quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO EXMO. SR. PREFEITO CARLOS EDUARDO NUNES ALVES À CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL NO ANO DE 2014



Foto: Marco Polo

Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Natal,
Vereador Albert Dickson,
Excelentíssimas senhoras vereadoras
Excelentíssimos senhores vereadores
Senhores Secretários Municipais
Senhoras e senhores

A ação do gestor municipal deve ter como base uma profunda consciência do que seja a realidade do sítio urbano que deve gerir, com a observância acurada de sua dinâmica. Tal premissa garante a legitimidade das decisões tomadas e que são compartilhadas por esta Casa em seu consagrado direito democrático de fiscalizar e acompanhar os atos e ações do poder executivo. Daí a importância desta mensagem que dirijo às senhoras e aos senhores passado um ano da nossa administração, principalmente porque todos nós sabemos do estado calamitoso a que foi relegado o município.

Por conta da situação encontrada, erigimos, a princípio, três grandes temas para nortear um esforço concentrado na recuperação da autoestima do natalense e na construção do bem-estar de uma sociedade que se pretende plural, igual, equilibrada e justa.

Os três pilares foram a recuperação dos serviços básicos da administração através de uma força tarefa de 200 dias para cuidar imediatamente do recolhimento do lixo, deslanchar a operação tapa-buraco, garantir o início do ano letivo e sanear as despesas com pessoal e, ao mesmo tempo, organizar a situação econômico-financeira do município e sua consequente capacidade de investimento.

Depois, a execução das obras comprometidas com a matriz de responsabilidade da Copa, junto com a exposição de Natal na vitrine internacional, o verdadeiro legado que o evento irá deixar para a cidade e seus munícipes. Como todos sabem, Natal estava em vias de perder esses investimentos pela inércia e incompetência da gestão que nos antecedeu que não conseguiu iniciar uma sequer dessas obras.  E, por último, a retomada das obras paralisadas na gestão anterior.

É sabido que o maior desafio enfrentado pelos governos municipais é justamente o financiamento das cidades, de vez que os mecanismos financeiros tradicionais estão em processo de exaustão em decorrência da crise financeira mundial, que tem sensíveis reflexos em nossa economia. 

Assim, apesar de sucessivos recordes de arrecadação, o governo central não faz chegar a todos de forma equânime a chamada distribuição do bolo. Dessa forma, diante da situação de descalabro que encontramos, adotamos de pronto uma política austera no controle das despesas e uma busca incessante pelo saneamento dos recursos públicos dentro de uma visão consolidada da situação orçamentária e financeira da administração municipal.

Inicialmente com os próprios técnicos da Prefeitura e depois contando com uma consultoria reconhecida nacionalmente para ajudar a estabelecer normas, padrões e definir medidas que nos levem a essa redução nos gastos para que possamos voltar a ter a capacidade de investimento que marcou nossa gestão anterior.

Esse é um processo permanente. No serviço público a vigilância sobre os gastos deve ser constante e uma mudança cultural precisa ser absorvida pelos que se acostumaram a despender recursos públicos sem o necessário cuidado como se emprega na utilização das verbas privadas. 

Podemos dizer que neste primeiro ano tivemos êxito no modelo de gestão que queremos permanente. Tivemos um crescimento de receita em 2013 em relação ao ano anterior de 12,27%. Os investimentos do município, no entanto cresceram 135% no mesmo período, saltando de míseros 3,8% para 11,55% da receita.  

Nosso dispêndio anual com a folha de pessoal caiu de R$ 812,9 milhões para R$ 805,7 milhões em 2013. Uma redução obtida com medidas de austeridade como os muitos cargos comissionados que não nomeamos, o rigor na concessão de vantagens e benefícios e maior fiscalização na folha de pagamento.

As contribuições patronais e dos servidores à Natalprev que deixaram de ser cumpridas de dezembro de 2010 a abril de 2012 geraram uma dívida de R$ 32,7 milhões, o que obrigou o órgão a elaborar um sistema de parcelamento dos créditos, que vem sendo cumprido a risca. Por outro lado, o cruzamento do banco de dados da folha de aposentados e pensionistas com o cadastro de óbitos da seguridade social possibilitou a constatação de vários benefícios que estavam sendo pagos irregularmente. O resultado foi a devolução no final do ano aos cofres municipais de um montante de 1 milhão de reais que haviam sido repassados a mais para a Previdência municipal.

Esse trabalho de vigilância permanente da folha, somado ao aumento de receitas, nos permitiu fechar o ano abaixo do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para os senhores terem uma idéia, quando deixamos a prefeitura em dezembro de 2008, o comprometimento da receita com a folha era de 42,31%. Em janeiro do ano passado estávamos comprometendo com pessoal 54,56%, acima do limite legal. Agora em dezembro conseguimos fechar o quadrimestre com um comprometimento de 48,71%.
Hoje, graças a muito trabalho e ao esforço tenaz de nossa equipe, posso assegurar às senhoras e aos senhores que Natal tem prumo e diretriz. São números que atestam o acerto no caminho a seguir, mas também nos alertam que não podemos descuidar. Temos que manter a austeridade nos gastos para ampliar nossa capacidade de investimento.

Na recuperação de nossas finanças, destaco o trabalho da Secretaria de Tributação com o recadastramento dos contribuintes do IPTU, relativo ao período 2008-2010. Tal cobrança, juntamente com outras ações, acarretou no aumento de arrecadação da ordem de 21,49%. Com o Projeto Cidadania Fiscal foram oportunizadas melhores condições de regularidade fiscal ao contribuinte. Com este projeto e ações desenvolvidas pela Secretaria,  como um novo projeto de parcelamento, uma redefinição dos procedimentos de fiscalização e mais celeridade no julgamento de processos, a Prefeitura registrou um incremento real na arrecadação própria de 18%.

AÇÕES

Como disse no começo de minhas palavras, tínhamos três metas para o primeiro ano de administração e acredito que as informações que irei prestar mostram que elas foram atingidas.

A primeira tarefa era regularizar a prestação de serviços a começar pela limpeza urbana que estava completamente abandonada. Fizemos um trabalho rigoroso de gestão para tornar a Urbana uma empresa viável e os serviços de coleta, varrição e transporte dos resíduos sólidos voltaram a funcionar em nossa cidade.

Primeiro fizemos um chamamento dos trabalhadores que estavam a disposição de outros órgãos e depois com um remanejamento de cerca de 600 garis temos hoje 700 agentes trabalhando efetivamente nas ruas.

Conseguimos com mais rigor nas licitações uma economia de 4,13% nas despesas administrativas da Urbana em 2013 e de um milhão 380 mil reais nas despesas com recursos humanos.

Ao mesmo tempo, como é do conhecimento de todos, estamos trabalhando numa nova licitação da limpeza pública que irá incrementar a oferta dos serviços.

Além da coleta de lixo em dia, conseguimos também começar e terminar o ano letivo dentro de um calendário estabelecido, ao contrário do ano anterior que teve que ser interrompido antes do tempo por falta de condições mínimas de funcionamento das escolas. Muitas delas sem sequer ofertar a merenda para seus alunos. Fizemos um Termo de Ajustamento de Gestão e aplicamos 26% da receita em Educação, o que garantiu o pagamento de uma série de vantagens que os educadores tinham direito e estavam represadas, além do pagamento de débitos deixados com funcionários terceirizados e com o FNDE. 

Também regularizamos a malha viária da cidade. Investimos  7 milhões de reais em 2013 apenas na Operação Tapa Buraco, que chegou a 770 ruas e avenidas. Ainda deve estar na memória de todos a grande quantidade de buracos que danificavam as nossas ruas e avenidas. Hoje temos a operação Tapa Buracos de forma permanente para resolver os problemas pontuais que aparecem.

Ao mesmo tempo deslanchamos um projeto de investimentos no recapeamento asfáltico de vias que são importantes corredores de transporte público ou que podem ser utilizadas como opção de tráfego.

Esse tipo de trabalho melhora a fluidez do trânsito e recupera a malha viária de uma forma mais duradoura. No recapeamento de 50 ruas e avenidas investimos 8 milhões e quatrocentos mil reais no ano passado e este ano temos mais 10 milhões a serem aplicados na melhoria e conservação da malha viária da cidade.

Duas obras importantes de drenagem e pavimentação foram iniciadas no ano passado e servirão também para melhorar o trânsito. Uma delas  é o projeto conhecido como Lagoa do Makro, em Neópolis, que permitiu o recapeamento da avenida das Alagoas. Esse projeto será concluído nos próximos dias, ao custo de um milhão e oitocentos mil reais.

A outra é o projeto de drenagem e pavimentação desencadeado no Guarapes e Vila Paraíso, orçado em 2 milhões e meio de reais.  Essa obra está sendo tocada em sintonia com a Caern que executa os serviços de esgotamento sanitário e irá permitir o asfaltamento da rua dos Cometas, importante via de ligação daquele bairro com o Planalto, além de outras 27 ruas daquela localidade.

Aqui vale uma satisfação sobre a obra de recuperação do Viaduto do Baldo interditado desde a gestão passada em outubro de 2012. Quando assumimos contratamos um laudo sobre a situação do local e uma planilha orçamentária em cima da qual foi feita uma licitação, mas constatou-se iniciando os serviços que a situação, principalmente no canal do Baldo, era mais grave do que no viaduto. Diante disso, a empresa vencedora da licitação apresentou a cerca de 20 dias um projeto executivo que elevou o valor da obra de R$ 1, 8 milhão de reais para cerca de 3 milhões e quatrocentos mil reais.

Diante disso, foi solicitado ao projetista do viaduto, doutor Hugo Mota, que ficou de enviar para os técnicos da Prefeitura sua avaliação a respeito da obra que precisará efetivamente ser realizada.

Estamos aguardando o posicionamento dele no prazo de até 15 dias para decidir se será necessário realizar uma nova licitação ou se será possível fazer um aditivo ao contrato atual e tocar a obra.

Voltando a falar da nossa meta de regularização dos serviços básicos, reforçamos o orçamento da secretaria de Saúde que encontramos sob escombros e colocamos boa parte dos serviços que estavam parados para funcionar.

Esse ainda é um setor em que há muito a fazer diante da situação encontrada, mas que teve avanços significativos neste primeiro ano. Embora a Constituição estabeleça a obrigatoriedade de investirmos 15% na Saúde, neste ano que passou 23,83% das nossas receitas foram destinadas a secretaria municipal de Saúde.

A segunda meta que nos propusemos para o primeiro ano foi salvar as obras da matriz da Copa.

Quando Natal foi escolhida como um das sedes da Copa 2014, a cidade tinha 53 meses para realizar as obras previstas na matriz de responsabilidade. Quando assumimos, em janeiro do ano passado, faltavam apenas 18 meses para o início do Mundial e nada havia sido feito, ou melhor, sequer fora iniciada qualquer obra, tanto assim que o governo federal propôs tirar as obras do PAC da Copa, por acreditar que não teríamos condições de realizar os serviços. Mas não aceitamos essa exclusão.

A partir do entorno da Arena das Dunas, estamos construindo um túnel de drenagem com 12 quilômetros de extensão e 23 poços de visita, alguns deles com até 44 metros de profundidade, para eliminar 33 pontos de alagamentos ao longo das ruas Jerônimo Câmara, Caicós, Miguel Castro, Bom Pastor e Castelo Branco. Além disso, estamos trabalhando nas duas lagoas  do Centro Administrativo.  A obra tem investimento inicial de R$ 126 milhões e ainda recentemente estive em Brasília para tentar a liberação de outros 75 milhões para a segunda fase. Esse obra teve a ordem de serviço expedida no dia 02 de abril do ano passado e está com 70 por cento executada, dentro do cronograma estabelecido.

Naquela área ainda estão em construção 6 túneis, 2 passarelas e 2 viadutos, um dos quais na modalidade estaiado para dar um novo e moderno visual à região. Isto representa a aplicação de recursos da ordem de R$ 222 milhões e já temos quase 50% executados. Ainda como resultado da escolha de Natal como uma das sedes da Copa, estamos construindo o primeiro binário da cidade entre as avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara com a aplicação de R$ 114 milhões. Esta intervenção já conta com 35% de realização. Outra obra importante é a recuperação de 50 quilômetros de calçadas, padronizadas e com acessibilidade, e que contempla a construção de 300 abrigos de passageiros e o plantio de 4 mil árvores a um custo que passa dos R$ 25 milhões. Aqui já concluímos 38% do planejado.

Ao todo, incluindo a contrapartida de R$ 70 milhões obtidos através de empréstimo para o qual contamos com a decisiva colaboração desta Casa, a Prefeitura investe cerca de R$ 500 milhões para garantir melhor fluidez de trânsito e mais fácil locomoção dos transeuntes e que redundarão em mais rápido e mais tranquilo acesso à uma das regiões mais movimentadas da cidade.

Outra nódoa que encontramos no tecido urbano de Natal foi o calçadão de Ponta Negra destruído pelo avanço do mar sem que providências concretas tivessem sido tomadas. Estamos promovendo a recuperação da praia de Ponta Negra com a obra de enrocamento, recomposição do calçadão e construção de 10 acessos a um custo de R$ 6,2 milhões. Paralelamente, iniciamos a urbanização de toda a orla marítima de Natal, onde aplicamos 15 milhões  de reais. Esse verdadeiro mutirão de obras tem como prazo de conclusão o próximo mês de maio.

Podemos nos orgulhar de Natal e como prefeito garantir que a cidade vai estar pronta para a Copa. Mesmo porque, foi na nossa gestão passada que inscrevemos Natal para ser uma das sedes do torneio.

Por fim, a terceira meta a que me referi no começo destas palavras era a retomada das obras que iniciamos na gestão passada, mas vergonhosamente abandonadas pelos que nos sucederam.

Também ai tivemos êxito na maioria dos projetos. No Maruim, assinamos a ordem de serviço para a construção de 200 apartamentos no bairro das Rocas com investimento de R$ 12,2 milhões e que vai beneficiar 165 famílias que vivem atualmente naquela comunidade. A obra será construída em terreno doado pela Prefeitura nas proximidades do estádio João Câmara. Assim, as famílias não serão remanejadas para regiões periféricas da cidade, permitindo que elas continuem a exercer suas mesmas atividades cotidianas. Atualmente estamos trabalhando na licitação do projeto de urbanização do Maruim que vai ganhar uma nova característica e irá permitir que finalmente seja liberada a área para a tão almejada ampliação do porto de Natal.

As obras de Nossa Senhora da Apresentação, paralisadas há 3 anos, foram retomadas com a pavimentação de 16 ruas em quatro loteamentos e a urbanização das lagoas do Aliança e Jardim Primavera com recursos em torno de R$ 2,5 milhões. Também em Capim Macio estão sendo executadas obras de drenagem e pavimentação de 10 ruas para a conclusão do projeto. O mesmo serviço foi retomado na Vila de Ponta Negra.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será novamente entregue aos natalenses com o Memorial da Cidade funcionando e com a escola de educação ambiental em plena atividade como deixamos em 2008. Nele, estamos investindo 3 milhões e seiscentos mil reais em recursos próprios.    

O Mercado Modelo das Rocas teve as obras retomadas após nova licitação. Lá estamos aplicando 3 milhões de reais também em recursos próprios para que o projeto de Natal ter um mercado moderno que atenda aos natalenses e também aos turistas que nos visitam seja finalmente efetivado.

Paradas durante os últimos quatro anos, as obras de reurbanização da comunidade da África, na Redinha, iniciaram pela construção de um Centro de Educação Infantil parte de um projeto de urbanização integrada que já modificou em boa parte aquela comunidade.  Na África, serão investidos R$ 10 milhões na construção, além do centro de educação infantil, de 130 casas, melhoria de 80 residências e uma quadra na escola municipal Noilde Ramalho. Também serão pavimentadas, drenadas e saneadas 20 ruas e a margem do rio Doce será urbanizada com a construção de um muro de arrimo e seis quiosques. Além disso, serão entregues 1.600 títulos de propriedade aos moradores.

No Passo da Pátria, já elaboramos os projetos de equipamentos sociais (praças, centro sociocultural e reforma do centro social) e encaminhamos para a Caixa Econômica Federal para análise e autorização de retomada das obras, com a licitação prevista para o próximo mês.

Como está aqui demonstrado foi um ano de muitas dificuldades e de muito trabalho, mas também um ano que nos deixa muita satisfação por termos atingido as metas que estabelecemos e termos ido muito além delas com novos projetos e ações que gostaria de citar aqui.

Em 2013 conseguimos restabelecer o equilíbrio financeiro capaz de criar um ambiente propício para captação de recursos junto ao governo federal e agentes financeiros. Sendo o desenvolvimento de ações integradas a prioridade da nossa gestão, aprovamos no segundo semestre do ano passado o Projeto de Saneamento Integrado que contempla os bairros de Lagoa Azul e a parte de Nossa Senhora da Apresentação que não havia sido atendida no projeto anterior.
A proposta deste programa é expandir o projeto Natal do Futuro que lançamos em nossa gestão passada. Ele representa um instrumento de planejamento estratégico de soluções integradas e estruturantes.

Nossa Senhora da Apresentação-Lagoa Azul conta com uma carta consulta de R$ 136,5 milhões para beneficiar com drenagem e pavimentação 379 ruas e levar regularização fundiária a 19 mil  famílias. Tem ainda integração direta e realização paralela com as obras de saneamento e abastecimento dágua da Caern, ao custo de R$ 21,6 milhões, totalizando um investimento naquela região de 158 milhões de reais.

A carta consulta para o projeto Brasil Novo-Novo Horizonte no valor de R$ 12,3 milhões, se encontra sob análise e temos a melhor expectativa de que este ano teremos esse projeto também aprovado e liberado junto ao governo federal.

Outras importantes ações retomadas pela Secretaria de Planejamento ao longo do ano passado foi o orçamento participativo, o funcionamento da biblioteca virtual de Natal, site que contém a produção acadêmica sobre Natal e região metropolitana e que conta hoje com um acervo de quase 900 artigos, teses e dissertações sobre políticas públicas, cidades interativas e gestão metropolitana e a coordenação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Paralisadas há 3 anos, as duas ferramentas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do município estão em pleno funcionamento.

SAÚDE

A Saúde, como já foi dito, é o setor mais crítico para qualquer administrador hoje no Brasil. A desqualificação do processo de gestão dos serviços e de coordenação de ações na maioria das áreas de atuação da Secretaria de Saúde se mostrou patente nas dificuldades de funcionamento dos serviços e nos problemas de acesso dos usuários aos serviços do SUS, traduzidos nas incontáveis demandas judiciais e do Ministério Público verificadas nos primeiros dias da gestão. O descontrole administrativo e financeiro da Secretaria nos levou a publicar decreto que instituiu o Estado de Calamidade Pública na Rede Municipal de Assistência à Saúde por 180 dias.
  
Nesse período, o plano de ação executado atuou nos eixos infraestrutura física e manutenção, assistência farmacêutica, equipamentos e material, acesso aos serviços de saúde e recursos humanos, exigindo investimento de R$ 8 milhões. Como resultado, podemos contabilizar a realização de processo seletivo simplificado para contratação de pessoal, a melhoria do funcionamento dos pronto atendimentos, particularmente do Hospital dos Pescadores, que passou a contar com gerador de energia, serviço de raio X e reposição de pessoal.

 A UPA da Cidade da Esperança entrou em funcionamento e até o meio do ano, com funcionamento pleno, poderá realizar até 13.500 procedimentos médicos mensais, com uma média de 450 pacientes atendidos por dia. No campo da urgência e emergência, foram contratados 10 novos leitos de UTI do Hospital Memorial e habilitados outros 9 leitos no Hospital Universitário Onofre Lopes. Também foi regularizado o contrato com o Hospital Médico Cirúrgico na área de cirurgia ortopédica, contribuindo para a redução das filas de pacientes acidentados.

Na rede básica, o aporte de novos profissionais dentro do Programa Mais Médicos e a contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para a Estratégia Saúde da Família elevaram os índices de cobertura que, computadas as unidades básicas tradicionais, supera os 70%. As ações de vigilância também tiveram incremento no período, tanto a Vigilância de Óbitos quanto a Vigilância de Endemias.

Em termos de manutenção e recuperação, 75 unidades de saúde foram beneficiadas, com destaque para as do Vale Dourado, Nova Natal, Cidade Praia, Gramoré, Guarita, Pirangi, Cidade Nova e São João, que passaram por obras mais substanciais. A maternidade Leide Morais está sendo completamente recuperada e ainda este semestre voltará a atender as mulheres da zona norte de Natal.

A construção de mais duas novas UPAs, no valor superior a 2 milhões cada uma, já foi licitada e a ordem de serviço expedida, assim como 8 novas unidades básicas.

A Secretaria de Saúde já dá andamento a três novas licitações para a reforma e ampliação da Maternidade das Quintas, da Maternidade Felipe Camarão, além da recuperação do Centro de Controle de Zoonoses.

A Prefeitura investe 2 milhões e 115 mil reais na construção da UPA do Potengi. Valor semelhante será aplicado na construção da UPA da zona sul, no Pitimbu. A construção da unidade de saúde de Bela Vista exige aporte de 514 mil reais, as duas unidades de saúde do Planalto serão construídas com investimento de 1 milhão e 196 mil reais.

Nas obras de reforma e adequações na estrutura física, instalações elétricas e hidráulicas, a administração municipal cuida de melhorias na Clínica Odontológica Infantil I, na Clínica Popular Novo Horizonte e na unidade de Saúde da Família de Pompéia.

Por ser uma área crítica nas três esferas de governo, a saúde mereceu máxima atenção e exigiu o desdobramento de esforços. Assim, foram realizados serviços de recuperação e manutenção dos gabinetes odontológicos e instalados 20 novos em substituição aos sucateados. Hoje, temos 96% dos serviços da rede em plena operação, quando encontramos 89% sem funcionamento. Com a adoção do sistema Porta Aberta para o Acompanhante da Gestante, pudemos realizar 100% no atendimento pré-natal. Incluímos 66 novos médicos nas equipes da Saúde da Família e, com o projeto Mais Médicos, lotamos mais 21 médicos nas unidades de saúde, totalizando 87 novos médicos.

Na procura por mamografias, registramos 100% de atendimento, inexistindo atualmente demanda reprimida. Na abertura de novos leitos de UTI e UCI neonatal, firmamos convênios com o Hospital da Polícia Militar, com contrapartida de recursos humanos.  Na compra de material permanente e mobiliário, investimos R$ 2.2 milhões e já licitamos a construção das unidades básicas de Jardim Progresso, Soledade I, Alvorada I, Rio Mar, Guarita e Bela Vista.

Na Policlínica Oeste, adquirimos mais 3 equipamentos de ultrassonografia. Por sinal, todas as policlínicas e os CAPS receberam novos equipamentos e mobiliário e já está em andamento o projeto de construção do CAPS AD Oeste, hoje localizado no antigo prédio do Sandra Celeste, e buscamos a liberação de recursos para a construção do CAPS AD III Norte e uma unidade de acolhimento transitório para adultos.

Na construção do Plano Municipal da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, temos a previsão de construir 2 centros especializados em reabilitação. Também promovemos a reabertura dos leitos de acolhimento noturno dos CAPS 24 horas, das maternidades das Quintas e Leide Morais, ampliamos em mais 6 leitos a capacidade da maternidade de Felipe Camarão e regularizamos o atendimento ambulatorial de prevenção e tratamento do tabagismo, alcoolismo e outras drogas.

Na área de pessoal, foi regularizado o pagamento das cooperativas médicas e prestadores, selecionados e admitidos 268 contratos temporários para provimento de pessoal na rede de atenção às urgências e para as motolâncias do SAMU, além da recontratação de 137 agentes comunitários de endemias. Finalmente, promovemos a expansão do acesso à internet nas unidades de saúde de 34% para 85,9% e adquirimos 200 computadores desktop e 50 notebooks para as unidades de atenção básica e especializadas.

EDUCAÇÃO

Na Educação, as dificuldades foram superadas e avançamos bem. Encerramos 2013 com a construção de 3 centros municipais de educação infantil, em Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul e no Pitimbu, beneficiando mais de 400 crianças. E já temos este ano mais 5 centros em construção dos 30 projetados para abrigar 6.216 crianças. Também construiremos mais 5 escolas do ensino fundamental, abrindo vaga para 3.120 novos alunos.
Foram licitados uniformes para 65 mil alunos, compostos por camisa de manga curta, camisa regata, bermuda, calça, dois pares de meia e um par de tênis. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos receberão duas camisas de manga curta. Também há garantia de que todas as unidades públicas municipais de ensino terão regularidade na distribuição da merenda escolar.

O Programa Tributo à Criança foi retomado, beneficiando 5.834 crianças com o repasse a 3.689 famílias de R$ 2 milhões no ano. Com mudanças de nível e de padrão foram beneficiados 1.638 professores com investimento de R$ 6,9 milhões e 277 educadores infantis com investimento mensal de R$ 122,5 mil. O Programa Dinheiro Direto na Escola destinou R$ 1 milhão a 11 escolas em 2013. Já o Programa Pré-Escola para Todos conveniou 19 escolas para atender 1.925 crianças, com recursos de R$ 875 mil.

No programa municipal de transporte escolar já contamos com uma frota de 77 ônibus que transportam 3.900 alunos para 18 unidades de ensino. E no programa da merenda escolar tivemos um acréscimo de valores de 150% na educação infantil e de 80% no ensino fundamental. Hoje a qualidade da merenda escolar fornecida às crianças da rede municipal de ensino é reconhecida e elogiada por todos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

No enfrentamento às desigualdades sociais no município, um premente desafio, primeiramente reorganizamos a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Só para se ter uma ideia, 10 mil cadastros para o Programa Bolsa Família deixaram de ser digitados, expondo milhares de famílias ao risco de perderem o benefício. Nas ações específicas desse programa, fizemos 23 mil atendimentos para cadastramento e atualização, 12 mil famílias foram acompanhadas para vacinação, desenvolvimento nutricional das crianças menores de 7 anos, acompanhamento da saúde da mulher, da gestante e do recém-nascido. O programa cuidou ainda do acompanhamento educacional de 53 mil crianças e adolescentes. Em Natal, temos 47.042 famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Na política de segurança alimentar, foram coletadas 3.463 toneladas de alimentos, repassadas a 23.145 famílias e 9 instituições sociais. Com intermediação da Secretaria, 4 mil  artesãos e micros, pequenos e médios empreendedores obtiveram linhas de financiamento que totalizaram 252 mil reais, levando esse contingente a participações em feiras, mostras e exposições. Nas ações de qualificação profissional, foram capacitadas mais de 400 pessoas em cursos de informática.

Nos 132 cursos de qualificação, 3.655 pessoas foram beneficiadas e cerca de 20% foram inseridas no mercado de trabalho. Nos centros públicos de emprego, trabalho e renda, 7.467 trabalhadores foram inscritos e 5 mil foram encaminhados ao mercado, além de serem promovidas 14.377 requisições de seguro-desemprego.

Com a implantação de dois centros de referência de assistência social (CRAS) em Ponta Negra e Mãe Luiza, a Prefeitura totaliza 11 centros nas quatro regiões administrativas da cidade. Neles, registramos 22 mil atendimentos e 730 visitas domiciliares no acompanhamento às famílias beneficiárias dos programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

HABITAÇÃO
 
O déficit habitacional no Brasil com a expansão urbana das médias cidades é cada vez mais uma demanda da sociedade que se organiza. O governo federal lançou o programa Minha Casa Minha Vida que em parceria com os municípios tem obtido sucesso no atendimento pelo menos em parte dessa demanda. Aqui na nossa cidade o déficit habitacional é de 46.225 moradias. A secretaria de Habitação e regularização fundiária tem atuado de forma objetiva para que Natal possa ser contemplada nesses projetos de habitação para tentar diminuir esse déficit.  

No ano passado, contratamos 8 empreendimentos localizados no bairro Guarapes, cada um contendo 224 unidades habitacionais, perfazendo um total de 1.792 unidades. O complexo habitacional contará com uma unidade básica de saúde, um centro de referência de assistência social, uma escola de educação infantil para 360 crianças, uma escola de ensino fundamental, quadras poliesportivas, academias para exercícios físicos, um centro comunitário e uma área comercial. O projeto tem investimento de R$ 109 milhões e será praticamente uma minicidade para 8 mil pessoas. Também está em tramitação a análise de 10 empreendimentos para dotar a cidade de mais 6 mil unidades de habitação.

Cuida ainda a Secretaria da regularização fundiária nas comunidades Brisa do Mar, Dinarte Mariz, Alto da Torre, Promorar, Pirangi, Bela Vista, Santa Clara, Leningrado, Emanoel Bezerra e João Paulo II.
TURISMO

Principal atividade econômica da nossa cidade, o turismo precisa e merece uma atenção especial. Neste ano, o que melhor a prefeitura pôde fazer pelo setor foi cuidar da cidade, ornamentando seus canteiros, cuidando da limpeza e da recuperação da malha viária.

Mas também tivemos ações específicas importantes como a aquisição de 4 trailers que, junto com 2 vans e mais 6 postos fixos, formam o conjunto de 12 postos de informação turística da cidade.
  
Junto ao Ministério do Turismo, foi firmado contrato de repasse para a reestruturação da orla marítima urbana da cidade no valor de R$ 15 milhões e trabalhamos ainda na capacitação de 280 pessoas, em parceria com o Senac, para ocupação de postos de trabalho em hotéis e restaurantes.

Foi criada pela Secom uma estratégia específica para a divulgação, utilizando as redes sociais, através do perfil Viver Natal que tem obtido um retorno muito positivo de imagem para a cidade.

Nos projetos futuros, prosseguem as negociações para a construção de uma marina. Um grupo francês já apresentou projeto básico para implantação de uma marina de mar aberto na Via Costeira para 400 embarcações. Já no rio Potengi, um empresário apresentou proposta para uma marina com capacidade de receber 80 embarcações.

No plano institucional, Natal voltou a ser membro do Polo Costa das Dunas, do qual ficou afastado por 4 anos. A medida permite que a cidade participe, juntamente com outros 17 municípios, das oportunidades oferecidas aos participantes do Polo, que é administrado pela Secretaria de Turismo do Estado e secretariado pelo Banco do Nordeste.

SEMSUR

Um trabalho extremamente importante para o turismo é o desenvolvido pela secretaria de Serviços Urbanos, afinal vale aquela máxima de que cidade boa para o turista é a cidade que é boa para os cidadãos que nela habitam.

A Semsur durante o ano de 2013 atuou na reforma e melhoria de  37 praças. Também cuidou da recuperação e manutenção das fontes de iluminação da Estrela Cadente de Natal, do Pórtico dos Reis Magos,  além de diversas praças e quadras poliesportivas. Foi ampliada a potência de iluminação em diversos bairros, aumentado a segurança pública. Igualmente foi promovida a expansão da rede em cerca de 2,6 quilômetros em Lagoa Nova, Petrópolis e Ponta Negra, com um novo padrão de iluminação pública que utiliza luminárias tipo led, que geram maior poder de luz e incontestável redução de consumo. Por sinal, tal sistema será implantado em toda a orla urbana.

Vale destacar ainda que houve uma inovação total na implantação da decoração natalina, especialmente pela reutilização do acervo institucional, com melhor distribuição dos elementos nas quatro zonas administrativas da cidade e ainda com a presença de peças inovadoras, que além de embelezarem Natal representaram uma significativa economia.

Ao completar 44 anos, o Mercado de Petrópolis foi totalmente revitalizado com pintura interna e externa dentro do projeto Tudo de Cor, em parceria com a Tintas Coral e o Armazém Pará. A Prefeitura promoveu também a transformação do visual do Espaço Cultural no Mezanino, que recebeu o nome do artista plástico Abrahão Palatnik. O ambiente foi climatizado, possui rede de internet, iluminação especial e câmeras de segurança. O acervo do espaço passou a ser administrado pela Fundação Cultural Capitania das Artes.

Nos principais corredores viários, considerando sua natureza turística e de mobilidade, 200 mil metros quadrados de canteiros e praças receberam serviços de capinação e paisagismo. Os serviços de poda contabilizaram 2.455 intervenções e, no modelo de adoção, pudemos registrar 65 canteiros, 21 praças e 15 áreas verdade adotadas.

As feiras livres e os cemitérios municipais também mereceram cuidados especiais. Ampliamos em 1.300 metros quadrados as estruturas das feiras livres do Pajuçara e das Quintas, além de renovar as áreas das feiras do Alecrim, Carrasco, Esperança e Rocas com um novo modelo de material, gerando melhor controle sobre esse segmento econômico. Nas Academias da Terceira Idade, 21 receberam serviços de manutenção preventiva e corretiva e 72 foram adquiridas para instalação a partir de março.

Os serviços de reforma e manutenção estrutural nos cemitérios do Alecrim, Bom Pastor I e II, Ponta Negra e Nova Descoberta exigiram uma aplicação de recursos da ordem de R$ 200 mil.

PROCON

Outro órgão da administração municipal que ganhou uma nova dinâmica para dar as respostas mais ágeis que a população espera e precisa foi o Procon Municipal. Prova disso  é que saltamos de 133 notificações, relatórios de visita e autos de constatação em 2012 para 295 no ano passado, isto é, mais que dobramos. Na arrecadação de multas, tivemos um incremento de 504% em relação aos três últimos anos da gestão passada, restando em caixa R$ 780 mil que serão destinados a projetos relacionados com a Política Nacional de Relações de Consumo.

Mantivemos ativo o setor de pesquisas de preços tão procurado para orientação nas diversas datas especiais do ano.  

Neste ano,  será firmado convênio com o Tribunal de Justiça para tornar os acordos realizados com força de título executivo judicial, permitindo ao consumidor cobrar a execução do acordo, o que pode produzir até uma sanção judicial. Também em 2014 será realizado curso de capacitação dos conciliadores através da Escola de Magistratura do Estado.

MOBILIDADE

Junto com a saúde, o outro grande gargalo na vida das pessoas hoje nas maiores cidades é a mobilidade urbana. O crescimento desenfreado da venda de veículos sem que o poder público tenha capacidade de responder com a mesma velocidade nas obras de mobilidade e, principalmente, de transporte público criaram o caos urbano diário em todas as cidades de médio e grande porte do país.

No ano passado, o Detran divulgou um aumento de quase 10% na frota de veículos. Só em 2013, foram emplacados cerca de 87 mil veículos no Rio Grande do Norte e a frota que em 2005 era de 407 mil veículos fechou 2013 em 971 mil. Um aumento superior a 100%.

Em novembro, esta Câmara Municipal aprovou o projeto que unifica a carreira dos agentes de trânsito e de fiscais de transportes da Secretaria. Esse foi um passo importante para reforçar a fiscalização que irá se somar ao contrato no valor de 4 milhões a ser firmado para a fiscalização eletrônica nos principais corredores e cruzamentos da cidade.

Além das obras de mobilidade que estamos executando no entorno da Arena das Dunas e que irão destravar um ponto central da cidade, a secretaria de Mobilidade Urbana desenvolveu o projeto de reestruturação viária para 31 quilômetros de corredores de transporte público de passageiros na Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Rio Branco, Coronel Estevam, Bernardo Vieira, Mário Negócio e Amaro Barreto, orçado em R$ 104 milhões, com a implantação de corredores exclusivos para ônibus.

Esses projetos foram apresentados ao governo federal e estão na fase de tramitação para que possam finalmente ser feitas as licitações para a sua implantação.

Também estão sendo licitados os projetos de sinalização turística visando a melhoria nos serviços ligados à mobilidade urbana e ao turismo, com a aplicação de R$ 5 milhões.

No ano passado cuidamos da manutenção e recuperação de equipamentos existentes como as passarelas da Salgado Filho e Bernardo Vieira, serviço já iniciado. A recuperação e manutenção dos equipamentos públicos do Terminal de Soledade II e a recuperação de abrigos no Largo do Teatro, na Ribeira.

Cuida ainda a Secretaria da implantação do Plano Cicloviário, que vai incentivar o uso de um transporte ecologicamente correto, não poluente, econômico e benéfico à saúde. A proposta contempla a interligação de todas as zonas urbanas. O plano piloto prevê ciclofaixa interligando o Parque da Cidade ao Parque das Dunas.

Começamos e estamos dando continuidade ao processo de licitação do sistema de transportes de Natal. Aqui abro um parêntese para dizer da melhor expectativa que guardamos todos nós quanto à votação com a celeridade possível do projeto de lei enviado a esta Casa e que estabelece as regras básicas de funcionamento do sistema, elaborado a partir de amplo debate em audiências públicas com a participação popular.

Esperamos, eu e toda a cidade, que os senhores vereadores também realizem os debates necessários à transparência e análise acurada do projeto com a apresentação de propostas que possam aprimorar o texto final para que ainda este ano possamos lançar o edital da primeira licitação do sistema de transportes da nossa cidade.

CONSELHOS

Embora sua missão principal seja o acompanhamento das atividades das demais Secretarias que compõem a administração municipal, a Secretaria do Gabinete do Prefeito teve uma importante ação social, a começar pela reestruturação dos Conselhos Tutelares das quatro regiões administrativas, através do restabelecimento dos repasses mensais, da regularização das contas de luz, água e telefone, da capacitação dos conselheiros e da entrega de um kit de estruturação composto por 4 veículos novos, 20 computadores e 4 impressoras, além do fornecimento mensal de 300 litros de combustível e o envio de pessoal como suporte de recursos humanos.

Igualmente foi reestruturado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA com o fornecimento de equipamentos de informática e disponibilidade de veículo para as atividades externas, além de convênio com a SEMTAS para efetivação de um plano de ação que resultou no recadastramento e realinhamento das ONGs, para controle do uso dos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência.

DEFESA CIVIL

A Secretaria de Defesa Social criou o Grupo de Ação e Emergência composto por 30 agentes com atuação em regime de plantão 24 horas. O treinamento do grupo em proteção e defesa civil foi coordenado pela Cruz Vermelha, culminando com um exercício simulado de desastre no bairro Guarapes.

A Secretaria também realizou uma ação preventiva nas diversas lagoas da cidade e especialmente na do Santarém, considerada uma das que oferece maior risco para a população. Ações desse tipo foram levadas de forma constante às áreas de risco do município no tocante a alagamentos, deslizamentos e transtornos causados pela chuva, notadamente em pontos críticos como Mãe Luiza, comunidade do Jacó, Passo da Pátria e Pajuçara, resultando em 200 ocorrências.

ESPORTES

Também nos mereceu atenção especial a recuperação dos equipamentos esportivos da cidade. Praticamente todos eles em deplorável estado de conservação. A Secretaria de Esporte e Lazer iniciou o processo de reforma de 42 campos e quadras num investimento total de 1 milhão e meio de reais.

Aplicamos outros 200 mil na reforma do ginásio Nélio Dias que voltou a ser palco de grandes eventos esportivos como o desafio de vôlei entre as seleções do Brasil e da Holanda e agora em março irá sediar uma etapa do UFC.

