terça-feira, 4 de março de 2014

Redinha mostrou na segunda-feira que Natal tem carnaval

Fotos: Alex Régis
Prefeito acompanha o Bloco Banda do Siri

Natal tem carnaval. A frase que ganhou as redes sociais vem sendo repetida euforicamente principalmente pelos foliões que deixaram de lado as praias do estado e outras cidades do Brasil optando por Natal para passar o carnaval. A estrutura montada pela Prefeitura Municipal, dividindo a cidade em cinco polos multiculturais, está sendo bem aceita visto que reforça a oportunidade de todos que gostam de folia de participar gratuitamente, às vezes até no seu próprio bairro, da festa mais alegre do ano. O folião natalense entendeu o recado e está respondendo com alegria e satisfação ao prestigiar toda a programação do Carnaval Multicultural 2014 elaborada pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).


A Praia da Redinha, por exemplo, vem mostrando desde a última sexta-feira, 1º de março, que o carnaval em Natal voltou para ficar. Os blocos tradicionais ou não arrastaram, mais uma vez, na segunda-feira (03), verdadeiras multidões por suas ruas e becos. Assim aconteceu com o bloco alternativo Sonífera Ilha que tem como diretora a deputada federal Fátima Bezerra. “Isso aqui é uma brincadeira de amigos cuja marca é a irreverência. É um bloco espontâneo, que ao completar quatro anos de folia, está saindo com cerca de 1.500 integrantes. A cada ano que passa o Sonífera Ilha vai atraindo mais foliões”, disse ela.
Bloco Sonífera Ilha

A Banda do Siri, tradicional bloco que há 26 anos anima a Redinha, também não fez por menos. No seu terceiro dia de festa tomou conta dos quatro cantos da praia e mostrou a turistas, visitantes e moradores, que ali tem carnaval sim, senhor. Portando máscaras, fantasias, camisetas estilizadas ou roupa comum, o folião provou que o ingrediente mais importante para o sucesso de uma festa se chama alegria e isso ele tem de sobra.
Bloco Banda do Siri

O prefeito Carlos Eduardo chegou ao Polo Multicultural da Redinha no final da tarde e se dirigiu inicialmente a comunidade África onde se misturou com os foliões do Bloco Pimenta Nelas, um dos estreantes do carnaval 2014. Com ele, fizeram parte do percurso do bloco o secretário Dácio Galvão, da Funcart, Gilberto Cabral que junto com Nemias Lopes, faz a coordenação artística do Carnaval Multicultural, Kleber Fernandes, coordenador geral do Procon Natal, John Costa, presidente da Urbana e Sávio Hackradt, do Gabinete Civil.


Em seguida, o prefeito e os secretários municipais acompanharam a passagem da Banda do Siri, que contou, ainda, com a presença do rei do carnaval Rubens Carlos Ferreira e da rainha Andreza Cristina Silva de Souza, além da deputada Fátima Bezerra e do vereador Hugo Manso. “O carnaval está muito animado. O carnaval veio para ficar. A Prefeitura do Natal acertou. E o ano que vem vai crescer mais ainda. É alegria, é cultura, é movimentação econômica e muita coisa ainda para acontecer até o ultimo dia de festa”, ressaltou Carlos Eduardo. Já Dácio Galvão, da Funcarte, avaliou que o carnaval de 2014 está superando todas as expectativas. “A integração entre os blocos tradicionais e os alternativos demonstra uma pulsação incontrolável dessa positiva euforia”.


“A estrutura está excelente. Sensibilidade monstruosa de cultura. Natal está um show, está de parabéns e não devendo em nada para nenhum carnaval do Brasil”, disse Geraldo Pinto que resolveu ficar em Natal para brincar o carnaval. Segundo ele, por um período de 20 passou o carnaval em Olinda junto com a família. Para Fábio Lima, um dos fundadores da Banda do Siri, o carnaval está contagiante. “Muita alegria e felicidade espalhada. Esse é o nosso objetivo, fazer a alegria do povo da Redinha.”


A Banda do Siri foi fundada no dia 05 de dezembro de 1988, por Hélio Rocha, ao lado de Fábio Lima e de João Alfredo. Com seus bonecos gigantes e estandartes coloridos, a banda consegue atrair, a cada ano, mais e mais pessoas por onde passa. A orquestra composta por cerca de 30 músicos é quem comanda o desfile que em todos os anos tem início na Praça do Cruzeiro e termina na orla da praia depois de percorrer várias ruas e becos. Na orla, um palco montado pela prefeitura aguarda a chegada dos foliões para início de shows musicais.


Desfile das Escolas

Com euforia e sem mostrar cansaço algum, Carlos Eduardo ainda marcou presença no Polo Multicultural da Ribeira. Ali, revelou a imprensa que o carnaval voltou e que as pessoas estão recebendo e participando da festa com muita alegria. “Aonde se vai nós encontramos a participação massiva da população. Esse interesse nos leva a crer que devemos fazer um carnaval ainda melhor no ano que vem”, salientou o prefeito.

No palanque das autoridades, que também contou com a presença da vice-prefeita Wilma de Faria, ele acompanhou o desfile da GRES Grande Rio do Norte e GRES Império do Vale. Também desfilaram, na ocasião, a GRES Malandros do Samba, GRES Acadêmicos do Morro, GRES Imperatriz Alecrinense e GRES Balanço do Morro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário