Fotos: Marco Polo
“O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, além de ser uma área de preservação da fauna e da flora de Natal, será um grande ponto de efervescência e produção cultural”. Com estas palavras, o prefeito Carlos Eduardo apresentou o espaço ao poeta e escritor carioca Eucanaã Ferraz. Eles visitaram a reserva ecológica no último dia 14. O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, e o secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Sávio Hackradt, também estiveram no local.
Carlos Eduardo e Eucanaã Ferraz percorreram todas as dependências do Parque Dom Nivaldo Monte, que está passando por uma série de melhorias para ser devolvido à população natalense até o mês de maio.
O prefeito explicou ao poeta que as personalidades que visitam a capital potiguar conhecem também a estrutura do parque. Ele lembrou que já estiveram no local grandes nomes da literatura, do cinema e da música brasileira como Luiz Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Jaguar, Villas Boas Corrêa, Ruy Guerra, Heloísa Buarque de Holanda, dentre outros.
O prefeito informou a Eucanaã Ferraz que a ideia da sua gestão para este ano é levar o Festival Literário de Natal para o Parque da Cidade, transformando aquela área em um polo multiplicador de cultura. “Já conversei com Dácio Galvão sobre essa possibilidade e vamos trabalhar mais essa ideia para viabilizá-la”, disse Carlos Eduardo.
Eucanaã Ferraz não escondeu o seu encantamento com a obra e a classificou como a melhor implantação de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, pois o Parque da Cidade é uma área de proteção ambiental, onde não se pode edificar no seu entorno.
“O Niemeyer tem muitos projetos que foram engolidos pelo desenvolvimento das cidades, mas este aqui se torna especial, em virtude da natureza intocável e dos equipamentos que existem aqui”, definiu o poeta. Ele gostou muito do auditório e da biblioteca e disse que apoia a inciativa do prefeito de realizar o Festival Literário na área do parque. Só não foi possível conhecer o Memorial da Cidade no alto da torre, porque os elevadores ainda estão sendo montados.
Uma das primeiras medidas adotadas por Carlos Eduardo desde que voltou à Prefeitura, no ano passado, foi a recuperação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Ele visitou o local nos primeiros meses de sua gestão e encontrou um cenário de sujeira, equipamentos danificados, elevadores desmontados sem nenhuma manutenção. Estão sendo realizadas melhorias nas partes elétricas, hidráulicas, de passeio público, ciclovias, biblioteca, auditório, acessos e recolocação dos elevadores.
Outro ponto de destaque é a criação da Escola Ambiental e a reativação do Memorial da Cidade. A escola também funcionará, trazendo lições de preservação e conservação. Da mesma forma, as visitas ao Memorial da Cidade serão retomadas e quem for ao local terá a oportunidade de conhecer a história de Natal desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, além de peças e outras obras que estarão expostas ao público.
A ideia inicial da equipe cultural da Prefeitura é reforçar a interatividade no memorial e ampliar as manifestações artísticas por toda a área do parque, instalando estátuas e obras pelas trilhas e caminhos do espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário