Promover
a intersetorialidade na elaboração e atualização do Plano de
Contingência para epidemias de dengue foi uma das propostas de uma
oficina realizada na manhã desta quinta-feira (6), no Núcleo de Estudos
em Saúde Coletiva (NESC), com os profissionais da Secretaria Municipal
de Saúde de Natal.
Com
o objetivo de aprimorar a resposta às epidemias de dengue para o
período sazonal de 2014, o Ministério da Saúde solicitou a revisão e
atualização dos planos de contingência municipais e estaduais.
Segundo
a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Isabelle Ribeiro, o
Ministério da Saúde estabeleceu níveis de risco diferenciados para as
prefeituras traçarem um Plano de Contingência para cada nível.
“Vamos
tentar captar a ocorrência dessa epidemia antes que ela aconteça,
organizando o Plano baseado nesses níveis de ocorrência para não
desencadear uma situação mais grave, uma vez que não temos uma cidade
construída de forma saudável. A dengue é um grave problema social de
saúde pública, então temos que dar a cobertura necessária ao paciente
para que ele não morra”, explicou Isabelle.
A
elaboração do Plano de Contingência é fundamental para auxiliar a união
de respostas às epidemias de dengue. Nele são definidas as
responsabilidades de cada área e a organização necessária, de modo a
atender as epidemias de dengue visando à integralidade das ações e a
prevenção e controle dos processos epidêmicos.
Para
tanto, foram divulgados dois documentos que norteiam a elaboração dos
planos de contingência para dengue: as "Diretrizes Nacionais para a
prevenção e controle de epidemias de dengue" e as "Diretrizes para a
organização dos serviços de Atenção à Saúde em situação de aumento de
casos ou epidemias de dengue".
Os
documentos orientam os estados e municípios na implantação das ações
que promovam assistência ao paciente com dengue, organização das
atividades do controle do vetor, vigilância epidemiológica e
comunicação.
O
Plano de Contingência Nacional para epidemia de dengue foi construído
em quatro níveis de epidemias, com as ações e procedimentos a serem
realizados dentro desses níveis. O Ministério da Saúde recomenda que os
estados e municípios desenvolvam seus planos dentro dessa proposta.
Em
cada nível de epidemia devem-se descrever as ações a serem realizadas
nas seguintes áreas: Vigilância Epidemiológica; Controle Vetorial;
Assistência; Comunicação, Mobilização e Publicidade; e Gestão. No
período de 10 a 14 de fevereiro, representantes do Ministério da Saúde
estarão em Natal para avaliar o Plano de Contingência elaborado na
oficina, que se encerra amanhã pela manhã com a apresentação das
propostas elaboradas por cada grupo.
Gerenciamento de Crise
Uma
Portaria assinada pelo secretario municipal de Saúde, Cipriano Maia, e
publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (6)
instituiu a criação do Gabinete de Gerenciamento de Crise em Saúde
Pública. O objetivo é construir, avaliar e coordenar as ações do Plano
de Contingência para o Enfretamento de Situações Emergenciais para
Dengue.
A
portaria institui ainda a criação de uma Comissão Permanente de
Monitoramento e Análise dos Óbitos por Dengue, que irá subsidiar o
Gabinete de Gerenciamento de Crise em Saúde Pública em Natal, no sentido
do comportamento das taxas de mortalidade de letalidade.
O
Gabinete de Gerenciamento de Crise em Saúde Pública se reunirá a cada
dois meses no período de comportamento endêmico da dengue e
quinzenalmente no período de comportamento epidêmico, tendo em vista os
alertas definidos pelo diagrama de controle.

Nenhum comentário:
Postar um comentário