O ginásio Djalma Maranhão passa por uma reforma total num investimento superior a 1 milhão de reais. E foram retomadas a construção de 2 centros de artes e esportes, um em Felipe Camarão e outro em Nordelândia.

No ano passado tivemos a aprovação pelo Ministério dos Esportes da construção do centro de iniciação ao esporte de Lagoa Azul um equipamento moderno e que irá contemplar diversas modalidades a um custo estimado superior a 3 milhões de reais.

Ainda na área do esporte retomamos a Copa Nossa Cidade Sub-15 com a participação de 43 equipes, apoiamos com material esportivo 38 entidades esportivas e 21 competições amadoras com a cessão de praças esportivas. O programa Vida Saudável para caminhadas na Afonso Pena teve adesão imediata da população dos bairros de Tirol e Petrópolis e criamos o Passeio Ciclístico de Natal que passa a fazer parte do calendário de eventos do final do ano na cidade.

URBANISMO

Além da retomada das obras do Parque da Cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo lançou um projeto de urbanização de áreas verdes em Cidade Satélite, orçado em R$ 1 milhão e seiscentos mil reais. A comunidade terá dois novos espaços de interação social com pistas de caminhada e corrida, área de piquenique, academias da terceira idade e parques infantis.

Em Mãe Luiza, iniciamos a implantação do projeto Rua Verde Alameda Padre Sabino, um novo espaço de lazer, esporte, cultura e trabalho para a comunidade, que contará com arborização, paisagismo, iluminação decorativa, academia da terceira idade, mesas para jogos de tabuleiros, calçadas e rampas com acessibilidade.

No combate à poluição sonora, a secretaria lançou a operação Arrasta Paredão, uma ação de caráter permanente e, no combate à poluição visual, 4 mil faixas foram retiradas e transformadas em sacolas ecológicas. A Secretaria também enfrentou as ligações clandestinas de água servida e esgoto com 400 tamponamentos de tubulações irregulares, principalmente no conjunto Brasil Novo, onde o problema era constante.

Com a cidade contemplada no PAC Cidades Históricas, a Secretaria vai coordenar a restauração do Palácio Felipe Camarão, do Hotel Central e do prédio da Secretaria de Tributação.

CULTURA

Fomentar a cultura é uma marca de nossa gestão. Já neste primeiro ano tivemos avanços importantes a partir da adesão de Natal ao Sistema Nacional de Cultura, que nos insere no contexto nacional e facilita o trâmite de recursos via governo federal.

Priorizamos este ano a reestruturação do Memorial Natal, no Parque da Cidade, e do Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira. Queremos os dois equipamentos funcionando e funcionando bem para atender os natalenses e também os muitos visitantes que a cidade deve receber durante e depois da Copa do Mundo. Eles são o resgate da nossa história e uma cidade precisa preservar isso.

Também trouxemos o Natal em Natal de volta, levando  cultura, lazer e entretenimento à zona norte e zona sul. 

Apostamos no lançamento de editais que tornam mais transparente e democrático o uso de verbas públicas no setor e acertamos em cheio com a escolha de espetáculos teatrais de qualidade indubitável. Também retomamos o Encontro de Escritores reunindo no ano passado o melhor da literatura local, nacional e dos demais países de língua portuguesa.

O carnaval multicultural está de volta. No ano passado o carnaval aconteceu apenas 45 dias após a nossa posse e não tivemos tempo, nem condições financeiras, de organizar a festa que Natal merece e precisa. Mas este ano vamos ter o carnaval de rua com o desfile das escolas de samba e a volta dos cinco pólos onde se apresentarão os melhores artistas de Natal e cinco atrações nacionais, já que contamos agora com parceria do setor privado.

Mas a grande novidade nessa área será o teatro municipal da zona norte, ou melhor, o Centro Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, que ficará na Avenida João Medeiros Filho, com área construída de 6 mil metros quadrados. Será um equipamento cultural de grande porte, onde funcionarão as escolas de balé e de teatro, a banda sinfônica terá um local próprio para ensaios e iremos preparar uma programação contemplando as mais diversas manifestações artísticas para atender não só a população da zona norte, mas também todos os moradores da Grande Natal.

Por tudo que aqui dissemos, eu convoco as senhoras e os senhores vereadores a continuarmos, cada qual no seu papel, a formar essa corrente compromissada com os destinos desta cidade, com o presente e o futuro de cada natalense, com a convicção de bem recebermos quem nos visita, com a missão grandiosa de construirmos juntos a cidade que almejamos.

Precisamos continuar atentos na busca incessante da melhoria do gasto público. Foi com essa intenção que enviamos para apreciação dos senhores um projeto de reforma administrativa, que, em linhas gerais, enxuga a máquina pública com a extinção de 156 cargos comissionados e 136 funções gratificadas, estabelecendo um novo modelo de organização, sem a perda dos objetivos ou dos serviços ofertados. Essas adequações proporcionarão uma economia de R$ 9,5 milhões ao ano.

O futuro imediato de Natal repousa em nossas mãos e depende do íntimo alinhamento de nossas ações. Nossas concepções morais e políticas devem ter a luz e o farol que comanda o nosso destino de ser um sítio aprazível em todos os sentidos. Uma cidade justa e acolhedora.

Devemos todos estar imbuídos do propósito de ofertar a cada cidadão a Natal que sonhamos para nossos filhos e netos. A Natal que desejamos para nossas famílias. Afinal, vivemos num tempo em que a equidade na decisão é exigida de todos os que participam dos negócios públicos. Temos assim, executivo e legislativo, um compromisso solene com a história de Natal, uma história que estamos reescrevendo com moralidade e afinco. Somos todos partícipes dessa reconstrução. Somos todos operários de uma força coesa e persistente para o bem de Natal. Esta é uma responsabilidade que devemos repartir.
Muito obrigado.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário