quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Resultado de edital sai amanhã

Foto: Adriano Abreu

O edital do Carnaval Multicultural de Natal deste ano registrou até ontem número recorde de inscritos, 220 grupos artísticos. Na próxima sexta-feira serão divulgados os nomes dos contemplados no Diário Oficial do Município. Serão selecionadas 42 bandas de frevo, 30 blocos (troças e grupos de tradição), 13 escolas de samba, 11 tribos de índio, 36 atrações artísticas e ainda duas escolas de samba (premiadas) e 3 tribos de índio (premiadas).

A Capitania das Artes elaborou edital para o carnaval deste ano após ampla discussão com os diversos segmentos culturais da cidade, principalmente aqueles que atuaram neste período na cidade.

Até ontem estavam inscritos: 21 bandas de frevo, 81 blocos (troças e grupos de tradição), 13 escolas de samba, 10 tribos de índio e 89 atrações artísticas.

Cinco pólos
O Carnaval Multicultural 2014 terá cinco ícones criados pelo artista plástico Flávio Freitas para cada pólo e ainda a imagem do homenageado deste ano, o carnavalesco João Mendonça. Cada obra criada por Flávio Freitas é uma representação de cada área da cidade e do carnaval naquele polo.

Nas Rocas, a imagem da “Passista”. Na Ribeira, do “Índio”, em Ponta Negra o “Lobisomem”, na Redinha “Os Cão” e do Centro Histórico a imagem das “Kengas”.

A abertura da folia será na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu. A atração confirmada é Spok Frevo Orquestra, de Pernambuco.

A programação segue com show de Alceu Valença  na sexta-feira (28) em Ponta Negra e Moraes Moreira no sábado (1º de março) também no Pólo de Ponta Negra. No domingo (2) é a vez de Mart’nália fazer seu show no Centro Histórico no tradicional Desfile das Kengas.

A cantora Elba Ramalho é a atração nacional na praia da Redinha no domingo (2) e o grupo Originais do Samba agita o Pólo das Rocas na segunda-feira dia 3 e na terça-feira dia 4.

Homenagem
O carnaval de Natal deste ano homenageia o músico e compositor João Mendonça, responsável por quase todos os hinos de blocos carnavalescos da Redinha.

João Mendonça é natural de Areia Branca e reside na Redinha desde 1997. É músico desde os 17 anos e tem em sua carreira artística a marca histórica de ter criado 19 hinos de blocos carnavalescos. Aos 57 anos, se disse honrado pela iniciativa de homenagem da Prefeitura do Natal. João Mendonça é o autor dos hinos de blocos consagrados como “Os Cão”, “As Rapariga”, “Sem Preconceito”, “Troça do Zé Prikito”, “Gererê”, Tubarão, Cobra Coral e tantos outros.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário