. 

Mutirão na praça realizado pela Urbana, através de ofício encaminhado pelo Conselho Comunitário e o Vereador Preto Aquino.

Conjunto Santa Catarina terá eleição comunitária em Setembro

Joaquim Santana, presidente do Conj. Santa Catarina

Já está definido: Eleição do Conselho Comunitário do Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal acontecerá no dia 17 de Setembro. Com o edital já publicado, foi realizada a Assembleia Ordinária, no dia 28 de julho, na sede da instituição para tratar do processo eleitoral com a participação da Federação Municipal de Entidades Comunitárias de Natal  (FECNAT), primeira vez a frente do pleito nesta comunidade.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 12 de agosto. O pleito vai eleger a nova diretoria executiva (Presidente e Vice-Presidente) e Conselho Fiscal.

Joaquim Santana assumiu a direção do Conselho no final de 2013, após desistência do então presidente Cláudio. No ano de 2015 foi convocada a eleição comunitária no Conjunto Santa Catarina, que teve o seu processo iniciado, mas não foi adiante por não existir candidatos inscritos.

“Devido às eleições partidárias de 2016 ficou definido que a eleição comunitária no Conjunto Santa Catarina seria realizada neste ano de 2017”, explicou Joaquim.

A grande luta

Uma das principais lutas do presidente do Conselho Comunitário do Conjunto Santa Catarina, Joaquim Santana tem sido a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade.

De acordo com Joaquim, uma sugestão da Secretaria Municipal de Saúde de Natal era alugar uma casa e reformá-la para o funcionamento e instalação do posto na comunidade.
Todavia, a direção do Conselho Comunitário por sua vez, se reuniu com as instituições que funcionam em sua sede, como a Associação das Mulheres e Associação Mãos que Criam chegando a um consenso: A Unidade deveria ser relocada para o prédio do Conselho Comunitário.

A seguir foi realizado um abaixo-assinado na comunidade com o objetivo de saber o desejo dos moradores que aprovaram a ideia da instalação da Unidade na sede do Conselho. “Hoje o processo encontra-se em andamento”, falou Joaquim Santana.
Enquanto isso, os moradores do Conjunto Santa Catarina aguardam a vinda da Unidade Básica de Saúde para o prédio do Conselho Comunitário, localizado no Centro do Conjunto.


PÁGINA COMUNIDADE - CLARIM NATAL - AGOSTO 2017


“Ser Vereador é uma Dádiva, um Sacerdócio”, afirma Ubaldo Fernandes

Sua característica principal: Lutar pelas causas comunitárias e sociais sem esquecer sua base eleitoral.  

Foto: Verônica Macedo


Ubaldo Fernandes da Silva nasceu no dia 16 de maio de 1967, na cidade de Tangará/RN, filho de Martins Avelino e Terezinha Fernandes, numa família de 12 filhos. Casado com Ivanilda Rocha e pai de duas filhas Maria Eloisa e Isla Uliane.

Quando criança, aos oito anos auxiliava seu pai a vender frutas e bombons num carrinho de madeira, na Praça da Igreja em Tangará para ajudar a sustentar a família, que era numerosa.

Como estudante era disciplinado, e concluiu o ensino médio em Natal.

A família era muito católica; sua irmã era Secretária do Padre Campos e Ubaldo Coroinha.

Em 1985, com a transferência do Padre para Natal para assumir a Paróquia da Sagrada Família nas Rocas, sua irmã veio exercer a função de Secretária naquela igreja e Ubaldo a acompanhou, passando a morar por três meses na casa paroquial na comunidade.  Depois alugando uma casa em frente à paróquia, toda a família veio de Tangará para Natal.

A partir daí, Ubaldo passou a realizar trabalhos ligados à igreja, com uma forte atuação no segmento. Foi locutor da igreja e durante dez anos realizou a locução em carro de som para o então Vereador Clóvis Varela.

Foi um dos fundadores do Conselho Comunitário das Rocas, o primeiro Presidente do Conselho Comunitário do Bairro eleito democraticamente, cargo que ocupou por três vezes.

Já exerceu o cargo de Sub-Prefeito da Zona Leste, Secretário interino da SMDC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário), além de Assessor Especial da Secretaria Municipal de Governança Solidária da Prefeitura Municipal do Natal e diretor da Urbana.

Carreira Política

Foto: Assessoria Ver. Ubaldo Fernandes
 Campanha de 2016 - Ubaldo Fernandes levou às ruas de Natal em suas caminhadas cerca de 1.500 pessoas.

 O seu trabalho realizado nas Rocas repercutiu em Brasília Teimosa, Praia do Meio, Santos Reis, Ribeira e assim expandiram-se as atividades do líder comunitário Ubaldo. Passou então dez anos trabalhando na equipe do ex-vereador Clóvis Varela. Ele decidiu depois seguir sozinho na carreira política.

Foi candidato a Vereador em Natal três vezes, sem êxito. Em 2008 Ubaldo ficou na 1ª suplência e assumiu em 2011; Foram sete meses. Em 2012 foi eleito Vereador com 6.803 votos pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o mais votado da sua coligação e o sexto em Natal.

Nesta legislatura de 2012 a 2016 Ubaldo foi um dos vereadores que mais apresentou Projetos de Lei na CMN, com 53 Projetos de Lei, 24 sancionados pela Prefeitura.

Ainda em seu primeiro mandato foi agraciado com a Comenda Tiradentes, onde foi homenageado em Recife como um dos Vereadores mais atuantes em Natal.

No ano de 2015, o Vereador Ubaldo Fernandes, foi eleito Presidente do PMDB/Natal e Presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Câmara Municipal.

Devido à sua atuação na CMN, o parlamentar recebeu a “Medalha Tiradentes – Colar de Bronze”, durante o 93° Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais – Edição Região Nordeste, em Recife/PE.

Na Campanha de 2016, Ubaldo contou com grande participação popular, levando às ruas da cidade em suas caminhadas e passeatas cerca de 1.500 pessoas. Através do reconhecimento de seu trabalho social contínuo Ubaldo foi reeleito para seu segundo mandato com 7574 votos, o terceiro colocado em Natal.

Foto: Assessoria Ver. Ubaldo Fernandes

Segundo o vereador, a população assemelhou sua imagem a um balde pelo seu nome ser parecido – Ubaldo – e há três eleições que usam o símbolo do balde como identificação à sua candidatura. “Isso me deixa muito feliz porque é algo bem natural da população, mostrando esse carinho por mim”, frisou.

Sua característica principal é a luta pelas causas comunitárias e sociais em favor dos menos favorecidos, sem esquecer sua base eleitoral. 

Atualmente é presidente da Comissão de Implementação das Leis Municipais, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, e membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal do Natal.

Para Ubaldo Fernandes, “ser Vereador é uma dádiva, um sacerdócio. Tem que ter vocação porque passa a ser um agente público, mesmo provisoriamente”, ressaltou.

PÁGINA POLÍTICA - CLARIM NATAL - AGOSTO 2017


sábado, 7 de outubro de 2017

O dia a dia do Vereador Preto Aquino: “Fazer o bem sem olhar a quem”

Conheça o perfil do Vereador Preto Aquino
Foto: Assessoria Ver. Preto Aquino
Antônio Franco de Aquino Neto, 40 anos e natural da cidade de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte é filho de Francisco Fernandes de Aquino e Maria Marlene de Aquino.  Irmão gêmeo de Antoniel Fernandes, foram reconhecidos por seus avós maternos como “um é preto e o outro galego”, assim ficou sendo chamado desde sua infância, “Preto Aquino”.

Preto saiu de Pau dos Ferros com sua família aos quatro anos de idade, vindo residir no Conjunto Cidade Satélite, onde mora até os dias de hoje. Ele também foi morador do Planalto. É divorciado e pai de Davi Araújo de Aquino, hoje com sete anos de idade.

Preto Aquino dedicou-se a família e aos estudos, formando-se em Bacharel em Direito.
Há 12 anos Preto desenvolve trabalhos sociais nas quatro regiões de Natal, fato que lhe credenciou a ser um profundo conhecedor das necessidades da população.
Foto: Verônica Macedo
Com forte atuação no trabalho social em igrejas católicas e evangélicas, e também associação de moradores, centros desportivos, entre outras instituições.

Indicado pela família a se candidatar vereador de Natal, candidatou-se pela primeira vez e foi eleito com 4.206 votos pelo partido PEN (Partido Ecológico Nacional). Atualmente Preto Aquino é vice-presidente da legenda.

Em seu mandato o Vereador Preto Aquino se dedica de forma mais atenciosa ao trabalho social, e incentivo ao esporte como meio de inclusão social e desenvolvimento de talentos de jovens e adultos.

Preto Aquino sempre foi adepto ao futebol e Bike Cross; Na época era conhecido por “Black Bike” (Preto Bicicletas). Aos 18 anos tinha o sonho de ser motorista e ao tirar a carteira de habilitação, passou a dirigir a ambulância do irmão, então vereador, Aquino Neto, “o primeiro Vereador do Brasil que comprou uma ambulância e colocou gratuitamente para servir a comunidade em Natal”, relembrou o parlamentar.

Preto é um conhecedor a fundo da região Oeste.

O parlamentar faz parte das Comissões de Desporto, Cultura, de Implementação e Acompanhamento de Leis Municipais; dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Trabalho e Minorias; e o presidente da Comissão de Ética Parlamentar na Câmara Municipal de Natal. “Sempre com o pensamento pacificador”, destacou.

O dia a dia do vereador Preto Aquino “é fazer o bem sem olhar a quem”, frisou.


Para Preto Aquino, “o Vereador é o porta voz da população, o para-choque. É estar presente no dia a dia levando os anseios da população. O Vereador cobra, consegue aprovar projetos de lei, requerimentos, mas não é ele que vai executar e sim o Poder Municipal”, concluiu o Vereador.

PÁGINA POLÍTICA - CLARIM NATAL- AGOSTO 2017