terça-feira, 18 de março de 2014

Taxistas discutem melhorias na profissão e na prestação do serviço em Natal

 Audiência Pública sobre situação profissional dos taxistas
A falta de segurança foi um dos temas abordados na audiência pública que reuniu taxistas e representantes de instituições ligadas à categoria na manhã desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Natal. Proposta pelo vereador Aroldo Alves, a discussão girou em torno da situação de trabalho vivida pelos profissionais dessa categoria.

“A gente sabe que os taxistas enfrentam muitas dificuldades, como a falta de segurança, as paradas mal sinalizadas e a invasão de táxis de outras praças”, disse o parlamentar na abertura da audiência pública. Segundo Aroldo Alves, em fevereiro ele recebeu em seu gabinete uma comissão de taxistas que relatou a atual situação enfrentada pela categoria em relação às condições de trabalho no município de Natal, o que motivou a discussão.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Táxi do Natal (STTN), Joselito Bezerra, o principal objetivo da audiência pública é unir as forças dos trabalhadores que utilizam o táxi como meio de sustento, além de pedir respeito aos órgãos públicos, como a Prefeitura e a Semob. Ele entregou aos presentes um relatório produzido entre 17 de fevereiro e 17 de março deste ano, em que 400 taxistas foram entrevistados e apontaram as principais preocupações e os anseios da categoria.

Eles pediram a padronização dos pontos de táxi, além de maior fiscalização da Semob quanto ao estacionamento de carros de passeio em pontos de táxi na Av. Princesa Isabel, R. General Osório, no ponto próximo à Catedral Metropolitana e nas praias de Ponta Negra e dos Artistas, por exemplo. Solicitaram também aumento da ronda policial nos pontos de táxi, principalmente à noite, e observância quanto à circulação de táxis clandestinos ou com placas de outras cidades em pontos como Alecrim, rodoviária e praias urbanas.

O assessor técnico da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), João Medeiros da Costa, que participou da audiência, comentou a pauta apresentada. “As reinvindicações feitas são justas e como representante da Setur, mostro a nossa preocupação com pessoas, profissionais que se dedicam ao trabalho de taxista. A Secretaria de Turismo está aqui para somar e, acima de tudo, apoiar os taxistas de Natal”, afirmou.

Atualmente, a frota de Natal possui 1.010 táxis, os quais circulam diariamente atendendo a demanda de passageiros da cidade. A audiência pública resultou em um documento em que foram listadas as propostas apresentadas e discutidas. Ele será encaminhado aos órgãos competentes para que providências sejam tomadas visando resolver os problemas apontados na discussão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário