RIO DE JANEIRO / ALERJ
A
Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira
(05/02), em segunda discussão, o projeto que levará aos banheiros
públicos e privados do estado o símbolo da pessoa ostomizada – que
passaram por uma intervenção cirúrgica que criou um caminho alternativo
para a excreção de fezes e urina ou para alimentação e respiração.
A proposta, do deputado Márcio Pacheco (PSC),
busca eliminar o estigma dessa condição e indicar a existência de
banheiros adequados ao uso por pessoas ostomizadas. “A proposição dispõe
sobre o uso do símbolo nos banheiros e demais lugares públicos como
sendo uma forma de demonstrar aos outros usuários que naquele ambiente
está uma pessoa que precisa de mais tempo e de mais medidas de higiene”,
argumenta o parlamentar, para quem os banheiros adaptados para pessoas
com deficiência elimina a necessidade de adaptações específicas para as
ostomizadas. “Os banheiros adaptados para pessoas com deficiência têm
espaço suficiente para a pessoa ostomizada”, afirma o autor do projeto,
de número 1.463/12. A matéria segue agora para sanção do governador
Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário