sábado, 15 de março de 2014

Programa Ciências para Todos pesquisa biodiesel de sebo bovino

A partir do levantamento da hipótese de que a armazenagem do biodiesel deve ser adequada e bem protegida, por ser sensível à temperatura, ao oxigênio do ar e à luz, e sofrer oxidação na presença desses fatores, duas estudantes de Mossoró (RN) iniciaram suas pesquisas. As jovens cientistas estudam na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho. Durante a 12ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de 18 a 20 de março próximos, na POLI – Escola Politécnica, da USP, em São Paulo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os resultados do projeto. A dupla responsável pelas pesquisas é composta por Nayonara Yasmin Alves da Silva e Jessica Loemy da Rocha Saldanha.

Para a obtenção do biodiesel, as estudantes recolheram a matéria-prima no abatedouro da cidade. O orientador da pesquisa Caracterização e estudo da estabilidade oxidativa do biodiesel de sebo bovino, professor Vasco de Lima Pinto, aponta que, “o estudo da estabilidade foi acompanhado, através da degradação oxidativa das amostras nas diferentes condições e temperaturas de armazenamento”. O monitoramento das mudanças na qualidade dos materiais utilizados ocorreu em função do tempo de armazenamento de amostras em triplicatas e em diferentes condições de estocagem e de temperatura.

Os testes de uso do combustível apontaram que a metodologia utilizada é adequada para o monitoramento da estabilidade oxidativa do biodiesel e que, após quatro semanas de armazenamento, apesar das mudanças encontradas nas amostras, mantidas em diferentes condições de estocagem e de temperaturas, apresentam valores dentro das especificações estabelecidas pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O projeto é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

Mais informações
Professor Vasco de Lima Pinto
Orientador
(84) 9184-8420

Nenhum comentário:

Postar um comentário