A tarde desta quinta-feira (29) contou com uma programação diferente em quatro escolas públicas de Natal. Representantes do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMDM) distribuiram laços rosas e panfletos com informações que orientam sobre os sinais indicativos do câncer de mama. A iniciativa, que faz referência à campanha Outubro Rosa, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A ideia foi alertar sobre os sinais que indicam a doença, como o surgimento de nódulos diferentes dos outros tecidos da mama, inchaço que não desaparece, pele enrugada e com depressões, pele descamativa ao redor do mamilo, secreção ou inversão do mamilo.
A ação aconteceu a partir das 13h nas seguintes escolas:
1 - E. M. Prof. Arnaldo Monteiro Bezerra – Rua Aracitaba, 2993 – Conjunto Pirangi
2 - E. M. Nossa Srª dos Navegantes – Rua do Cruzeiro, s/n, Redinha
3 - E. M. Celestino Pimentel – Rua Pernambuco, - s/n Cidade da Esperança
4 - E. M. Prof. Zuza – Av. Cel Estevam, Dix Sept Rosado
Sobre o câncer de mama (dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA)
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 - INCA)
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e14.207 mulheres (2013 - SIM)