Nordeste do Nordeste
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O primeiro registro de concessão para a construção de uma estrada de ferro no Rio Grande do Norte, foi através da Lei Provincial de número 630, de 26 de novembro de 1870. O contrato dizia que da cidade Natal, alcançava o vale açucareiro de Ceará Mirim, passando por São Gonçalo, e atravessando o Rio Potengi através de uma ponte de ferro.
No dia 08 de junho de 1872, o
Presidente da Província do Rio Grande do Norte, Delfino Augusto Cavalcanti de
Albuquerque, assinou um contrato com o Engenheiro João Carlos Greenhalgh e o
Major Affonso de Paula de Albuquerque, onde infelizmente não saiu do papel.
Em março de 1904, o Engenheiro
Sampaio Correia chegava na cidade de Natal, assumindo a Comissão de obras
contra as secas, tendo como objetivo a construção de uma ferrovia.
A Lei Federal 1.145 de 21 de
dezembro de 1903 autorizava o Governo a iniciar a construção de uma estrada de
ferro.
Assim a estrada de ferro central
Rio Grande do Norte teve início. Compraram a casa de aula da Ribeira e no local
se ergueu a Estação. Como acontecia o trajeto para o outro lado do rio? Luiz da
Câmara Cascudo responde: "Atravessava-se o Potengi e tomava-se o trem no
outro lado na Coroa" onde Câmara Cascudo chama carinhosamente de
"estaçãozinha".
O primeiro trecho da
E.F.C.R.N, que ligava Natal a Ceará Mirim, foi inaugurada no dia 13 de junho de
1906, com a participação do Presidente da República Exmo. Afonso Pena, chegou a
Natal no dia 11 de junho e participou de várias inaugurações.
Acompanhado do Governador
Tavares de Lira, Afonso Pena visitou as repartições federais, teve início no
Quartel do 2⁰ Batalhão, Capitania do Porto, Delegacia Fiscal, Porto, Correio e
Atheneu Norte Rio Grandense.
Participavam da comitiva que
acompanhava o Presidente da República Afonso Pena e o Governador Tavares de
Lira para a inauguração da E.F.C.R.N, a imprensa local, representantes da
indústria e comércio, o pessoal da construtora da Estrada de Ferro Central,
administradores da "Great Western", todos estavam na Estação da Coroa
do outro lado do rio.
No cais do Escritório da
Comissão, tocava a banda do 2⁰ Batalhão, na estação da Coroa se encontrava a
banda do Batalhão de Segurança.
A primeira baleeira,
transportou o Presidente da República o Governador do Estado e Carneiro Rocha
chefe da Comissão. Todos embarcaram no trem, que chegou, que chegou às 9:00 h
da manhã, na estação de Extremoz, sendo oferecido um lanche e inaugurado
oficialmente o 1⁰ trecho da E.F.C.R.N, com o discurso do Dr. Carneiro Rocha.
Na Estação do Ceará Mirim
tocavam a Banda do Batalhão de Segurança e outras bandas locais. Houve uma
grande participação popular, o Presidente da República foi recebido pelo Dr.
Augusto Bezerra, Juiz de Direito da Comarca, sendo servido um almoço de 100 talheres,
à tarde houve uma vaquejada e às 15:00 horas o trem retornou a Estação da
Coroa, sendo encerradas as solenidades.
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