terça-feira, 4 de março de 2014

Blocos organizados pela própria população mantêm viva a tradição do Carnaval em Mossoró

 Mossoró/RN

Enquanto algumas cidades da região Oeste recebem uma quantidade significativa de foliões, através de uma extensa programação de shows e arrastões, Mossoró mantém viva a tradição do Carnaval a partir de iniciativas particulares, que a cada ano se consolidam, e com muito esforço e determinação colocam, literalmente, os blocos nas ruas.
 
Durante os próximos quatro dias, diversas atrações farão parte do período momesco na cidade. Hoje, a partir das 17h, acontece o carnaval do Clube dos Cafonas, o "Carnafona", no bar e restaurante "O Extra", que teve início ontem, 1º, e segue até terça-feira, 4, sempre a partir do mesmo horário.
 
Ainda hoje, a programação contempla o "Boneco Zé da Porteira", percorrendo as ruas do bairro Bom Jardim, às 17h, e a "Boneca Mamãe Dolores", às 18h, saindo da rua Dracom de Albuquerque. Amanhã, 3, é dia de "Os que Fikaram", no conjunto Santa Delmira, a partir das 12h, e "Gambá Folia", às 16h, no bairro Bom Jardim.
 
Em sua sexta edição, o bloco "Sapo na Lagoa", sairá pelas ruas do bairro Lagoa do Mato na terça-feira, 4, às 15h. Este ano, a expectativa dos organizadores é reunir um público aproximado de cinco mil pessoas. "Os blocos mantidos por iniciativas da população são alternativas para manter a tradição do Carnaval em Mossoró. O nosso, por exemplo, cresceu tanto que já não temos mais estrutura para receber um público maior", relata Lenilda Souza, uma das idealizadoras do evento.
 
Segundo Lenilda, a falta de um apoio mais incisivo do poder público e iniciativa privada compromete o crescimento dos blocos tradicionais. "Nós mesmos optamos por não fazer divulgação do 'Sapo na Lagoa', pois não adianta juntar uma multidão e não oferecer estrutura, segurança. Falta essa visão mais ampla, infelizmente. O ideal seria que em todos os bairros houvesse blocos, para que a comunidade se identificasse com a festa e não precisasse ir a outras regiões", defende.

Bloco da Boneca Maria Espaia Brasa é um dos pontos altos da programação
Além do "Sapo na Lagoa", a terça carnavalesca também oferece aos foliões mossoroenses mais duas opções: a Troça "Carnacocota", no conjunto Redenção e a tradicional "Maria Espaia Brasa", bloco organizado pela atriz Tony Silva, que mais uma vez promete arrastar uma multidão pelas ruas do bairro Santo Antônio, ao som das bandas Só Papo Musical, Samba Nobre e do cantor Edy Lemos. "O Carnaval em Mossoró é diferenciado, pois temos aqui diversos tipos de cultura, o que falta é empresários e comerciantes acreditarem no que é nosso, na diversidade que temos, depositar confiança e assim teremos uma festa espetacular", frisa Tony Silva.
 
A folia em Mossoró será encerrada na quarta-feira, 6, com mais uma edição do "Carnabuco", no bairro Alto da Conceição.
Investimento
 
A Prefeitura Municipal de Mossoró investiu R$ 450 mil na programação do Carnaval 2014, sendo R$ 174 mil para ajuda de custo às agremiações.
 
No total, 26 eventos estão sendo realizados nesse período.
O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário