quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Marcos Souza estreia Coluna Esportiva com Entrevista ao Treinador de Goleiros Tinho Lucena



Marcos Souza
Treinador de Goleiro
Ex-atleta

O Clarim Natal traz em primeira mão a falar aqui no jornal, o Treinador de Goleiros do ABC Futebol Clube, o ex-goleiro profissional Walter Silva de Lucena, mais conhecido como Tinho Lucena que tem várias passagens por clubes de futebol do Nordeste e atuou por 19 anos na carreira.

Tinho Lucena teve passagem pela Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pará e no seu último clube foi o nacional de Manaus. Já no Rio grande do Norte teve passagem pelos os três grandes clubes da capital, ABC FC, América FC, e o Alecrim FC; jogou em Mossoró, em Santa Cruz e Parnamirim. Essa foi sua trajetória como atleta.
Hoje, como treinador de goleiros desde 2018, desempenhando esta função, onde se consagrou campeão no mesmo ano na sua chegada no AMERICA FC na Base, onde já fazia um período que o América não era campeão.

Dando seguimento a carreira foi transferido para a equipe do Força e Luz, onde no ano seguinte conquistou o título da segunda divisão; na sequência foi transferido para a equipe do Campinense do professor Diá, onde obteve o vice campeonato paraibano, e com o destaque do seu arqueiro como melhor do campeonato no ano de 2019. Atualmente se faz presente na equipe do ABC.
Confira a entrevista completa!

JORNAL CLARIM NATAL - Bem vindo Tinho Lucena ao Jornal Clarim Natal. A equipe do ABC Futebol Clube montou alguma metodologia de trabalho para esse período de afastamento social? 
TINHO LUCENA - Foi feito uma trabalho com a fisiologia do clube juntamente com preparação física, com um trabalho online com todos os atletas. Com os goleiros não foi diferente. Passamos o trabalho para o Rafael, para os demais goleiros do clube, o Passareli e o Artur; Os goleiros mantiveram o trabalho correndo, fazendo trabalho em casa pra não chegar no clube totalmente com se diz no futebol: ”zero de tudo”, muscular, de força, de potência. Recebemos os goleiros com satisfação e vimos que eles fizeram tudo que pedimos. Não só eu, mas a parte da fisiologia e a preparação física iniciamos o trabalho aqui em Natal a cerca de 15 a 20 dias para a volta da Copa do Nordeste.
iniciamos o trabalho e não podíamos fazer um trabalho de pré-temporada forte porque teríamos jogos em sequência. Estamos adaptando a forma de jogo do jeito que o professor Diá gosta de jogar, com situações de jogo, e na medida do possível vamos dando continuidade ao nosso trabalho sempre fazendo situações de jogo, coisas que o goleiro faz no jogo.
Não podemos colocar trabalho com muita força, muita potência para não travar os goleiros.

JORNAL CLARIM NATAL - Quanto tempo leva para condicionar os atletas, em especial os goleiros nesse retorno do futebol?
TINHO LUCENA - Sobre esse tempo de trabalho, nós tivemos um tempo no começo da temporada de 45 dias. Esse é o tempo ideal em torno de 40 a 45 dias para que possamos ter nosso elenco em forma.
Mas como a situação do estado e do país vem com essa pandemia, estamos correndo contra o tempo para que possamos deixar nossos atletas em forma para a sequência do campeonato estadual.
Esperamos com o trabalho que está sendo feito em coordenação com a fisiologia e possamos fazer um bom retorno, já que estamos a um passo para mais um título que é tão importante para o ABC.
Temos a grata surpresa desde que começamos no ABC que não temos nenhum atleta lesionado, já que estamos há 8 meses a frente com o trabalho com os goleiros, e temos a grata surpresa de não termos nenhuma lesão com os goleiros, sinal que o trabalho está sendo bem feito, que as cargas que estão sendo dadas aos atletas estão sendo bem feitas.
Esperamos dar continuidade e possamos consagrar-se campeão, que é o intuito da nossa Comissão Técnica.



JORNAL CLARIM NATAL - No geral com sua experiência no futebol, poucos treinos e muitos jogos, você acredita que o nível das partidas é afetado?
TINHO LUCENA - Pelo que nós temos acompanhado os jogos estão sendo. Vamos falar pela Copa Nordeste - Tivemos só 10 a 12 dias de trabalho para a estreia que aconteceu a pouco tempo na Copa Nordeste;  e o CSA vinha com 60 dias de treino, isso ai foi um fator primordial na nossa baixa apresentação lá no estado da Bahia, pois o tempo de treino faz a diferença na volta do futebol.
Tem equipes que se reapresentaram a pouco tempo, e outras equipes a mais tempo, isso aí fez a diferença, aonde disputamos os jogos da Copa Nordeste e não fomos bem, mas por causa do tempo de trabalho que é muito importante, não só para os atletas de campo, e especialmente para os Goleiros, que requer tempo, jogos amistosos, jogo treino, e goleiro precisa jogar, precisa ter ritmo e minutagem de jogo.
Esperamos com a volta do estadual a nossa equipe se porte melhor, e possamos da continuidade ao nosso trabalho. Sabemos que haverá cinco substituições que é muito importante, essa normal que a CBF colocou no futebol brasileiro, e esperamos que a nossa equipe possa se consagrar campeão. Estamos vindo de um trabalho bastante forte, trabalho físico, e com bola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário