quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Antes da Ponte



Nordeste do Nordeste

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O primeiro registro de concessão para a construção de uma estrada de ferro no Rio Grande do Norte, foi através da Lei Provincial de número 630, de 26 de novembro de 1870. O contrato dizia que da cidade Natal, alcançava o vale açucareiro de Ceará Mirim, passando por São Gonçalo, e atravessando o Rio Potengi através de uma ponte de ferro.

No dia 08 de junho de 1872, o Presidente da Província do Rio Grande do Norte, Delfino Augusto Cavalcanti de Albuquerque, assinou um contrato com o Engenheiro João Carlos Greenhalgh e o Major Affonso de Paula de Albuquerque, onde infelizmente não saiu do papel.

Em março de 1904, o Engenheiro Sampaio Correia chegava na cidade de Natal, assumindo a Comissão de obras contra as secas, tendo como objetivo a construção de uma ferrovia.

A Lei Federal 1.145 de 21 de dezembro de 1903 autorizava o Governo a iniciar a construção de uma estrada de ferro.

Assim a estrada de ferro central Rio Grande do Norte teve início. Compraram a casa de aula da Ribeira e no local se ergueu a Estação. Como acontecia o trajeto para o outro lado do rio? Luiz da Câmara Cascudo responde: "Atravessava-se o Potengi e tomava-se o trem no outro lado na Coroa" onde Câmara Cascudo chama carinhosamente de "estaçãozinha".

O primeiro trecho da E.F.C.R.N, que ligava Natal a Ceará Mirim, foi inaugurada no dia 13 de junho de 1906, com a participação do Presidente da República Exmo. Afonso Pena, chegou a Natal no dia 11 de junho e participou de várias inaugurações. 

 

Acompanhado do Governador Tavares de Lira, Afonso Pena visitou as repartições federais, teve início no Quartel do 2⁰ Batalhão, Capitania do Porto, Delegacia Fiscal, Porto, Correio e Atheneu Norte Rio Grandense.

Participavam da comitiva que acompanhava o Presidente da República Afonso Pena e o Governador Tavares de Lira para a inauguração da E.F.C.R.N, a imprensa local, representantes da indústria e comércio, o pessoal da construtora da Estrada de Ferro Central, administradores da "Great Western", todos estavam na Estação da Coroa do outro lado do rio.

No cais do Escritório da Comissão, tocava a banda do 2⁰ Batalhão, na estação da Coroa se encontrava a banda do Batalhão de Segurança. 

 

A primeira baleeira, transportou o Presidente da República o Governador do Estado e Carneiro Rocha chefe da Comissão. Todos embarcaram no trem, que chegou, que chegou às 9:00 h da manhã, na estação de Extremoz, sendo oferecido um lanche e inaugurado oficialmente o 1⁰ trecho da E.F.C.R.N, com o discurso do Dr. Carneiro Rocha.

Na Estação do Ceará Mirim tocavam a Banda do Batalhão de Segurança e outras bandas locais. Houve uma grande participação popular, o Presidente da República foi recebido pelo Dr. Augusto Bezerra, Juiz de Direito da Comarca, sendo servido um almoço de 100 talheres, à tarde houve uma vaquejada e às 15:00 horas o trem retornou a Estação da Coroa, sendo encerradas as solenidades.

 






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